O Piano No Samba
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1. Cristal: aspectos do tratamento pianístico no samba de Cesar Camargo Mariano
Estudo sobre aspectos do tratamento pianístico do pianista e compositor Cesar Camargo Mariano em Cristal, registrada no álbum Solo Brasileiro, de 1994. Uma análise da conjunção entre "estruturas musicais afro-brasileiras" (OLIVEIRA PINTO, 2001) e a abordagem textural da escrita pianística revela uma síntese ou estilização da formação instrumental
Per musi. Publicado em: 2013-12
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2. O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano / The samba for solo piano by Cesar Camargo Mariano
Esta dissertação trata de relações entre o piano instrumento musical associado à cultura européia e de difícil mobilidade e o samba gênero musical associado às classes populares e a uma certa imagem da cultura afro-brasileira. Ao longo do século XX, através da atuação dos pianeiros, a prática do piano no samba se consolida como uma tradição d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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3. A guitarra Trio inspirada em Johnny Alf e João Donato : uma abordagem do estilo de interpretação de Johnny Alf e João Donato ao piano, direcionada a performance da guitarra em contexto instrumental trio (guitarra, contra-baixo e bateria/percussão) / The guitar trio inspired by the music of Johnny Alf and João Donato
Este trabalho parte da tese de que o estilo interpretativo ao piano, em contexto instrumental Trio (piano, contra-baixo e seção rítmica), de Johnny Alf e João Donato, constitui uma espécie de elo norteador à interpretação da música popular brasileira a partir da segunda metade do século passado, com raízes no samba e forte influência jazzista. Te
Publicado em: 2006
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4. Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
O presente estudo investiga a aplicabilidade de oito peças inéditas para piano a quatro mãos, escritas nos seguintes gêneros: choro, samba, baião e bossa nova. Os preceitos do modelo C(L)A(S)P nortearam a pesquisa, que contemplou as modalidades de comportamento musical propostas por Keith Swanwick (1979), com exceção da composição, que fugia ao esco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2005