Pecado Na Literatura
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1. Autoria e subjetividade lírica em Manoel de Barros: estudo sobre os elementos paratextuais
Manoel de Barros (1916-), poeta nascido em Cuiabá (MT) e radicado em Corumbá (MS), defende desde seu primeiro livro Poemas concebidos sem pecado, publicado em 1937, a pesquisa formal e a renovação da linguagem como as premissas centrais de sua lírica. Assim, sua poesia apresenta uma maneira bastante peculiar de lidar com a linguagem, baseada na criaçã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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2. Ensaios em dívida soberana
O objetivo central desta tese é colaborar com a literatura de finanças internacionais, abordando a discussão sobre os limites “toleráveis” de endividamento aos quais os governos estão submetidos, bem como, sobre os fatores que afetam a forma como os países denominam suas dívidas no mercado internacional. A análise dos limites de endividamento é
Publicado em: 22/06/2012
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3. Territorialidades Marginais e Construção Est(ética): Capão Pecado e Manual prático do ódio, de Ferréz
Este trabalho centra-se no estudo comparativo dos romances Capão Pecado (2000) e Manual prático do ódio (2003), do escritor marginal Ferréz, como forma de tentarmos compreender como a periferia de uma das maiores cidades do país, São Paulo, é apreendida pela palavra literária e por um escritor que vive nesse espaço urbano marginalizado. Buscamos, po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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4. Manoel de Barros e os espaÃos da infÃncia
This study aims to examine the first three Mato Grosso poet Manoel de Barros (1916) works: Poemas concebidos sem pecado (1937), Face ImÃvel (1942) e Poesias (1947). The problem that arises concerns treatment of children, identifying the poetÂs theme, wich will be seen here through the notion of space. Assuming that the text creates a tension between the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
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5. O riso diabÃlico residual nâ As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo / Le rire diabolique rÃsiduel dans As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo
O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Literatura Regional, tem como objetivos verificar como a Idade MÃdia pensava o riso relacionado ao pecado e ao Diabo, e investigar a remanescÃncia dessa mentalidade e de crenÃas populares medievais no romance As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo, de Nei Leandro de Castro, e na literatura popu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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6. Adélia Prado: poética e modernidade / Adélia Prado: poetics and modernity
Esta dissertação trata da poética de Adélia Prado. Procurei destacar, dentro da vasta obra da autora, sua ligação com o divino a partir da dessacralização de uma linguagem que a este se atribui. A meu ver, a poeta transfere para o cotidiano toda a carga semântica relativa ao sagrado: espiritualiza o concreto e daí constrói sua abstração, reformu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
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7. LucÃola, Ana KarÃnina e A Dama das CamÃlias no Vale das LÃgrimas na literatura e no cinema.
Este estudo està pautado nas obras literÃrias e fÃlmicas Anna Karenina, A Dama das CamÃlias e LucÃola, em que se estabelece a relaÃÃo entre as respectivas personagens com as imagens de algumas mulheres consideradas santas pela igreja catÃlica, cujo recorte centra-se nos temas do amor, da dor, das lÃgrimas, da memÃria, do esquecimento, do Ãxtase e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/02/2011
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8. A descoberta do insólito : literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000) / The discovery of unusual : black literature and peripheral literature in Brazil (1960-2000)
Discute-se, centralmente, a produção recente de escritores auto identificados negros e periféricos, bem como seus livros, por vezes, relacionados às ideias de Literatura Negra e Periférica. Selecionaram-se, entre 1960 e 2000, Carolina Maria de Jesus (Quarto de Despejo, 1960; Casa de Alvenaria, 1961), Cadernos Negros (1978-2008), Paulo Lins (Cidade de De
Publicado em: 2011
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9. A saña no ideal cavaleiresco ibérico do final da idade média a partir da novela "O Amadis de Gaula"
A Igreja cristã classificou a ira, e os atos coléricos em geral, como pecados, ao menos até o séc. XIII, quando os Sete Pecados Capitais deixaram de fazer parte da doutrina oficial. Mas aquela classificação cristalizou-se no imaginário medieval e continuou a ser utilizada. Ao mesmo tempo, o ideal cavaleiresco exalta atos de bravura, de provação e o
Publicado em: 2011
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10. Residualidade medieval em AluÃsio Azevedo: um estudo do medo e da culpa no romance O Homem. / Medieval residuality in AluÃsio Azevedo: a study of fear and guilty presente in the novel O Homem (The Man).
O presente trabalho tem por objetivo analisar a residualidade medieval no romance naturalista O Homem, de AluÃsio Azevedo. Ao realizarmos a leitura do romance, percebemos aspectos ao longo da narrativa que nos remetem à mentalidade medieval, principalmente no que diz respeito à religiosidade, ao medo e sentimento de culpa ligado à construÃÃo da idÃia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2010
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11. A fÃria do corpo, de JoÃo Gilberto Noll, sob o signo da santÃssima trindade: errÃncia, sexo e escrita / A fÃria do corpo, de JoÃo Gilberto Noll, sous le signe de la sainte trinitÃ: errance, sexe et Ãcriture
Esta dissertaÃÃo analisa a obra A fÃria do corpo, do escritor JoÃo Gilberto Noll, a partir de trÃs perspectivas: primeira, o estudo da obra dÃ-se atravÃs do pensamento do filÃsofo francÃs Maurice Blanchot, no qual discutimos a construÃÃo da linguagem do texto nolliano nos seguintes aspectos: a fragmentaÃÃo da autoria do texto, a impossibilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2010
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12. Pecado, castigo e redenção em A Pena e a lei de Ariano Suassuna
A poesia, a musicalidade, os mitos, a fé sempre estiveram presentes na vida de Ariano Suassuna.Tais elementos aparecem em suas obras. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os aspectos religiosos existentes na peça A Pena e a Lei, como tais aspectos são apresentados no decorrer da narrativa, e a punição,ou ausência dela, sofrida pelos personagens. Os
Publicado em: 2010