Representacao Pictorica
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
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1. Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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2. Railway photography and technology: analysis of the photographic record of Brazilian railway in the 19th century
RESUMO O objetivo deste texto é examinar alguns conjuntos de fotografias de companhias ferroviárias no Brasil, a fim de ressaltar o potencial desse tipo de material iconográfico, não apenas como documentação artística, mas também tecnológica. Tratamos particularmente de uma coleção de 6 mil fotografias reunidas por empresas como Companhia Paulista
História. Publicado em: 21/10/2019
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3. As mulheres e a luz na obra de Umberto Boccioni
Resumo Este artigo reflete acerca da poética do artista italiano Umberto Boccioni (1882-1916) tomando como eixo o tema da mulher em sua obra pictórica e escultórica, temática de importância na obra do artista, utilizada ainda em desenhos e telas de sua fase pré-futurista no sentido de compreender as relações entre os corpos, a luz e a atmosfera. A re
ARS (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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4. DE LÁ PARA CÁ, O RIO DAS CONTAS DESENHANDO... SUAS PAISAGENS
RESUMO A inspiração para a escrita desde ensaio poético foi a imagem pictórico-poética do rio das Contas, representando as paisagens desenhadas ao longo de suas margens. Objetiva fazer uma leitura geográfica dessa estrada hídrica, em direção à interpretação e análise da sua paisagem, a partir da sua representação pictórica. De lá para cá...
Mercator (Fortaleza). Publicado em: 10/07/2017
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5. Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura
Resumo O desenvolvimento do edifício teatral moderno, iniciado no Renascimento, respondia não só às necessidades técnicas das artes cênicas, mas, e sobretudo, às prerrogativas da vida cortesã e posteriormente burguesa como ambiente primordial de sociabilidade. Desse modo, o teatro lírico, enquanto espaço, seria tema para a pintura a partir do sécu
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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6. Imagem e espaço em pinturas de vaso e escultura arquitetônica: sobre a (ir)relevância do suporte
Resumo Este artigo explora a relevância do suporte no estudo da arte da Grécia Antiga, através de uma análise paralela da relação entre imagem e espaço na pintura de vasos áticos e escultura arquitetônica. Enquanto produções acadêmicas recentes e inovadoras sobre arte grega tentam focar na incomensurabilidade de diferentes suportes da representa�
Tempo. Publicado em: 2015-12
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7. O erro e a avaliação da aprendizagem : concepções de professores
Avaliação da aprendizagem, feedback e erro precisam ser entendidos em suas interdependências e interfaces. A maneira como se avalia, como se entende o erro e como se promove o feedback são decorrentes da compreensão a respeito do que é ensinar e aprender, elementos que devem ser reconhecidos como em permanente construção. Partindo desta premissa busc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
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8. Pintura e corpo na filosofia de Merleau-Ponty
A meta desta dissertação foi verificar o porquê da recorrência da pintura na filosofia de Merleau-Ponty. Para tanto, analisamos os textos A dúvida de Cézanne , A linguagem indireta e as vozes do silêncio e O olho e o espírito que tratam diretamente da pintura, demonstrando a sua função em cada um deles, levando em consideração as noções de corp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2011
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9. Porque somos Helenas: uma passagem entre linguagens
A presente pesquisa consiste no estudo e registro da semiose na passagem da linguagem pictórica para a cênica de alguns autorretratos da pintora finlandesa Helene Schjerfbeck. Busca compreender o percurso criativo e o processo de construção e desconstrução existentes nesta passagem em um contexto de espaço e tempo diferentes. Registra o trabalho de cr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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10. As fases pictóricas de Wega Nery
Wega Nery (1912-2007) foi uma artista plástica brasileira com trajetória de 60 anos de carreira artística e mais de 1000 trabalhos catalogados. Nessa longa trajetória, surgiram trabalhos artísticos de diferentes fases, sendo elas: Influências Acadêmicas; Estudos Formais; Desenhos; Vitrais; Transição e Expansão; Paisagens Imaginárias e Suavização
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/06/2011
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11. A fabulação do corpóreo na imagética de Alcides Pereira dos Santos
Esta pesquisa teve como objetivo central estudar a obra do artista plástico Alcides Pereira dos Santos (Rui Barbosa BA 1932 São Paulo SP 2007). Em linhas gerais, pode-se dizer que grande parte dos discursos até agora proferidos sobre sua obra contribuíram para fazer de sua pintura resultado da prática ingênua do que se vê e se olha. Ainda que Alcides
Publicado em: 2011
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12. Autorreferencialidade em território partilhado
Autorreferencialidade em Território Partilhado trata-se de uma investigação em pintura e fotografia a partir de uma definição mais ampla do que seja do campo da pintura. Contrapondo-se as definições modernistas que estabeleciam ser do campo da pintura somente seus elementos essências, ou seja, o plano, a cor e o gesto, esta investigação parte de um
Publicado em: 2009