Onibus 174
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1. FICTION, DOCUMENTARY AND HISTORICAL NARRATIVE: A CASE STUDY OF SOCIAL REPRESENTATION OF KIDNAPPING OF BUS 174 / FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO E NARRATIVA HISTÓRICA: UM ESTUDO DE CASO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEQÜESTRO DO ÔNIBUS 174
The purpose of this work is to analyze ethical space on social representations of contemporary Brazilian cinema. For understanding of the boundaries between fiction and documentary, and between film based on or inspired by real facts takes to benchmarking the documentary and fiction made about bus 174 rendition armada by Sandro birth in June 2000: bus 174 (2
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
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2. Ônibus 174: leitura sobre uma certa 'mancha'
Este ensaio faz uma leitura do documentário Ônibus 174 (Brasil, 2002, direção de José Padilha), ensaiando alguns recortes sobre a construção midiática e intelectual de leituras e interpretações correntes de um fato social. Para tal empreitada, se utiliza especialmente das teorizações de Jean Baudrillard sobre a questão dos simulacros e de Gilles
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2010-04
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3. A quasi-ciência da vida e o sentido de realidade no filme e de filme na realidade: o bandido e o documentário no Brasil
This work is to analyze three Brazilian documentaries and investigate how effective the representation of the villain in Brazillian cinema. Starting from a context in which cultural artifacts observed in a national setting is not simplistic agent of wrongdoing, the paper studies the speeches and film tries to show that such representation would constitute a
Publicado em: 2010
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4. A imagem da violência urbana no documentário cinematográfico brasileiro na contemporaneidade
A pesquisa tem por objetivo a análise da imagem da violência urbana no cinema documentário brasileiro, utilizando como objeto de estudo, um grupo de cinco documentários, realizados entre 2002 e 2004: Ônibus 174 (José Padilha, 2002), Fala tu (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (Liliana Sulzbach, 2004), O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sac
Publicado em: 2010
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5. Ônibus 174 - imagimagens da humilhação social
Este artigo procura debater a psicologia social no cinema através de um conceito específico: a humilhação social como problema político. Para tanto foi tomado como objeto de análise o filme Ônibus 174, documentário realizado pelo cineasta José Padilha em 2002. Os comentários elaborados aqui visam compreender as estratégias narrativas utilizadas pe
Psicologia USP. Publicado em: 2009-12
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6. A imagem, o som e a fúria: a representação da violência no documentário brasileiro
Nos últimos trinta anos, a violência urbana no Brasil atingiu níveis inéditos em sua história. O tema, que vem sendo abordado por diversos setores da sociedade, não foi ignorado pelo cinema brasileiro. O propósito deste artigo é discutir algumas questões levantadas pelo documentário brasileiro contemporâneo sobre esse dado complexo de nossa realid
Estudos Avançados. Publicado em: 2007-12
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7. A construção do imaginário urbano no documentário brasileiro contemporâneo / A construção do imaginário urbano no documentário brasileiro contemporâneo
Este trabalho investiga documentários brasileiros contemporâneos sob a perspectiva da inscrição dos imaginários urbanos engendrados em suas formas de narrar as cidades brasileiras, convocando três filmes, realizados no século XXI: Edifício Master, Ônibus 174 e Rua de mão dupla. No desenvolvimento de nossa análise, partimos da percepção do docume
Publicado em: 2007
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8. Urban violence and brazilian contemporary documentary / Violencia urbana e documentario brasileiro contemporaneo
Esta tese analisa a violência urbana em quatro documentários brasileiros lançados no período de 1999 a 2003: Notícias de uma guerra particular (1999), O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000), Ônibus 174 (2002) e O prisioneiro da grade de ferro (2003). Como um painel sobre a contemporaneidade, estes filmes conformam uma certa etnografi
Publicado em: 2007
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9. Narradores da cidade: táticas estéticas de renovação da linguagem cinematográfica documental
Esta pesquisa analisa cinco filmes documentários brasileiros, produzidos entre 1999 e 2003, cujo tema é o espaço urbano: Notícias de uma Guerra Particular, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, Ônibus 174, Edifício Máster, À Margem da Imagem. Aborda as definições de uma forma não-ficcional para o cinema documentário e defende a hip�
Publicado em: 2006
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10. X-RAY OF THE CARIOCA METROPOLIS: RECORDS OF THE CITY IN THE CINEMA AND PARADOXES OF ITS IMAGE / RADIOGRAFIA DA METRÓPOLE CARIOCA: REGISTROS DA CIDADE NO CINEMA E OS PARADOXOS DA SUA IMAGEM
This paper aims at analyzing the cinematography image of the city of Rio de Janeiro in two moments: the 20th Century, for its political relevance as a consequence of the republican project for the city, and nowadays, reflecting upon current cinematography images that are significant for the carioca metropolis, as a counterpoint and assessment of the dreams c
Publicado em: 2006
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11. "(In)Visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência" / L (in)visibilité perverse : Les adolescents délinquants comme métaphore de la violence
O presente trabalho é uma tese de Doutorado em Sociologia, a qual analisa teoricamente a visibilidade como uma condição humana, política e social, em contraste com aquela que é conquistada pelos adolescentes pobres na esfera pública, em especial os autores de ato infracional. Em tempos de cidadania virtual, tais adolescentes, oriundos em sua maioria da
Publicado em: 2005