Pintura Colonial
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1. Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII
A presente tese e uma reflexao sobre os significados, os usos e a producao de manuscritos adornados no Brasil durante o seculo XVIII, tendo como fonte de analise principal os livros de compromisso de irmandades leigas. A pratica colonial e inserida no contexto internacional da cultura escrita da Era Moderna, especialmente em sua relação com a experiencia i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2011
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2. Maravilha e conhecimento na arte religiosa de Minas colonial
A arte religiosa barroca construiu verdadeiras máquinas capazes de maravilhar quem se aproximasse. O objetivo era a conversão do fiel e a maravilha, a isca que o podia atrair, fazendoo considerar os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, procurase identificar na pintura, talha e música religiosas de Minas colonial alguns artifícios usados para maravilhar
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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3. Arte e geopolítica: a lógica das interpretações
O artigo tem o objetivo de discutir os critérios geopolíticos de classificação da arte, argumentando que tais critérios obstaculizam a apreciação das artes na sua dimensão estética e sociológica. Os critérios de natureza geopolítica se fundamentam em pares dicotômicos tais como exotismo vs. civilização, centro vs. periferia, nação vs. univer
Sociedade e Estado. Publicado em: 2011-12
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4. Máscara e medo : representação e alegoria em Tipos do mar de Evaristo Valle
O pintor asturiano Evaristo Valle (1873-1951) participa da primeira fase do modernismo espanhol, período em que convive com os intelectuais e artistas da chamada Geração do 98 que tematizam uma Espanha derrubada: após o esfacelamento do seu império colonial, o abismo entre as classes sociais se exacerba e prepara a eclosão da Guerra Civil (1936-1939).
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2010
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5. THE PLASTICITY OF ST. ANTHONY: DEVOTION, IMAGES AND BAROQUE CULTURE IN COLONIAL RIO DE JANEIRO / A PLASTICIDADE DE SANTO ANTÔNIO: DEVOÇÃO, IMAGENS E CULTURA BARROCA NO RIO DE JANEIRO COLONIAL
Santo Antônio foi uma das devoções de maior plasticidade na América portuguesa, sendo-lhe atribuídas as mais diversas funções, desde a restauração de objetos perdidos à liderança de tropas militares. Tomado como exemplo de bom súdito e cristão, seu culto foi incentivado tanto pelo Estado português quanto pela Igreja contrarreformista. No Rio de
Publicado em: 2010
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6. A representação de Santa Teresa D Ávila nas igrejas da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira/Bahia e São Cristovão/Sergipe.
A pesquisa buscou analisar a representação de Santa Teresa DÁvila nas igrejas da Ordem Terceira do Carmo em Cachoeira, Estado da Bahia, e em São Cristóvão, Estado de Sergipe. Nesses templos, foram analisadas dezoito pinturas de forro que narram momentos da vida de Santa Teresa DÁvila e, consequentemente, da Ordem religiosa do Carmo. O estudo teve como
Publicado em: 2009
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7. Uma nota sobre ilusionismos e alegorias na pintura barroca de Salvador da Bahia
As principais tendências da pintura no Brasil colonial podem ser estudadas na Catedral de Salvador, a igreja do antigo Colégio da Companhia de Jesus. Datando dos finais do século XVII, várias séries de quadros de qualidade diversa, compõem com as esculturas dos altares um soberbo e complexo bel composto de propaganda inaciana. Para decorar o forro da B
Varia Historia. Publicado em: 2008-12
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8. Análise parcial sobre a cerâmica arqueológica do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul
A pesquisa arqueológica pré-colonial desenvolvida na região que compreende a bacia hidrográfica do Rio Taquari/Antas identificou a ocupação de grupos horticultores ceramistas, que habitavam e percorriam o território, antecedendo em dez séculos a chegada dos primeiros colonizadores e imigrantes europeus. A presença de evidências cerâmicas, foco des
Cerâmica. Publicado em: 2008-03
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9. A busca do saber linguistico nas primeiras escolas femininas católicas da cidade de São Paulo
O final do século XIX trouxe muitos avanços para a sociedade paulista e, por acompanhar esses progressos, a elite passou a exigir uma educação mais requintada para suas filhas, pois não mais podiam elas se comportar de acordo com a tradição colonial portuguesa em moda até então , isso não combinava mais com a sociedade urbanizada. Assim, não caber
Publicado em: 2007
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10. A paixão de Cristo e os milagres do Bonfim segundo Franco Valasco.
Considering one of the best bahian painters of the colonial period, Antonio Joaquim Franco Velasco was Born in 1780, in Salvador, and died in the same city,in the 19th century, is painting author that decorates Nosso Senhor do Bonfim,Ordem Terceira de São Francisco and Santíssimo Sacramento e SantanaChurches. In this work, he searched himself, to achieve a
Publicado em: 2005
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11. Sobre Mario de Andrade e a sua paulistanidade : uma reflexão
Not informed
Publicado em: 2003
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12. Lucio Costa - modernidade e tradição : montagem discursiva da arquitetura moderna brasileira
o trabalho trata do enorme vínculo existente entre o pensamento arquitetônico urbanístico de Lúcio Costa e o modernismo paulista da década de 20, em especial as concepções de arte e cultura defendidas por Mário de Andrade. A articulação entre modernidade e tradição visando uma arte moderna com estreitos vínculos com as raízes da nacionalidade d
Publicado em: 2002