Regimes De Enunciacao
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1. Movimento multicultural dos direitos humanos: cinema brasileiro de retomada, pluralismo jurídico e os estereótipos da violência
Resumo O presente artigo tem como escopo identificar as relações entre a concepção multicultural dos Direitos Humanos e a enunciação audiovisual no Cinema de retomada no Brasil. Por meio de uma análise metodológica descritiva e exploratória dos recursos fílmicos e bibliográficos percebemos, no trabalho, que o discurso jurídico se destaca nas dive
Revista Direito e Práxis. Publicado em: 2022
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2. Estratégias enunciativas de subversão da espacialidade nos jogos eletrônicos Portal, Antichamber e Monument Valley
Resumo As estratégias enunciativas de projeções espaciais não referenciadas no mundo natural presentes em jogos eletrônicos são o objeto de análise deste trabalho. Sob a perspectiva da semiótica discursiva e estudos da linguagem audiovisual, busca-se compreender as lógicas de produção de sentido nas projeções espaciais dos jogos Portal, Anticham
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
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3. W OU A INVENÇÃO DA MEMÓRIA COMO INSCRIÇÃO DO SUJEITO
Resumo Em 1975, Georges Perec publica W ou le souvenir d'enfance, obra ao mesmo tempo ficcional e autobiográfica, na qual dois regimes diferentes de enunciação aparecem lado a lado. Em seu livro, Perec coloca em cena esse indecidível entre o imperativo de narrar o que ele não viveu e sua impossibilidade absoluta, desenvolvendo uma estratégia narrativa
Alea. Publicado em: 2015-12
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4. A Enunciação Aforizante: o caso do gênero manifesto
Dominique Maingueneau, em alguns de seus trabalhos, define dois regimes de enunciação distintos: o textualizante e o aforizante. O regime de enunciação aforizante "destextualiza" o texto, por se caracterizar como um processo que tenta minar a compacidade e a dinâmica de textualização. Com base nesse conceito - e levando-o às últimas consequências -
DELTA. Publicado em: 2013
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5. Significação em infográficos de imprensa
Esta pesquisa analisa infográficos publicados pela mídia impressa diária, procurando entender como eles constroem uma nova dimensão do discurso jornalístico, considerando sua característica de produzir efeitos de dizer verdadeiro e credível. Tratase de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo foi depreender regras gerais de organização dos i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/10/2012
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6. A pedagogização do sexo da criança: do corpo ao dispositivo da infância / La Pédagogisation du sexe de lenfant : Du corps au dispositif de lenfance
Esta pesquisa procura levantar e analisar as diferentes práticas que produziram a infância moderna. Partimos da noção de que o século XVIII investe de maneira específica no corpo da criança, produzindo uma série de práticas que se inscrevem em um processo de pedagogização de seu sexo. Esta pedagogização, por sua vez, ocorre primeiramente por mei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/06/2012
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7. Modos de presença da materialidade midiática na poética de Augusto de Campos
A questão desta pesquisa é como a materialidade da mídia ressignifica-se como materialidade significante da poesia de Augusto de Campos. A partir de um elenco dos modos de presença dos traços midiáticos, em um recorte de poemas, foi possível delinear uma imagem de Augusto de Campos enquanto poeta multimidiático. O corpus foi delimitado em poemas cuja
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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8. O dispositivo pedagógico da arte
A presente dissertação tem como foco as relações entre público e arte, propostas por instituições culturais. O estudo parte do pressuposto de que, sobretudo a partir da década de 1960, um dispositivo pedagógico da arte é organizado, no sentido de responder a uma urgência histórica do nosso tempo, qual seja: a de criar estratégias de acessibilida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. Narrativas da sexualidade: pressupostos para uma poética queer
A articulação de uma epistemologia queer permite pensar a textualidade como o lugar de encenação de uma ficção política que questiona os regimes heteronomativos do sexo e do gênero, e propõe uma estratégia de resistência baseada tanto nos corpos e nos prazeres quanto nas políticas de representação e reinvenção das masculinidades e das feminil
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2010-12
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10. Genres of discourse and memory: intergeneric dialogism in advertising discourse / Gêneros do discurso e memória: o dialogismo intergenérico no discurso publicitário
Esta pesquisa tem por objeto de estudo peças publicitárias parcial ou totalmente textualizadas e enunciadas sob a forma e/ou função prototípicas de gêneros discursivos alheios à publicidade, como telegrama, cartão de votos, artigos jornalísticos, capas de revista/jornal, entre outros. A partir da observação empírica desse tipo de publicidade, int
Publicado em: 2010
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11. Cenas da sexualidade florianopolitana : incursões estéticas à centralidade urbana
Este trabalho trata da sexualidade e da arquitetura. Através das leituras de Foucault, sobre a sexualidade, e de Bataille, sobre o erotismo, estuda-se a arquitetu-ra e a sexualidade como construções sociais cujas trajetórias se sobrepõem. Assim, o objetivo aqui presente é expressar um retrato bastante amplo destas sobreposi-ções e dar-lhes um sentido
Publicado em: 2009
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12. A letra, o corpo e o desejo : uma leitura comparada de Puig, Abreu e Bayly / Letter, body and desire : a comparative reading of Puig, Abreu and Bayly / La letra, el cuerpo y el deseo : una lectura comparativa de Puig, Abreu y Bayly / La lettre, le corps et le désir : une lecture comparée de Puig, Abreu et Bayly
A letra, o corpo e o desejo: uma leitura comparada de Puig, Abreu e Bayly tem por objetivo a realização de uma análise contrastiva de três romances representativos da problematização da identidade homossexual masculina no continente latino-americano: El beso de la mujer araña (Argentina, 1976), de Manuel Puig; Onde andará Dulce Veiga? (Brasil, 1990),
Publicado em: 2007