Negacao Da Representacao
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
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1. A Babilônia de cambiáveis jogos identitários: contradição de vozes, estilhaçar de faces
Resumo: O romance Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes, ao propor um questionamento sobre a natureza da representação identitária das personagens convida o leitor a refletir a respeito da atividade de criação textual. Nesse âmbito, ao mesmo tempo em que a alteridade dos sujeitos ficcionais passa por um simultâneo processo de afirma
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
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2. "Daí você nasceu minha filha": análise discursiva crítica de uma carta ao obstetra
Neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla sobre a representação discursiva do parto, realizamos análise discursiva crítica de uma carta ao obstetra que tematiza a violência obstétrica. A justificativa para a escolha desse tema é a hospitalização do parto no Brasil, onde se observa um índice de 82% de cesarianas na rede privada, o mais alto do
DELTA. Publicado em: 2015-12
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3. A imagem colonizada
Resumo Este ensaio considera a origem mágica do termo imago e sua problemática relação com o real e o ilusório dentro de uma lógica binária e moralmente conotada. Baseando-nos na teoria da imagem de Durand e tirando proveito de uma analogia entre O retorno do real de Hal Foster e As Bacantes de Eurípides, revela-se um medo da imagem como outro e uma
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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4. Autoria e subjetividade lírica em Manoel de Barros: estudo sobre os elementos paratextuais
Manoel de Barros (1916-), poeta nascido em Cuiabá (MT) e radicado em Corumbá (MS), defende desde seu primeiro livro Poemas concebidos sem pecado, publicado em 1937, a pesquisa formal e a renovação da linguagem como as premissas centrais de sua lírica. Assim, sua poesia apresenta uma maneira bastante peculiar de lidar com a linguagem, baseada na criaçã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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5. O retorno do discurso religioso em Arthur Schopenhauer como expressão da limitação metafísica
A filosofia pós-kantiana viu-se no desafio de solucionar as dualidades oriundas da Crítica da Razão Pura e dar ao projeto crítico um aspecto positivo. Arthur Schopenhauer está inserido neste contexto, considerando a si mesmo o genuíno herdeiro de Kant e o único capaz de dar continuidade ao projeto crítico. Apoiando-se na primeira edição da Crítica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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6. O grau zero da organização: diálogos entre Deleuze e Robert Cooper
O objetivo do presente trabalho é reconstituir o conceito de grau zero da organização formulado por Robert Cooper a partir de um diálogo entre os escritos desse autor e a filosofia de Gilles Deleuze. Para alcançar este objetivo, primeiramente explicitaremos nosso compromisso epistemológico com o pós-estruturalismo, buscando situar este fenômeno do pe
Publicado em: 26/02/2012
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7. Identidade surda e intervenções em saúde na perspectiva de uma comunidade usuária de língua de sinais
A visão biomédica concebe a surdez como perda fisiológica da audição e o surdo como portador de anomalia orgânica a ser corrigida; intervenções de saúde revestem-se, correspondentemente, de tal representação. Objetivamos compreender as representações sobre surdez entre surdos, com o propósito de refletir sobre políticas públicas a eles destin
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2012-03
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8. Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
É muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas form
Ciência & Educação (Bauru). Publicado em: 2012
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9. Liberdade e negação da vontade: análise do ser-livre como representação e na angústia
A compreensão usual de liberdade sempre esteve mais ou menos vinculada ao poder de efetivação ou realização, de uma intenção, de um desejo, de uma capacidade. Assim, ser livre é comumente interpretado à luz do conceito de livre-arbítrio e sob a categoria da possibilidade de agir. Embora não sem precedentes na História da Filosofia, Schopenhauer,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011
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10. A compaixão como via de negação da Vontade em Schopenhauer
A proposta dessa investigação é analisar como a compaixão pode ser uma via de negação da Vontade, causadora de todo o sofrimento que há no mundo. A presente pesquisa não se limitou à leitura da obra principal de Schopenhauer, O mundo como vontade e como representação, na qual se fundamenta a construção do capítulo I, considerando que ali se faz
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2011
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11. Adolescência e morte: representações e significados
Esta pesquisa analisa a representação da morte por sete adolescentes, alunos de uma escola privada do município de São Paulo. Acompanha longitudinalmente as mudanças ocorridas nesse processo, por intermédio de produções escritas realizadas nas aulas de Língua Portuguesa. A amostra é composta de 21 redações realizadas em anos alternados, iniciadas
Psicologia Escolar e Educacional. Publicado em: 2011-12
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12. A crítica deleuziana ao primado da identidade em Aristóteles e em Platão
seguindo a linha interpretativa de Deleuze, em Diferença e repetição, o artigo apresenta como, em Aristóteles e em Platão, a diferença é definida desde a primazia da identidade e como Deleuze rompe com ela, ao definir a diferença em si mesma. A filosofia da diferença deleuziana se compõe a partir da apreensão da diferença como virtualidade positi
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2011