Pintura Brasileira Historia
Mostrando 1-12 de 27 artigos, teses e dissertações.
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1. Sou eu que dou as ordens: a autorrepresentação de Heitor dos Prazeres
Resumo Este artigo investiga os elementos combinados por Heitor dos Prazeres para constituir seu autorretrato, a pintura denominada O artista, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Fugindo das representações redutoras e esquemáticas, recorrentes na abordagem de indivíduos negros na história da arte brasileira, Heitor soma atributos para compor uma f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material
RESUMO Este artigo em duas partes (histórico e análise, seguida da parte de interpretação dos dados obtidos por técnicas analíticas) apresenta um estudo da obra Autorretrato (1919, óleo/tela, 100 x 65 cm) de Amedeo Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Através do cotejamento entre a
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
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3. Sigaud, operário da pintura
Até o presente momento, nenhuma biografia de fôlego foi produzida sobre Eugênio de Proença Sigaud. Em portais especializados em arte ou em dicionários de pintores, biografias concisas de uma lauda repetem as mesmas informações à exaustão. Este breve artigo não busca redimir Sigaud deste silêncio. Propõe, outrossim, entender por que persistem figu
História. Publicado em: 2014-06
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4. Identidade nacional na pintura de Glauco Rodrigues (1971)
O objetivo deste trabalho é relacionar a série Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento da Terra Nova que fez Pedro Álvares Cabral a EL-Rei Nosso Senhor (1971) do artista plástico Glauco Rodrigues com a construção da identidade nacional brasileira. Para tanto, quatro objetivos específicos foram traçados: em primeiro lugar, o contexto polít
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2011
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5. Representações do corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX : contribuições para a história das práticas de leitura
A investigação, inscrita no âmbito da História da Educação, em especial da história da leitura no Ocidente, na perspectiva da história cultural, toma como eixo privilegiado de atenção a historicidade dos corpos inscritos nos processos de leitura. Os indícios são buscados na pintura artística brasileira, produzida no século XIX e no início do s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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6. Pintura na Travessia: A Paisagem Litorânea na Obra de Raymundo Cela(1930-1950) / Peinture de la traversée: Le bord de mer paysage NA obra de RAYMUNDO CELA (1930-1950)
Por meio da trajetória do artista plástico cearense Raymundo Brandão Cela (1890-1954), bem como de suas Travessias no Ceará, no Rio de Janeiro e na França, a pesquisa aqui desenvolvida tem como objetivo compreender a sua produção artística realizada entre 1930 e 1950, buscando situar a cultura visual que conformou o seu olhar, o seu desenho e a sua p
Publicado em: 2010
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7. Moema e morta / Moema is dead
Voltado inicialmente ao estudo da pintura Moema (1866), de Victor Meirelles, e da escultura homônima de Rodolpho Bernardelli (1895), este trabalho ampliou-se às compreensões da personagem desde o seu surgimento, no poema épico Caramuru (1781), até as primeiras décadas do século 20. Moema foi convertida num emblema da cultura brasileira. No processo de
Publicado em: 2010
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8. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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9. Imagens pintadas de Flávio Scholles : evocadores de memórias e narrativas de vida
O estudo concebe as imagens como privilegiados canais de fluxo das memórias, elas mesmas tomadas como narrativas de memórias. Examina as complexas relações entre memória e imagem. Detém-se na análise dessas relações a partir das obras de pintura do artista gaúcho Flávio Scholles, que desde 1976 desenvolve um trabalho artístico de cunho biográfic
Publicado em: 2010
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10. Associação Brasileira de Epilepsia: a história de duas décadas de atuação e serviço à comunidade
OBJETIVO: A Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) é uma sociedade sem fins lucrativos, que se estabeleceu como organização interessada em divulgar conhecimentos relativos às epilepsias e disposta a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas com epilepsia. Este artigo visa descrever e documentar as atividades da ABE desde a sua fundação em
Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology. Publicado em: 2008-06
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11. Quem são os mulatos?: sua imagem na pintura modernista brasileira entre 1916 e 1934
Le sujet de cette recherche est le mulâtre, considéré comme figure centrale dune étude sur la formation de la société brésilienne, y compris sa culture. Le matériau qui structure ce processus est constituée de quatre peintures éxécutées par des artistes qui ont participé au mouvement moderniste brésilien engagé dès les premières décennies d
Publicado em: 2008
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12. Founders painters of Academy of Fine Arts of Bahia : João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) and Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) / Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913).
O trabalho Pintores fundadores da Academia de Belas Artes da Bahia: João Francisco Lopes Rodrigues (1825-1893) e Miguel Navarro y Cañizares (1834-1913) foi desenvolvido como atividade do Curso de Mestrado em Artes Visuais (MAV) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com inserção na linha de História da Arte Brasileira (ênfase Norte / Nordeste). Tem c
Publicado em: 2008