Pintura De Retrato
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Sou eu que dou as ordens: a autorrepresentação de Heitor dos Prazeres
Resumo Este artigo investiga os elementos combinados por Heitor dos Prazeres para constituir seu autorretrato, a pintura denominada O artista, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Fugindo das representações redutoras e esquemáticas, recorrentes na abordagem de indivíduos negros na história da arte brasileira, Heitor soma atributos para compor uma f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux: a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX
RESUMO Este artigo analisa a pintura de Louis-Auguste Moreaux intitulada O retrato da atriz Lagrange (Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro), exposta em 1860 em homenagem à atriz e cantora francesa Anna de La Grange em seu papel como Norma, personagem da ópera de Vincenzo Bellini. O artigo analisa a crítica do período, a carreira de Anna de La Gr
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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3. Retratos em movimento.
resumo O artigo aborda aspectos da relação do cinema com a arte do retrato. Buscamos, em primeiro lugar, uma definição estética do que seria um retrato cinematográfico, sempre em tensão com os critérios formais e padrões estilísticos que historicamente constituíram o retrato pictórico. Em seguida, relacionamos essa questão com a importância que
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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4. O Chifre do Coronel Corta-Gargantas: uma ação estético-política
Resumo: Este artigo analisa uma ação estético-política: uma intervenção feita por ativistas na pintura do retrato de um sanguinário personagem histórico. Considerando a dimensão inexoravelmente estética da política, articularemos a constituição do socius e do ethos, segundo Deleuze e Guattari, com uma singular leitura do conceito de ready made e
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 25/07/2016
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5. Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco / Skin as ink: the body between gesture and crease
Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco discute o gesto como meio sem finalidade, dentro da ideia de processo artístico, diante da relação envolvendo a prática artística do vídeo e da intervenção com experiências desenvolvidas durante o mestrado na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, em trabalhos como Auto-retrato, Tarja, Peles inst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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6. Retrato de uma ideia
Como chegar à "imagem abstrata" (cenário pictórico) que consolidando um método ou idioma plastico tornou-se a "assinatura" do artista - e que propriamente reconhecemos como um "Rothko"? Examina-se aqui uma hipótese em que esta busca dirige-se antes a um meio de expressão direta de estados subjetivos, como uma ideia ou linguagem das emoções, mais que
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
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7. Absorto na ação
O filme Zidane, um retrato do século XXI, de Douglas Gordon e Philippe Parreno (2006) pertence à tradição de absorção que desempenhou um papel crucial na evolução da arte moderna. O autor explora a tensão entre absorção e teatralidade - central tanto para a pintura francesa do século XVIII como para a fotografia dos séculos XX e XXI - e tira con
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2010-07
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8. Retrato pictórico moderno: suas formas e significados / Modern portrait painting: its forms and meanings
The portrait, like any image, is one form of specific ideology of the image field, irreducible, different from the ideologies of other fields, such as politics, literary, etc. Therefore, it is an image ideology, it means, a relatively coherent visual set of beliefs, values and representations, produced by the representative of the social class that commissio
Publicado em: 2010
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9. Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: O geógrafo, de Vermeer
O quadro O geógrafo, do pintor holandês Johannes Vermeer, é uma imagem freqüentemente escolhida para capas de livros em geografia. Desenhada na segunda metade do século XVII, a pintura não apenas pode ser considerada um retrato de como pensar e fazer geografia naquela época, mas também representa uma obra de arte com forte carga simbólica para estim
Pro-Posições. Publicado em: 2009-12
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10. Retratos da memória por meio da pintura
No presente trabalho propõe-se a valorização da tradição oral como modo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de processos criativos, artísticos ou não. Para tanto desenvolve os conceitos de: memória, invocando Ecléa Bosi e Henri Bergson, para entender como funciona este mecanismo armazenador-transformador; tradição oral, para perceber
Publicado em: 2009
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11. Salvador Dalí Pincel Pixel: uma análise da obra "Gala a Olhar o Mar Mediterrâneo que, a Dezoito Metros de Distância se Transforma no Retrato de Abraão Lincoln", 1975
A sociedade contemporânea vivencia em situações do cotidiano um universo de imagens que invadem nosso campo visual a todo momento. Nesta trajetória o olhar fragmentado muitas vezes nos dá condições incertas de interpretações e articulações dessas imagens. Neste cenário, a pintura de Salvador Dalí, Gala a Olhar o Mar Mediterrâneo que, a Dezoito
Publicado em: 2009
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12. IDENTIDADES HÍBRIDAS: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO ATRAVÉS DA FRAGMENTAÇÃO E (DES)MONTAGEM DIGITAL
Esta pesquisa propõe uma reflexão e análise sobre questões relativas à hibridação nos procedimentos da arte contemporânea, tendo como fio condutor, o meu processo artístico. Desenvolvo uma produção visual, com base na fotografia digital, sobre identidades híbridas em retratos e autoretratos. O presente estudo envolve a análise do dispositivo art
Publicado em: 2009