Pintura Corporal
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Como realizar atividades de educação nutricional com pessoas portadoras de deficiência visual?
Quando a visão, um dos aspectos sensoriais, não se faz presente, a exploração dos demais sentidos deve ser destacada na tentativa de concretizar um processo de construção do conhecimento nutricional. A questão da ampliação dos demais sentidos pode ser o grande objetivo a nortear os trabalhos desenvolvidos, também contribuindo para superar os obs
Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. Publicado em: 12/06/2023
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2. Uma epistemologia verdadeiramente engajada
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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3. Por mais tempo afogado: considerações sobre Le Noyé , de Bayard
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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4. O “Sono Rancoroso dos Minérios” e a Maquinação do Mundo: a compreensão do lugar a partir da poesia de Drummond
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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5. O corpo feminino e seus enigmas: a esfinge na pintura de Franz Stuck
ResumoNeste ensaio, discutirei o problema da representação do feminino nas artes do final do século XIX. Para tanto, partirei da leitura de Bram Dijkstra em Idols of Perversity (1986). Na sequência, refletirei sobre o modo como o imaginário do corpo feminino está associado ao encontro de Édipo e a Esfinge, monstro feminino que oferta enigmas e apresen
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-12
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6. Representações do corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX : contribuições para a história das práticas de leitura
A investigação, inscrita no âmbito da História da Educação, em especial da história da leitura no Ocidente, na perspectiva da história cultural, toma como eixo privilegiado de atenção a historicidade dos corpos inscritos nos processos de leitura. Os indícios são buscados na pintura artística brasileira, produzida no século XIX e no início do s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. O corpo como matriz pedagógica
A conjuntura contemporânea alicerçada no saber capitalístico conflui para a inconsciência corporal que nos faz ver, sentir, saborear, ouvir, ser em/aos pedaços. A razão descorporificada legitima e legisla modos de ser e de viver socialmente e tem como desdobramento a desumanização das relações humanas, causando dor e sofrimento. O objetivo deste tr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2010
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8. Economia política da Arte Moderna II / notas para uma sistematização provisória
Paradigma tradicional de excelência artesanal, com que meios pode a pintura responder à abstração do trabalho e à sua ordenação serial, inerentes à modernização capitalista? O texto presente busca sistematizar os momentos decisivos de um percurso que se estende de Manet (1832-1883) a Rothko (1903-1970). Constitui o capítulo conclusivo de uma inves
ARS (São Paulo). Publicado em: 2009
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9. Diário de passagem:poéticas visuais híbridas de um corpo mutável.
Esta dissertação é uma investigação teórico-prática em processos criativos, voltada para as poéticas visuais híbridas Corpo e Materiais através da Performance e pintura corporal, vista nesta pesquisa como ritual e extensão da máscara,respectivamente, usada no cotidiano e na arte, escondendo ou revelando as nossas múltiplas faces. Traz breve hist
Publicado em: 2008
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10. Gestos feitos de tinta: as representações corporais na pintura de Almeida Júnior / Gestures made of paint: the corporal representation in Almeida Júniors paints
Esta dissertação de mestrado versa sobre o pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), conhecido principalmente por suas telas de temática regionalista. O principal objetivo do trabalho consiste em entender como, por meio da representação corporal do caipira e de outras personagens, o artista é produto e produtor de um certo imaginário
Publicado em: 2007
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11. Bonecas Karajá: modelando inovações, transmitindo tradições
Este trabalho analisa as conexões entre arte e sociedade a partir de coleções de bonecas cerâmicas armazenadas em museu. A sistemática de classificação e organização de coleções em museus etnográficos vem reduzindo essa categoria da arte figurativa a brinquedo de menina, ao passo que para a antropologia, o objeto assume o papel de testemunho de p
Publicado em: 2007
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12. Indentidade ethnic. Corpos and corpos of the ornamental poetic tupinambá of Olivença / Corpos e corpus da poética ornamental tupinambá de Olivença
The current dissertation analyses the existent relation between the painted body,while dynamic support, and the graphic corpus, like the structure used by paintersartists of the Olivenças Tupinambá Society (Ilhéus-Bahia) in the development of the ornamental poetic. For this, one fieldwork was made in the period between 2003 and 2006, when were collected i
Publicado em: 2007