Poesia Feminina
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
-
1. As estratégias discursivas e a evolução do sujeito poético feminino: de Adélia Prado a Maria Lúcia Dal Farra
Resumo O texto propõe uma linha de comunicação entre a poesia de Adélia Prado, a partir de Bagagem (1976), e a de Maria Lúcia Dal Farra e seu Livro de auras (1994). A intenção radica em observar como os modos de suas respectivas estratégias discursivas, além de revitalizar o código poético local, sugerem mudanças no estatuto da condição histór
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 31/10/2019
-
2. A escrita da mulher/a escrita feminina na poesia de Maria Teresa Horta
Resumo: Na busca de uma escrita que falasse do corpo feminino pela própria mulher, encontramos a lírica de Maria Teresa Horta. Em seus poemas, a eu-lírica dá voz a um corpo feminino, de forma a desamarrá-lo do jugo patriarcal. Há, portanto, uma voz e escrita femininas que partem de uma imanência corporal manifestada, a princípio, na fala - no conceit
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
-
3. A trajetória de Virgínia Schall: integrando Saúde, Educação, Ciência e Literatura
Resumo Este artigo apresenta a trajetória profissional de Virgínia Schall, interrompida precocemente, destacando sua atuação na integração dos campos da Saúde, da Educação e da Divulgação Científica no Brasil. A contextualização da sua produção acadêmica e literária como pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz permite demonstrar a contribui
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2017-10
-
4. A razão ética e poética nos poemas de Ana Martins Marques
Na obra da jovem poeta mineira Ana Martins Marques, autora de A vida submarina e Da arte das armadilhas, a sensibilidade feminina e a disciplina estética são marcas significativas. Ler seus poemas, especialmente seus metapoemas, e a arquitetura de seus textos faz-nos situar a novíssima poesia brasileira na atualidade do século XXI, de modo a refletir sob
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-06
-
5. Poesia de americanas veteranas de guerra
Se por um lado há um conjunto considerável de literatura - ficções, memórias, poesia - composta por veteranos da Guerra do Vietnã, por outro pouca atenção tem sido dada à escrita de mulheres que serviram nesse conflito. O presente ensaio aborda parte da poesia de autoria feminina sobre essa guerra dentro do contexto da amnesia política e cultural.
Alea. Publicado em: 2014-12
-
6. Cotidiano, religiosidade e erotismo em Adélia Prado
Permeada pelo cotidiano, pela religiosidade e pelo erotismo, a poesia de Adélia Prado ganha destaque no meio literário pela forma como trabalha esses três vieses. Com sete livros de poesia publicados Bagagem (1976), O coração disparado (1978), Terra de Santa Cruz (1981), O pelicano (1987), A faca no peito (1988), Oráculos de maio (1999) e A duração d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/07/2012
-
7. A condição feminina em Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane.
O objetivo do estudo é analisar o romance Balada de amor ao vento, mostrando que o tema da condição feminina leva Paulina Chiziane a inaugurar uma nova categoria de balada no feminino: a balada em prosa poética. Esta categoria de balada traz, da poesia para a narrativa, elementos estéticos que, no romance em tela da escritora moçambicana, funcionam com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
-
8. A Poética de Adélia Prado: espaço de articulação entre língua portuguesa e língua literária / The poetry of Adéilia Prado: articulation space between portuguese language and literary language
A tese estuda a obra poética de Adélia Prado sob o ponto de vista da Estilística. Mostra que a metáfora é o recurso mais afeito a construir a língua literária e, no caso da poetisa, modelá-la em português. O estudo atesta que a linguagem conotativa da poetisa alcança os três níveis da língua e promove o inesperado e o distante da expressão comu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
-
9. De missangas e catanas: a contrução social do sujeito feminino em poemas angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos e são-tomenses / Of beads and machetes: the social construction of the feminine subject in Angolan, Cape Verdean, Mozambican and Santomean poetry
As angolanas Alda Lara e Paula Tavares, a cabo-verdiana Vera Duarte, a moçambicana Noémia de Sousa e as são-tomenses Alda Espírito Santo e Conceição Lima são as escritoras que melhor representam a poesia de autoria feminina em seus respectivos países e, embora pertençam a contextos socioeconômicos e culturais bastante diferentes, suas obras se apro
Publicado em: 2010
-
10. Consistência de Corola
Este artigo procura dimensionar a importância de Corola (2000), de Claudia Roquette-Pinto, no quadro da poesia contemporânea. A partir de elementos que compõem as figurações e as ambigüidades sintáticas de seu lirismo simulado, identifica-se a peculiaridade da voz feminina que, confinada na cena de um jardim, fala nos poemas. A análise textual mostra
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2009
-
11. Parte III - Sobre o ensaio “Expressão feminina da poesia na América”
Parte do livro:Vozes femininas da poesia latino-americana: Cecília e as poetisas uruguaias
Autor(es): Silva, Jacicarla Souza da
Editora UNESP. Publicado em: 2009
-
12. Vozes femininas da poesia latino-americana: Cecília e as poetisas uruguaias
É a partir de uma perspectiva de "dupla revisão" que Vozes femininas da poesia latino-americana: Cecília e as poetisas uruguaias ressalta um outro perfil da escritora brasileira Cecília Meireles: a de grande estudiosa e conhecedora da produção de autoria feminina latino-americana. O livro tem como ponto de partida o ensaio ceciliano intitulado "Expressão feminina da poesia na América", que corresponde a uma conferência proferida no ano de 1956, na Universidade do Brasil, e que apresenta um panorama da expressão lírica feminina na América hispânica. As poetisas mencionadas por Cecília Meireles em seu texto, embora desempenhem um importante papel no cenário da produção poética de seus respectivos países, nem sempre integram a historiografia tradicional canônica; injustiça que o ensaio ceciliano corrige. Para mostrar a importância desse texto ceciliano em relação aos estudos feministas na América Latina são realizados alguns comentários sobre a crítica literária feminista, bem como acerca da vasta produção da autora de Romanceiro da Inconfidência. Além disso, estabelece-se um diálogo entre a escritora brasileira e as poetisas hispano-americanas. O livro demonstra o comprometimento de Cecília Meireles com a escrita feminina no contexto sóciocultural latino-americano.
Autor(es): Silva, Jacicarla Souza da
Editora UNESP. Publicado em: 2009