Programacao Em Gpu
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. Melhorando o Desempenho Computacional de um Esquema de Diferenças Finitas para as Equações de Maxwell
RESUMO As equações de Maxwell têm um papel crucial na teoria do eletromagnetismo e suas aplicações. Entretanto, nem sempre é possível resolver essas equações de forma analítica. Por isso, precisamos de métodos numéricos para obter soluções aproximadas das equações de Maxwell. O método FDTD (Finite-Diference Time-Domain), proposto por K. Yee,
TEMA (São Carlos). Publicado em: 2016-04
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2. Um estudo do uso eficiente de programas em placas gráficas / A case study on the efficient use of programs on GPUs
Inicialmente projetadas para processamento de gráficos, as placas gráficas (GPUs) evoluíram para um coprocessador paralelo de propósito geral de alto desempenho. Devido ao enorme potencial que oferecem para as diversas áreas de pesquisa e comerciais, a fabricante NVIDIA destaca-se pelo pioneirismo ao lançar a arquitetura CUDA (compatível com várias d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
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3. EXPLORING APPLICATIONS THAT USE VERTEX GENERATION ON GPU / EXPLORANDO APLICAÇÕES QUE USAM A GERAÇÃO DE VÉRTICES EM GPU
Um dos maiores gargalos do pipeline gráfico hoje é a largura de banda disponível entre a GPU e CPU. Para minimizar esse gargalo funcionalidades programáveis foram inseridas nas placas de vídeo. Com o Geometry Shader é possível criar vértices em GPU, porém, este estágio da pipeline apresenta performance baixa. Com o lançamento das novas APIs gráfi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2011
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4. A dynamic scheduling runtime and tuning system for heterogeneous multi and many-core desktop platforms / Um sistema de escalonamento dinâmico e tuning em tempo de execução para plataformas desktop heterogêneas de múltiplos núcleos
Atualmente, o computador pessoal (PC) moderno poder ser considerado como um cluster heterogênedo de um nodo, o qual processa simultâneamente inúmeras tarefas provenientes das aplicações. O PC pode ser composto por Unidades de Processamento (PUs) assimétricas, como a Unidade Central de Processamento (CPU), composta de múltiplos núcleos, a Unidade de P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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5. Um Estudo Comparativo de Implementações do Filtro de Difusão Anisotrópico para Unidades de Processamento GPU e CPU
A filtragem de imagens digitais tem um papel essencial em sistemas de visão computacional. O objetivo consiste em suavizar e remover ruídos em imagens digitais, auxiliando no aumento do realce das bordas da imagem. Entretanto, um dos desafios inerentes à área de processamento de imagens digitais é o alto custo computacional existente para executar os al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2010
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6. Resolução de um problema térmico inverso utilizando processamento paralelo em arquiteturas de memória compartilhada / Resolution of an inverse thermal problem using parallel processing on shared memory architectures
A programação paralela tem sido freqüentemente adotada para o desenvolvimento de aplicações que demandam alto desempenho computacional. Com o advento das arquiteturas multi-cores e a existência de diversos níveis de paralelismo é importante definir estratégias de programação paralela que tirem proveito desse poder de processamento nessas arquitetu
Publicado em: 2010
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7. Análise da hierarquia de memórias em GPGPUs
O uso de placas gráficas como elementos de co-processamento para obter alto desempenho em aplicações paralelas tem crescido cada vez mais nos últimos tempos. Diversos são os exemplos de aplicações que, fazendo uso dessas arquiteturas, obtiveram speedups de até duas ordens de magnitude. Isto é possível pois as GPUs (Graphics Processing Units) possue
Publicado em: 2010
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8. IMAGE PROCESSING AND COMPUTER VISION ALGORITHMS FOR GRAPHICS CARDS PARALLEL ARCHITECTURES / ALGORITMOS PARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS E VISÃO COMPUTACIONAL PARA ARQUITETURAS PARALELAS EM PLACAS GRÁFICAS
Diversas tarefas de Visão Computacional (VC) são formadas por operações aritméticas, replicadas sobre grandes volumes de dados. Esta caracterização descreve também as qualidades desejadas ao considerar uma aplicação qualquer como boa candidata a usufruir do crescente poder de processamento do hardware gráfico. Esta tese formula um conjunto de algo
Publicado em: 2009
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9. GPU-ACCELERATED ADAPTIVELY SAMPLED DISTANCE FIELDS / CAMPOS DE DISTÂNCIA AMOSTRADOS ADAPTATIVAMENTE COM ACELERAÇÃO POR PLACA GRÁFICA
A representação de formas é um problema fundamental em Computação Gráfica. Dentre as representações conhecidas para objetos tridimensionais, os campos de distância amostrados adaptativamente (ADFs) destacam-se por sua versatilidade. ADFs combinam os conceitos de geometria com dados volumétricos, permitem representar objetos com precisão arbitrári
Publicado em: 2008
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10. VISUALIZAÇÃO VOLUMÉTRICA INTERATIVA DE MALHAS NÃO-ESTRUTURADAS UTILIZANDO PLACAS GRÁFICAS PROGRAMÁVEIS / INTERACTIVE VOLUME VISUALIZATION OF UNSTRUCTURED MESHES USING PROGRAMMABLE GRAPHICS CARDS
A visualização volumétrica é uma importante técnica para a exploração de dados tridimensionais complexos, como, por exemplo, o resultado de análises numéricas usando o método dos elementos finitos. A aplicação eficiente dessa técnica a malhas não-estruturadas tem sido uma importante área de pesquisa nos últimos anos. Há dois métodos básico
Publicado em: 2005