Processo De Desenvolvimento Para Ambientes Virtuais
Mostrando 1-12 de 77 artigos, teses e dissertações.
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1. JOVENS MIGRANTES EMPURRAM PARA TRÁS. AMIZADES VIRTUAIS E RESISTÊNCIA COTIDIANA NA ESFERA DIGITAL
RESUMO A resistência provou ser um conceito difícil de definir. Debates sobre resistência na literatura sociológica e sociolinguística abrangem muitos aspectos: desde o grau em que a resistência possa ser vista como relacionada a grupos sociais estabelecidos (ver Rampton 1996), até o nível de agentatividade e intenção que é necessário para que um
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-09
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2. BOAS PRÁTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE FORMA SISTEMÁTICA NA LITERATURA
RESUMO: Este artigo apresenta como tema boas práticas em Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem - AVEA. Seu objetivo, além de elencar melhores práticas na literatura, visa identificar dificuldades e soluções em sua aplicação. Assim, realizaram-se diversas buscas bibliográficas de forma sistemática, para selecionar trabalhos relacionados a bo
Educ. rev.. Publicado em: 18/07/2019
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3. Análise do uso integrado de um sistema de captura de movimentos com um software de modelagem e simulação humana para incorporação da perspectiva da atividade
Resumo Este artigo apresenta uma análise de um sistema técnico, formado pela integração de um sistema de captura de movimentos com um software de modelagem e simulação humana, visando estabelecer formas de utilização no processo de projetos contextualizados pela ergonomia. Foram analisadas diferentes configurações das principais etapas do processo
Gest. Prod.. Publicado em: 30/06/2016
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4. Interfaces gráficas digitais em ambientes virtuais de aprendizagem: a usabilidade e experiência do usuário como fatores de melhoria no processo de ensino e aprendizagem
Esta dissertação tem como objetivo examinar os conceitos projetuais utilizados no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e relacionálos com o campo de estudo do Design, no que se refere a Usabilidade e Design da Experiência do Usuário, com o intuito de fornecer informações relevantes para o aprimoramento do processo ensino/aprendizagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2012
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5. Um modelo semântico de busca e recuperação de jogos educacionais para ambientes virtuais de aprendizagem
Jogos educacionais tem atraído a atenção de professores interessados em motivar, de forma lúdica e descontraída, os aprendizes durante a realização de atividades de aprendizagem (AAs). Apesar dos benefícios que o uso planejado de jogos pode agregar ao processo de aprendizagem, via de regra, o professor não é um especialista em jogos e na maioria da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
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6. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ANÁLISE DAS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO CESAD/UFS. / VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS REVIEW OF EDUCATIONAL COURSE OF ARCHITECTURES BACHELOR OF PUBLIC ADMINISTRATION IN CESAD / UFS.
A crescente utilização de softwares educacionais no processo de ensino e de aprendizagem entre sujeitos geograficamente dispersos na sociedade contemporânea é uma preocupação emergente nos estudos de pesquisadores da área de Educação a Distância (EaD). A Educação Online utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para operacional
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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7. Percursos de leitura em FLE a distância
Esta pesquisa propõe uma análise do uso de ferramentas digitais, em especial do mapa mental, através de uma abordagem sócio-interacionista da leitura em FLE - Francês como língua estrangeira - como alternativa diferenciada de ensino- aprendizado. A partir deste preceito, foram discutidos aspectos do sócio-interacionismo, o conceito de letramentos e os
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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8. Metodologia para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual adaptativos / A methodology for development of adaptive virtual reality environments
A Realidade Virtual (RV) em sua natureza tem como fator motivante realçar a interação e propiciar a evolução dos Ambientes Virtuais (AV), bem como estabelecer e expressar o diálogo entre os usuários de forma atrativa, nas mais diversas ambiências informacionais. Sendo considerada como a interface mais avançada e interativa, na qual possibilita apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011
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9. Structure and Dynamics of a course in a Virtual Learning Environment / Estrutura e dinâmica de curso em ambiente virtual de aprendizagem
Os professores, profissionais e estudantes envolvidos na educação a distância, via de regra, não dispõem de uma estrutura e de uma dinâmica para uso eficaz do ferramental tecnológico de software e sistemas disponíveis e assim aproveitar todas as suas potencialidades. O presente estudo tem como objetivo propor estrutura e dinâmica de curso para uso d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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10. Arquitetura de sistemas orientada a serviços para análise de experimentos ambientais em Weblabs de abelhas. / System architecture service oriented for analisys with experiments at bee Weblabs.
O processo de elaboração, execução, coleta e análise de dados de experimentos ambientais com abelhas utilizando meios computacionais como suporte a pesquisa, é uma atividade complexa por exigir do pesquisador conhecimentos específicos aos quais ele não foi preparado para atuar. Laboratórios virtuais conhecidos como Weblabs são ferramentas de apoio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/08/2011
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11. Integrando multiagentes em ambientes 3D: um serious game para estimulação cognitiva / Integrating multi-agents in 3D environments: a serious game for cognitive stimulation
Sistemas Multiagentes estão recebendo cada vez mais a atenção de pesquisadores e desenvolvedores de jogos virtuais. O uso de agentes permite controlar o desempenho do usuário, adaptando a interface e alterando automaticamente o nível de dificuldade das tarefas. Este trabalho descreve uma estratégia de integração de sistemas multiagentes e ambientes v
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011
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12. Zona de desenvolvimento proximal: espaço de intervenção pedagógica para a formação continuada de professores de matemática
A presente dissertação descreve um trabalho investigativo de cunho qualitativo desenvolvido com um grupo de quatorze professoras de Matemática da Educação Básica de escolas públicas do município de Lavras do Sul, na Região da Campanha, no RS. Teve por objetivo central contribuir com o aprimoramento do ensino de Matemática, naquele contexto, atravé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2011