Portuguese Theatre
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. Carnavalização no teatro ibérico barroco
RESUMO Este artigo é oriundo da pesquisa resultante na tese de doutorado Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convenções1. No presente texto, discute-se o princípio de carnavalização no teatro ibérico a partir de diferentes perspectivas teóricas, dentre as quais a de Mikhail Bakhtin. Nesse sentido, a partir da descrição da personagem-tipo do
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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2. Os Estrangeiros by Sá de Miranda: edition of Manuscrito Asensio\ s and the published João de Barreira\ s versions / Os estrangeiros, de Sá de Miranda: edição da versão contida no Manuscrito Asensio e da publicada por João de Barreira (1559)
Este trabalho de doutorado tem como objetivo a edição, com notas e comentários, das versões da comédia Os Estrangeiros, de Sá de Miranda, contidas no Manuscrito Asensio e na publicação de João de Barreira de 1559, que serão em seguida cotejadas entre si e com uma terceira fonte do texto, a edição de M. Rodrigues Lapa, cuja versão, correspondente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
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3. Memória e história no teatro de D. João da Câmara \" O beijo do infante\" e \"Triste viuvinha / Memory and history in the theater of D. João da Câmara \"O beijo do infante\" and \"Triste Viuvinha\"
Nesta dissertação, serão levantados na peça histórica O beijo do Infante alguns fatos relacionados às Grandes Navegações, a partir da memória de um velho marinheiro que enaltece os feitos de D. Henrique. O luto das famílias que ficaram em terra, as opiniões contrárias aos empreendimentos marítimos são analisados nas falas dos outros personagens
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2011
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4. Teatro Idealizado, teatro Possível: uma estratégia educativa em Ouro Preto (1850-1860)
This masters dissertation investigates the educative role of the theatre in Ouro Preto, as space and text, in the decade of 1850. In order to execute the research we used as data the Empire Eaws which ruled the theatre in that period; some newspapers published in Ouro Preto during the decade of 1850 O Conciliador, O Bom Senso, O Fiscal, Correiro Official de
Publicado em: 2009
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5. Dramaturgo - ator - diretor: a comédia trágica de Eduardo de Filippo.
The present work through a path that originates in the millenarian tradition of the Neapolitan theatre and by means of the Homeric and picaresque anti-hero, seeks to approach itself to the modus operandi of Pulcinella, mask which constitutes in itself the eo ipso of the Neapolitan people. It proposes to create an imaginary and analogue bridge between Naples
Publicado em: 2008
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6. Visões de Otelo na cena e na literatura dramática nacional do século XIX / Visions of Otelo in the scene and the Brazilian dramatic literature of the nineteenth century
The thesis "Visions of Otelo in the scene and the Brazilian dramatic literature of the nineteenth century" deals with the arrival of the character Otelo on the stages of the city of Rio de Janeiro in the nineteenth century, and its appropriations in works by Brazilian authors of the period. Seeking to study the texts staged in Rio, the work tackles represent
Publicado em: 2007
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7. O som e o soberano: uma história da depressão musical carioca pós-Abdicação (1831-1843) e de seus antecedentes / O som e o soberano: uma história da depressão musical carioca pós-Abdicação (1831-1843) e de seus antecedentes
In the years between 1808 and 1831, the city of Rio de Janeiro became one of the most active operatic centers in America. This had not been by chance. In the first decade of the 19th century, the São Carlos Theatre, in Lisbon, was still considered the best Italian opera house in Europe, outside Italy, and all the intense cultivation of the Italian lyric dra
Publicado em: 2006