Musical Criticism
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. Nietzsche e o ecstase: o trágico a partir de uma reinterpretação dos conceitos de phobos e eleos
Resumo Pretendemos, neste artigo, expor a noção trágica nietzschiana na conferência O Drama Musical Grego e os fragmentos póstumos escritos no mesmo período, mostrando que o desenvolvimento dessa concepção caminha peri passu à crítica ao pensamento moderno. Essa crítica é realizada por meio do conceito de ecstase, o qual se confronta com a ideia
Cad. Nietzsche. Publicado em: 30/09/2019
-
2. Em busca do \"Falso Brilhante\". Performance e projeto autoral na trajetória de Elis Regina (Brasil, 1965-1976) / In search of \"Falso Brilhante\". Performance and design copyright in the path of Elis Regina (Brazil, 1965-1976).
The objective is to present the career of Elis Regina as a summary of the dilemmas of engagement and market the MPB in the decades of 1960/70, and the transformation of his musical path in this context. Winner of the I Festival de Música Brasileira in 1965, Elis then presented with great success, the program of TV Record, \"O Fino da Bossa\", along with Jai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/05/2011
-
3. A mídia e o jazz no Brasil: investigação em torno da recepção crítica dos festivais de jazz na imprensa paulistana
O objetivo desta pesquisa é levantar o registro histórico da memória da música popular no Brasil, através de um acompanhamento da cobertura jornalística que os festivais de jazz recebem na mídia impressa paulistana. Trata-se também de enfocar as relações que se estabelecem entre a crítica e a indústria cultural, mostrando como nossa memória musi
Publicado em: 2011
-
4. A formação do gosto musical na crítica jornalística de Herbert Caro no Correio do Povo (1968-1980) : da torre de marfim ao rés do chão
This dissertation intends to analyze how the critic Hebert Caro (1906-1991) entices the liking of classical music, considering that journalism has the mediation function of approximating readers to specialized fields and that the criticism is a fertile expression in this sense. German Jew rooted in Brazil in 1935, Caro was an active figure in Porto Alegre¿s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
5. A banda de um homem só : estudo organólogico da flauta e tambor / The one man band : an organological study of the pipe and tabor
Neste estudo, o duo formado pela flauta e tambor tocados pela mesma pessoa, conhecido também como tamboril, é abordado morfológica e historicamente em sua trajetória e situação atual na Europa e América Latina. Discute-se aspectos relativos à sua acústica, aos seus usos sócio-musicais e à sua representação na iconografia. Realiza-se também um l
Publicado em: 2010
-
6. Que acorde ponho aqui? : harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular / Which chord shoud I use here? : harmony, theoretical practices and study of tonal planes in popular music
Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular Situando a pergunta central - que acorde ponho aqui? - no âmbito das práticas teóricas da harmonia tonal, o presente estudo examina criticamente algumas respostas possíveis procurando perscrutar diferentes motivações, procedências, contextos, concepções, saberes, argumentos
Publicado em: 2010
-
7. A MÚSICA NA OBRA DE ERICO VERISSIMO: POLIFONIA, HUMANISMO E CRÍTICA SOCIAL / THE MUSIC IN THE WORKS OF ERICO VERISSIMO: POLYPHONY, HUMANISM AND SOCIAL CRITICISM
This study intends to analyze the many different conections between music and literature that exist in the works of the brazilian writer Erico Verissimo. Music acquired a diversity of uses in his work, as a vehicle for social criticism, as long as the psychological portrait of characters. The desire to expand the conections between music and literature led t
Publicado em: 2009
-
8. Arte em tempos de "chirinola" : a proposta de renovação teatral de Coelho Netto (1897-1898) / Art in times of "entrapment" : Coelho Netto´s proposal of theater renewal
In this work, I analyze the theater plays with which Henrique Maximiniano Coelho Netto (1864- 1934) - important Brazilian writer in the turn of the nineteenth century to the twentieth - started his interference in the stage of Rio de Janeiro, specially the "dramatic poem" Pelo Amor! (1897), the "lyric episode" Ártemis and the "ballad in rhythmic prose" Hós
Publicado em: 2009
-
9. Kant e a musica na Critica da Faculdade do Juizo / Kant and the music in the Critique of Judgement
The aim of this dissertation is to examine Immanuel Kant s treatment of music in his Critique of Judgment. Beneath his apparent neglect for the subject one can find a dense philosophical reflection that decisively contributes to the always current discussion about music perception, understanding and categorization. The possibility of recognizing music as bei
Publicado em: 2009
-
10. Quereres de Caetano Veloso : da canção à canção
O Quereres, de Caetano Veloso, é a sétima faixa do disco Velô, de 1984. O objetivo desta dissertação é analisar esta obra utilizando instrumentais teóricos provenientes das áreas de música e de letras, considerando-se “Canção” como um gênero próprio que possui interfaces com a literatura e com a música, ao mesmo tempo em que se revela autô
Publicado em: 2008
-
11. MÃsica das Formas: a melopoÃtica no romance Avalovara, de Osman Lins
This essay stands about the yet little discussed subject, in the field of the intersemiotics studies, of the possible relations between two kinds of art said as âtemporalâ in the classic definition of Lessing: literature and music. Although they are closer, in this aspect, than the other arts known as âsistersâ, but âopponentsâ â literature and painti
Publicado em: 2008
-
12. Mentiras sinceras: um estudo sobre as letras de Cazuza.
In this thesis we bring Cazuzas lyrics into relationship with Brazilian poetic tradition. Cazuza, born Agenor Miranda Araújo Neto, composed songs that were broadcast by the mass media. By means of a reconstituition of his dialogue with its historical period, namely the Brazilian urban space of the 1980s, we intend to search for a characterization of this po
Publicado em: 2007