Poder Sacerdotal
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1. Discurso religioso e tradução: uma análise crítica da tradução de termos relativos ao sacerdócio
Na ótica dos Estudos Críticos do Discurso (Van Dijk, 2008), as relações de poder e abuso do poder, as diferentes formas de dominação sofridas por pessoas ou grupos sociais, são usualmente mediadas pela linguagem. Diante disso, o objetivo deste trabalho é examinar como, no domínio discursivo religioso, os tradutores da Bíblia (particularmente do Nov
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2015-03
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2. RELIGIÃO E POLÍTICA Análise histórico-crítica das relações de poder entre o campesinato judaíta e a classe sacerdotal jerusolimitana no período pós-exílico / Religion and Politics - Historial critcals analyses of Power relations between the judait peasantry and jerusalimit priestly class in the post -exilio period
Partindo do pressuposto de que o laicismo preconiza uma separação radical entre Estado e Igreja, procuro demonstrar nesta tese, a partir de um recorte na história do Judaísmo que estas duas dimensões estiveram profundamente presentes em seu período inicial de formação. Esta tese se constitui como uma espécie de desconstrução da história tradicion
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2012
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3. Padres políticos e suas redes de solidariedade: uma análise da atuação sacerdotal no sertão de Minas Gerais (1822 e 1831)
A consolidação dos Estados nacionais modernos implicou combinações múltiplas entre mentalidade cristã e racionalismo secular. Apesar disso, as relações entre poder temporal e espiritual nem sempre foram congruentes e harmoniosas. Tampouco limitaram-se ao âmbito institucional. No caso brasileiro, muitos clérigos aliaram de modo peculiar a formação
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2012
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4. O império dos mil anos e a arte do "tempo barroco": a águia bicéfala como emblema da Cristandade
O artigo revela que, entre meados do século XVII e meados do XVIII, no meio eclesiástico das ordens religiosas (jesuítas, franciscanos, agostinhos, cistercienses, carmelitas etc.) e do episcopado, houve a adoção progressiva do símbolo imperial, a águia bicéfala, atributo do Império Cristão, do Sacro-Império Romano Germânico. Entretanto, em campo
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2010-12
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5. Bíblia, história e política: a bíblia como projeto político-religioso
O objetivo deste trabalho de pesquisa é o entendimento do texto bíblico como projeto político-religioso em três momentos históricos nos quais o texto bíblico foi usado como instrumento de intervenção social e ideológica. Em primeiro lugar, aborda-se o período de Josias, que, para realizar sua reforma político-religiosa, dispôs do Deuteronômio co
Publicado em: 2010
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6. The new temple and the priestly alliance: the Qumran Community / O novo templo e a aliança sacedortal da comunidade de Qumran
Desde sua construção no tempo do rei Salomão, o Templo de Jerusalém foi pedra angular do Javismo do Sul e, por conseguinte, do Judaísmo do Segundo Templo. O Pensamento do Templo, baseado nas regras de pureza e impureza dentro do espaço e tempo sagrados com as quais se orientava a vida sacerdotal, expandir-se-á de modo vigoroso nesse período com o cre
Publicado em: 2009
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7. Das mortificações da carne ao governo da alma: Igreja, modernidade e educação / From mortification of the flesh to the government of the soul: Church, modernity and education
Qual a conduta idealizada de um professor? Como se engendrou a maneira de atuar nas salas de aula e fora delas? Como foram estabelecidos os parâmetros de um governo eficiente do alunado? Autoridade, disciplina, cuidado com o grupo, instrução e conhecimento, didática e retórica, comportamento exemplar e moral ilibada: estes seriam alguns dos atributos ne
Publicado em: 2009
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8. Against all authority and hierarchy bible, tradition and hermeneutics of liberation in Latin America. Mastership Thesis / CONTRA TODA AUTORIDADE E HIERARQUIA BÍBLIA, TRADIÇÃO E HERMENÊUTICA DA LIBERTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
A presente pesquisa procurou elucidar o lócus hermenêutico da leitura bíblica realizada pelo movimento bíblico latino-americano da libertação. Afirma-se que a hermenêutica bíblica latino-americana da libertação é reflexo de uma profunda ruptura com uma hermenêutica bíblica da tradição cristã clássica que reproduziu sistematicamente uma teocr
Publicado em: 2008
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9. Eucharist and priestly power. / EUCARISTIA E PODER SACERDOTAL
A nossa pesquisa busca compreender a relação que foi estabelecida no decorrer da história entre a Eucaristia e o Poder Sacerdotal, afirmada e legitimada pelas experiências religiosas e conservada até hoje. Nosso interesse é demonstrar a mútua dependência que foi criada entre os dois conceitos. Partindo então, do nosso objeto de estudo, o poder relig
Publicado em: 2007
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10. A produção da subjetividade na formação contemporânea do clero católico / The production of subjectivity in contemporaneous formation of Catholic clergy
Esta pesquisa de doutorado é uma investigação em psicologia social sobre a produção da subjetividade eclesiástica, tal como ela se processa na instituição seminário católico. Utilizando o instrumental teórico da análise institucional com base em Baremblitt, Foucault, Goffman e Costa-Rosa, mapeamos os operadores institucionais subjetivadores do di
Publicado em: 2007
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11. Educação religiosa, disciplina e poder na terra do ouro: a história do Seminário de Mariana, entre 1750 e 1850.
O Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte foi fundado em 1750, na cidade de Mariana, sede do primeiro bispado de Minas Gerais, por D. Frei Manuel da Cruz, primeiro bispo da referida diocese. Tal instituição foi responsável pela formação de quase a totalidade do clero mineiro colonial e de homens que ocuparam posições de destaque nos campos político
Publicado em: 2007
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12. Melquisedec, sacerdote de el elyon Uma exegese de Gênesis 14,18-20 / Melchizedek, a Priest of el elyon An Exegesis in Gênesis 14,18-20
Neste estudo, que tem por base Gênesis 14,18-20, se discute a respeito de Melquisedec, o rei de Salém e seu deus el elyon, de quem é sacerdote (v.18). O texto é pós-exílico, sendo uma inserção ao capítulo 14, e reflete a história de Judá no período de sua restauração (séculos 6 a 4 a.C.), numa época em que o sacerdócio de Jerusalém assumiu
Publicado em: 2006