Poetica Cenica
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. Verdade na Cena, Verdade na Vida: Boal e Stanislavski
Resumo: À luz do conceito de verdade cênica, o presente artigo discute a influência do método Stanislavski nos primeiros experimentos no seio do Teatro Arena de São Paulo e também aponta rastros do mestre russo nos princípios da Poética do Oprimido de Augusto Boal. O objetivo primordial consiste em incentivar a construção de espetáculos-fórum, pa
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
-
2. A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene / Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
A presente pesquisa objetivou estudar, fundamentar e desenvolver uma poética cênica singular, resultante da articulação de duas formas espetaculares distintas: a arte mágica e a arte teatral. Para isto, foi necessário realizar um estudo introdutório da arte mágica, com o fim de identificar seus traços específicos, recorrentes em sua gênese ao long
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
3. O corpo conectado : a poética do in(di)visível na construção da dramturgia corporal / The connected body : the poetics of the in(di)visible in the construction of the corporal dramaturgy
Esta pesquisa apresenta uma reflexão e articulação teórico-prática sobre a poética e construção da dramaturgia corporal a partir dos conceitos pneuma, qi e prana, os quais foram indagados em laboratórios práticos de treinamento, exploração coreográfica e criação cênica. O Corpo Conectado apresenta-se como um termo que condensa a idéia de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
4. Narciso ctônico: Os Sertões e a (r)evolução estética do teat(r)o oficina Uzyna Uzona uma escritura desconstrucionista. / Chthonic Narcissus: Os Sertões and the aesthetic (r)evolution of the teat(r)o Oficina Uzyna Uzona a deconstructive writing.
No decorrer desta análise desconstrucionista da evolução artística do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona e de sua obra contemporânea, exemplificada pelo espetáculo Os Sertões, o mitograma de Narciso é utilizado como tropo organizador para repensar a estética da companhia. Concorrentemente, a obra do Oficina serve como estímulo para identificar os aspecto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/08/2011
-
5. Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
Esta dissertação se propõe a discutir princípios e identificar alguns procedimentos técnicos que provoquem a descoberta, particularmente por atores e bailarinos, de novos territórios de vocalidade, que contribuam para enriquecer a construção da poética cênica. Considerando a emoção como elemento fundamental na descoberta de possibilidades para a
Publicado em: 2010
-
6. Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros
O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo
Publicado em: 2010
-
7. Palhaçar : máscaras em uma patética-poética por rir / Clowner: les masques d´une poétique-pathétique pour rire
Esta dissertação é composta por cenas de escritura, onde atravessam séries heterogêneas de máscaras que compõem uma tipologia e uma topologia da arte do palhaço. Tais máscaras dramatizam o conhecimento e a própria historiografia da arte do palhaço e atuam como potências intempestivas, traçando um plano de composição e de pensamento que procede
Publicado em: 2009
-
8. Body Dramaturgy : creation protocols of the Performaning Arts / Dramaturgia do corpo : protocolos de criação das Artes da Cena : dialogos entre artistas
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre as dramaturgias da contemporaneidade, entendendo que seus significados atuais não são sinônimos de texto dramático, mas suas acepções contemporâneas dizem respeito às estruturas artísticas que determinam a composição cênica. A primeira parte desta tese é destinada à apresentação do panorama atual da
Publicado em: 2009
-
9. Actor s poetic vocabulary / Vocabulario poetico do ator
The text presented here is the result of a research that investigated a possibility for the constitution of what we called Actor´s Poetic Vocabulary. Our work consisted in identifying, elaborating, applying and verifying a set of theoretical-practical activities directed towards the technical-creative development of the actor, from the perspective of the bo
Publicado em: 2009
-
10. Dançar sem Fronteiras : uma urdidura cênica das fiandeiras
Esta dissertação desenvolve uma pesquisa de criação coreográfica e montagem em vídeo a partir de um estudo de caso realizado com as fiandeiras de Anápolis, Goiás, com base numa observação ativa. Assim, este trabalho pretende tecer reflexões acerca do entrelaçamento do fazer artesanal, da performance e das mídias digitais (áudio e vídeo) na con
Publicado em: 2008
-
11. "Foi tarde", a construção da cena pelas vias da imagem : dialogos com o "Teatro da Morte" de Tadeusz Kantor e "A Morta" de Oswald de Andrade / "Gone late", the scene construction through images pathways : dialogs with "Theatre of the death" from Tadeusz Kantor and "The dead woman" from Oswald de Andrade
Este trabalho realiza uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo teatral intitulado Foi Tarde. Investiga alguns modos pelos quais a construção da imagem comparece em procedimentos de criação da cena teatral. Na construção do espetáculo, buscaram-se possíveis relações entre o Teatro da Morte (1975-1990) de Tadeusz Kantor e o texto dr
Publicado em: 2008
-
12. A brincadeira do cavalo-marinho na Paraíba.
A brincadeira do cavalo-marinho é uma das variações da brincadeira com o boi de armação no Brasil. É encontrada nos Estados da Paraíba e Pernambuco, com diferenças na sua prática em ambos os Estados. Dentre as várias formas dessa brincadeira no Brasil, o cavalo-marinho é uma das mais complexas e variadas em expressão musical, poética, de dança,
Publicado em: 2008