Percepcao Filosofia Teses
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. A experiência do outro e o vir a ser cidadão idoso
O estudo objetiva descrever a percepção de idosas sobre o exercício da cidadania, à luz do pensamento de Maurice Merleau-Ponty, com base na noção de corpo sexuado e corpo do outro. Desvela-se a partir da participação de 13 idosas, integrantes de grupos de convivência na cidade de Jequié/BA, que produziram descrições vivenciais em três encontros
Rev. Gaúcha Enferm.. Publicado em: 2014-06
-
2. Aísthesis e teoria da percepção no Teeteto / Aísthesis e teoria da percepção no Teeteto
Nessa dissertação, procuramos investigar na primeira parte do Teeteto, o modo como Platão desenvolve o conceito de aísthesis, mostrando que num primeiro momento alterna seus sentidos entre os de percepção mental e sensação corpórea, para finalmente fixa-la como mera recepção passiva dos dados oriundos dos cinco sentidos. Esta definição tem, por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
-
3. A imagem conceitual: uma contribuição ao estudo da arte contemporânea
O estudo que realizamos sobre a imagem conceitual buscou revelar uma categoria de arte, presente na arte contemporânea dos anos 1960 e 1970, que até agora não havia sido devidamente percebida. A imagem conceitual é um tipo de imagem em que se visualizam conceitos, dá visibilidade às idéias em arte e por isso é obra, e não apenas registro. Identifica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
4. O conhecimento epistemológico e o conhecimento em arte: análise de paradigmas do século XXI sob enfoque transdisciplinar
Esta tese aborda interlocuções entre o conhecimento em Arte/Educação e em Ensino de Arte com possíveis abordagens a partir de paradigmas contemporâneos em Filosofia da Arte, Sociologia da Arte, Psicologia Cognitiva e Ciências Psicológicas. Propõe o conceito de Objeto Estendido para o Ensino de Arte. Discute, a partir de referências textuais, aspect
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
-
5. Lugares de bruma: coordenadas do imaginário narrativo de Murilo Rubião
Este trabalho consiste em uma leitura exploratória dos contos de Murilo Rubião, a partir do levantamento das imagens de espaço, tempo e sujeito ficcionais que conformam seu imaginário narrativo. Procura-se observar como a percepção da realidade, proposta pelo olhar literário de Murilo, ocorre por meio da desestabilização das referências espaço-tem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2011
-
6. Razão, alma e sensação na antropologia de Heráclito
Um problema na compreensão do pensamento de Heráclito é entender como acontece a interação entre o que hoje se divide em três áreas do estudo filosófico: a cosmologia, a epistemologia e a lógica (esta última entendida num sentido amplo de investigação sobre o discurso e linguagem). Mesmo estando uma tal categorização ausente do pensamento herac
Publicado em: 2011
-
7. Observatório: por uma materialidade da imagem na arte
Having, as main focus, the perception of the image materiality, this research tries to explore the space where image production is settled within the plastic arts, joining different procedures going from the simple nature observation and the use it makes of the technological, analogical and digital resources, always aiming to make evident the touchtability o
Publicado em: 2011
-
8. O desaparecimento da aura em Walter Benjamin
Esta dissertação trata do processo do desaparecimento da aura das obras de arte apontado por Walter Benjamin. Para uma melhor explicitação deste processo, devemos partir primeiramente da própria definição do conceito de aura, considerando todas as suas imprecisões e ambigüidades, e, por conseguinte, analisar as condições que favorecem a sua dissol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2010
-
9. Percepção e inteligência na filosofia de Bergson
A questão que elegemos aqui, como via de acesso ao pensamento do autor, interroga pela natureza do sujeito empírico. Para examiná-la em seu detalhe, foi preciso empreender uma dupla investigação: da estrutura da percepção e da inteligência. No estudo da percepção, constatamos que Bergson inverteu o paradigma da tradição e pensou a experiência se
Publicado em: 2009
-
10. Membranas: a experiência na gravura e seus processos
Membranas: a experiência na gravura e seus processos é uma pesquisa em arte que desenvolve um olhar laminar nos vários aspectos suscitados pela gravura e seus procedimentos: o que se move na gravura regressa como movimento de pensamento, assim o pensamento não se descreve como pensamento da gravura, mas como gravura de pensamento, tendo a mesma plasticid
Publicado em: 2006
-
11. O conceito aristotélico de phantasia deliberativa no livro III do De anima
Cette dissertation recherche la notion de phantasia au long du livre III de De anima, qui consiste à une explicitation de la nature exacte du rôle quacquiert la phantasia, à travers lutilisation des interprétations dAristote. Il propose dexpliquer sa différence par rapport aux autres capacités de la connaissance et comment cette notion intervient dans
Publicado em: 2006
-
12. A gramatica das cores em Wittgenstein
Nosso objeto é a gramática das cores na obra de Ludwig Wittgenstein (1889-1951). Dirigimo-nos, portanto, às relações internas entre cores e não às relações externas entre pigmentos, raios luminosos, processos retinianos, que interessariam precipuamente a físicos, fisiólogos ou psicólogos. Desse modo, enquanto estudo sobre uma investigação filos
Publicado em: 1999