Projeto De Ihc
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. Adequação de um framework para suportar realidade virtual em dispositivos móveis / A Framework for 3D Scenes manipulation on mobile devices
Diante das inovações tecnológicas proporcionadas pelo novo paradigma da Computação Móvel, há, cada vez mais, um ambiente propício ao desenvolvimento de software para os mesmos. Grandes dificuldades são encontradas no desenvolvimento de interfaces amigáveis para dispositivos com telas pequenas (Abreu 2005). Pressman (Pressman 2006) considera o proje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
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2. Formalização de um modelo de processo de reengenharia centrado no usuário para conversão de aplicações desktop em RIAs
The software reengineering becomes important because of the need that organizations have in adjusting to new trends, technologies and user requirements. The term organization should be understood like universities or companies that develop software for use by a large number of people. Thinking about the adequacy of users requirements, is presented in this wo
Publicado em: 2010
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3. SOBRE A ENGENHARIA SEMIÓTICA DA INTERAÇÃO COM SISTEMAS DE MONITORAÇÃO / ABOUT THE SEMIOTIC ENGINEERING OF INTERACTION WITH MONITORING SYSTEMS
Sistemas de Monitoração de aplicações e serviços na Internet são, atualmente, fonte de informação e tomada de decisão ágil para Administradores de Sistemas. Em ambientes com grande volume de acesso e infraestrutura de centenas de servidores, comunicar eventos com problemas em uma interface acessível para navegadores Web é um grande desafio de des
Publicado em: 2010
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4. Diretrizes para avaliação de IHC baseada em modelos
Tradicionalmente, a avaliação de IHC é aplicada nas fases finais do processo de desenvolvimento de um sistema interativo, quando existe, pelo menos, um protótipo do mesmo. Executar esta avaliação antecipadamente ainda na etapa de projeto pode diminuir os custos com reparos de eventuais problemas. Normalmente, este tipo de avaliação é feito sobre mod
Publicado em: 2008
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5. EXTREME COMMUNICATION-CENTERED DESIGN: AN AGILE PROCESS FOR HUMANCOMPUTER INTERACTION DESIGN / EXTREME COMMUNICATION-CENTERED DESIGN: UM PROCESSO ÁGIL PARA O PROJETO DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
O desenvolvimento de software interativo pode seguir diferentes tipos de processos, que vão desde os voltados a especificação (métodos tradicionais) àqueles voltados a prototipação (métodos ágeis). Em virtude da ênfase em documentação desde suas fases iniciais, os métodos tradicionais permitem uma maior reflexão sobre o software antes de sua im
Publicado em: 2007
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6. COMUNIHC-ES: FERRAMENTA DE APOIO À COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE IHC E ENGENHEIROS DE SOFTWARE / COMUNIHC-ES: AN HCI TOOL TO SUPPORT THE COMMUNICATION BETWEEN HCI PROFESSIONALS AND SOFTWARE ENGINEERS
Developing interactive systems involves professionals from many areas of expertise, including HCI (Human-Computer Interaction) and Software Engineering (SE), each one with specific focus and goals. HCI focuses, generally, on understanding the users` characteristics, needs and objectives, their work environment and the tasks they need or want to perform using
Publicado em: 2007
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7. Reuso de IHC orientado a padrões concretos de interação e dirigido por casos de uso / A concrete interaction pattern oriented and use case driven HCI reuse approach
A prática de reuso, apesar de ser universalmente e reconhecidamente aceita como uma boa prática, ainda não atingiu um estágio de maturidade satisfatório nas instituições. Em particular, a definição e a construção das interfaces com o usuário (IHC) ainda carecem de abordagens efetivas e sistemáticas de reuso, mesmo se comparadas com as práticas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2007
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8. EditWeb : mecanismos de autoria assistida de páginas para ambientes de EAD via web visando usabilidade e acessibilidade / EditWeb : mechanisms of page authoring for EAD environments from web respecting Usability and Accessibility guidelines
O uso da Web, como meio, recurso e plataforma para EAD (Educação a Distância), tem sido muito difundido e estudado. No entanto, a investigação e implementação de ferramentas para autoria de páginas Web para EAD são surpreendentemente pouco relatadas. Autoria de páginas Web é uma tarefa multidisciplinar que envolve vários aspectos simultaneamente:
Publicado em: 2007
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9. Rumo a um ambiente de prototipação sonora cooperativa na web
Esta dissertação faz parte das pesquisas realizadas pelo Grupo de Computação Musical da UFRGS e está baseada na crença que é possível fomentar cada vez mais o interesse das pessoas pela música, usando formas alternativas para experimentação sonora e incentivando a interação entre usuários. A partir desta idéia, chega-se ao projeto do CODES - C
Publicado em: 2007
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10. Aplicabilidade de padrões de interação humano-computador e de engenharia de software no processo de desenvolvimento de sistemas interativos.
Tanto a área de Engenharia de Software (ES) quanto a área de Interação Humano-Computador (IHC), duas áreas dentro da Ciência da Computação, propõem modelos de processo, métodos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de sistemas interativos. Contudo, essas áreas diferem em sua visão em relação a tal tarefa, pois enquanto o foco principa
Publicado em: 2005
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11. PROJETO DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR BASEADO EM MODELOS FUNDAMENTADOS NA ENGENHARIA SEMIÓTICA: CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE INTERAÇÃO / MODEL-BASED DESIGN OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION GROUNDED ON SEMIOTIC ENGINEERING: AN INTERACTION MODEL
Devido à popularização dos computadores pessoais, torna-se cada vez mais importante construir interfaces de usuário com alta usabilidade, levando em consideração as características, preferências e necessidades dos usuários. Diversos modelos têm sido propostos para lidar com a complexidade do projeto de interação humano-computador (IHC). No entant
Publicado em: 2003
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12. Uma metodologia de aprendizagem de recomendações ergonômicas contextualizadas em casos de uso
A área da Interação Humano-Computador (IHC) está focada no projeto, implementação e avaliação de sistemas interativos baseados no computador, assim como o estudo dos diferentes aspectos que influem nesta interação. A interação ocorre através de diferentes dispositivos, onde a interface do usuário é considerada parte de um sistema, aplicação,
Publicado em: 2002