Radames Gnattali
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
2. Tua imagem permanece imaculada : Radamés Gnattali e seu arranjo para a valsa-canção " Lábios que beijei" / Your image remains : Radames Gnattali and their arrangement to the waltz-song "Lips that Kissed"
O presente trabalho investiga a valsa-canção "Lábios que beijei", composição da dupla J. Cascata (pseudônimo de Álvaro Nunes Filho, 1912-1961) e Leonel Azevedo (1908-1980), gravada em 1937 pela empresa RCA Victor na cidade do Rio de Janeiro. Essa foi uma gravação de grande sucesso e contribuiu para consolidar as carreiras de seu intérprete, o canto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
-
3. O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras / The Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions.
Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
-
4. Ernesto Nazareth e a valsa da Suíte Retratos de Radamés Gnattali
Composta por Radamés Gnattali (1906-1988) em 1956 para bandolim solista, conjunto de choro e orquestra de cordas, Retratos é uma suíte em quatro movimentos onde são homenageadas algumas das mais expressivas personalidades do cenário da música popular brasileira: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. O que dá forma e
Per musi. Publicado em: 2011-06
-
5. Three piano waltzes of Radames Gnattali : an analytical-interpretive approach / Tres valsas para piano de Radames Gnattali : uma abordagem analitico-interpretativa
O presente trabalho tem como objeto de estudo as valsas para piano Carinhosa, Perfumosa e Vaidosa, de Radamés Gnattali, e tem por objetivo o estudo analítico das referidas peças visando ao entendimento dos processos composicionais empregados e sua relação com a interpretação das obras. Para tanto, foi utilizada a técnica de Análise Hipermétrica ela
Publicado em: 2009
-
6. Canção e Dansa para Contrabaixo e Piano de Radamés Gnattali: estudo de aspectos técnico-interpretativos
Em Canção e Dansa, Radamés Gnattali explora muitos dos recursos idiomáticos do Cbx., fazendo uso de uma escrita virtuosística, poucas vezes empregada em composições para Cbx. solista no Brasil (RODRIGUES, 2003, p.9). Este estudo analisa os aspectos técnicos e interpretativos de execução do Cbx., tais como arcadas, dedilhados, articulações, realiz
Publicado em: 2008
-
7. Análise de técnicas de orquestração da música brasileira na Suíte Brasiliana n. 1de Cyro Pereira / Análise de técnicas de orquestração da música brasileira na Suíte Brasiliana n. 1de Cyro Pereira
Este trabalho de Mestrado propõe uma análise sobre a escrita orquestral da música brasileira com foco na Suíte Brasiliana n.1 de Cyro Pereira, composta em 1962. Assim, contextualiza e apresenta um histórico da escrita da música popular brasileira para orquestra, citando trechos de partituras de alguns arranjos de Pixinguinha e Radamés Gnattali na Épo
Publicado em: 2008
-
8. Radamés Gnattali: - "Suíte para quinteto de sopros" - Estudo analítico e interpretativo / Radamés Gnattali: - "Suíte para quinteto de sopros" - Estudo analítico e interpretativo
The main objective of the present research is to present an Analysis and an interpretative Study of the Suíte for Woodwind Quintet by Radamés Gnattali. For the sake of contextualization, the First Part presents biographical and historical data of the composers life. The Second Part focuses on the piece. It starts with aspects of the Suit and introduces the
Publicado em: 2007
-
9. Valsas de Radamés Gnattali : um estudo histórico-estilístico
Este trabalho objetiva evidenciar como ‘Valsas para Piano’ de 1939, de Radamés Gnattali refletem o diálogo entre os dialetos americanos e as culturas americanas no Brasil dos anos 1930, causados pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e acesso às formas de entretenimento de massa. Após o exame de posturas analíticas (MEYER), aponta-se a reco
Publicado em: 2007
-
10. Os dez estudos para violão de Radamés Gnattali: uma análise / Os dez estudos para violão de Radamés Gnattali: uma análise
Análise dos dez Estudos para violão de Radamés Gnattali com ênfase no aspecto harmônico, utilizando as ferramentas analíticas desenvolvidas no século XX para tratar de procedimentos harmônicos não-tradicionais. Tem como objetivo compreender as estruturas sonoras, salientando questões como movimento harmônico, prolongamento harmônico e melódico,
Publicado em: 2007
-
11. A Sonatina para Flauta e Violão de Radamés Gnattali: estudo de aspectos estruturais e interpretativos do primeiro movimento
The present article has as purpose an analytic and interpretative survey of the first movement from Sonatina for flute and guitar of Radamés Gnattali. The methodological procedure used was one that focused on the score analysis and the analysis of three recordings of this work. The analysis was focused on the structural and formal elements of the musical di
Publicado em: 2007
-
12. Dez estudos para violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativas.
Este trabalho propõe uma interpretação musical dos Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali baseada nas características estilísticas atribuídas pela literatura musical à obra geral do compositor. Adotamos como referencial teórico o princípio investigativo proposto por Leonard Meyer (2000) em seu livro El estilo en la música. Teoría musical, h
Publicado em: 2006