Professores De Danca Formacao
Mostrando 1-12 de 28 artigos, teses e dissertações.
-
1. EVALUATING A DANCE-RELATED ONGOING TRAINING PROCESS: ACTION RESEARCH IN FOCUS
RESUMO A formação continuada é um tema de bastante relevância na área educacional. Por meio dessa o docente tem a possibilidade de desenvolver sua profissionalidade, buscando solucionar problemas cotidianos, lançando mão de informações adquiridas ou daquelas, fruto da reflexão com seus pares sobre a prática pedagógica. Dessa forma, o objetivo da
J. Phys. Educ.. Publicado em: 20/12/2019
-
2. Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16
Resumo: Para contextualizar e problematizar a formação docente em Arte mediante a Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016, que institui a obrigatoriedade da música, da dança, do teatro e das artes visuais na educação básica e exige formação específica, serão apresentados dados coletados pelo projeto em rede Observatório da Formação de Professores
Educ. Real.. Publicado em: 09/04/2018
-
3. Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial de professores de Educação Física
RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre as experiências da docência no ensino superior, vivenciadas na intervenção com os conhecimentos da dança em uma disciplina do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, no período de 2013 a 2015. Participaram da pesquisa quatro turmas de quar
Educ. rev.. Publicado em: 2017-12
-
4. Dar Sentido à Experiência do Gesto na Classe Técnica: um olhar sobre a prática de quatro professoras no Quebec
Resumo: Este artigo examina o ensino da classe técnica contemporânea na formação pré-profissional no Quebec em um contexto de heterogeneidade das práticas coreográficas. Analisa-se mais especificamente o testemunho de quatro artistas professores: Kelly Keenan, Manon Levac, Sandrine Vachon e Jamie Wright. Essa análise destaca suas filosofias de ensino
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 25/07/2016
-
5. Na dança tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional é o próprio corpo
O presente estudo é um fragmento da tese Dança - Educação Física: (in)tensas relações, que teve como objetivo: analisar os sentidos e significados produzidos nas propostas curriculares dos cursos de formação de professores de Educação Física e Dança, a respeito do conhecimento dança. Caracterizou-se como uma pesquisa documental que teve como pr
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2013-06
-
6. Corpo: suas representações na formação do professor de educação física / Body: representations of teacher training in physical education
Este trabalho teve como principal questionamento saber se a formação superior em Educação Física tem acompanhado as mudanças de cunho sociocultural pela qual esta área passou e quais representações do corpo têm sido veiculadas no processo de formação. Desde a década de 1980 a Educação Física vem passando por mudanças que se iniciaram com a c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2012
-
7. Uma perspectiva histórica sobre a constituição da dança em Goiânia / A historical perspective on the constitution of Dance in Goiânia (1940-1990)
Este trabalho procura estabelecer as relações entre Dança e História buscando compreender como esta prática se integra à vida cultural de Goiânia. Partindo da aparente contradição entre uma arte importada e uma cultura intimamente ligada ao universo regional do Centro-Oeste, procurou-se demonstrar como se deu o florescimento desta atividade na capit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
8. O professor de arte na rede Pública Municipal de Santos : tensões entre a formação e a atuação profissional
Com a promulgação da Lei 5.692/71 (conhecida como antiga LDB), que alterou artigos da LDB 4024, de 20/12/1961, a Educação Artística passou a ser obrigatória no currículo escolar do 1 e 2 graus nas escolas brasileiras, o que exigiu professores com formação em arte. Este trabalho tomou como objeto de estudo a formação dos professores de Arte com obj
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2011
-
9. Palavra, corpo e presença : a arte do professor contador de histórias / Word, body and presence : the art teacher s storyteller
A presente pesquisa teve como objetivo compreender qual a contribuição da Arte de contar histórias no processo de formação continuada de professoras do Ensino Fundamental da rede estadual do Estado de São Paulo. Foi desenvolvida por meio do oferecimento de uma oficina de formação de "narração de histórias" a um grupo de professoras, na qual foi da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
-
10. A dança na formação docente em educação física / The dance in the formation of physical education teachers
Na atualidade podemos vislumbrar o fortalecimento de uma base teórica fundamentada nas Ciências Humanas que tem colocado o Brasil na vanguarda da educação física no âmbito educacional. Paradoxalmente, as intervenções pedagógicas de grande parte dos professores desta área não correspondem aos discursos suscitados por estes estudos. A educação fí
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/02/2011
-
11. A política pública para a educação superior no Brasil (1995-2008) : ruptura e/ou continuidade? / The public policy for higher education in Brazil (1995-2008) : rupture and/or continuity?
O objetivo da tese foi compreender a relação complexa da política pública para a educação superior, entre 1995 e 2008, por meio do arcabouço teórico da vertente histórica do neoinstitucionalismo. Por meio da análise tridimensional da política (polity, politics e policy), a pesquisa procurou reconstruir o ambiente multifacetado do processo de gesta
Publicado em: 2011
-
12. Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores
A dança é uma forma ancestral de magia, invenção dos deuses que a ensinaram aos homens, diz-nos a mitologia hindu. Envolvido no mistério e movimento da dança, o dançarino pode encantar; porém, antes de tudo é preciso que encante a si mesmo. Não seria este também o caminho do professor? Fazer para si para poder fazer ou propor aos educandos, encant
Cadernos CEDES. Publicado em: 2010-04