Representacao Pintura
Mostrando 1-12 de 51 artigos, teses e dissertações.
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1. Uma personagem por sua roupa: o gibão como representação do bandeirante paulista
Resumo: O artigo focaliza o processo pelo qual a figuração do bandeirante paulista foi associada, durante o século XX, a um item específico de indumentária, o gibão de armas, espécie de colete caracterizado pela presença de costuras formando losangos. Essa vestimenta foi vinculada aos sertanistas pela primeira vez em uma pintura de Oscar Pereira da S
Tempo. Publicado em: 2020-08
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2. Era uma vez em Westworld
Este artigo analisa a ficção televisiva Westworld buscando elucidar a inserção da série na onda distópica contemporânea e sua representação de uma crise do sujeito humanista moderno. Outros aspectos destacados são a relação entre humanos e máquinas, sua ressignificação dos códigos do western cinematográfico, sua complexidade narrativa e as a
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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3. Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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4. O quarto de Ceci: paisagem, natureza-morta e desejo em O guarani, de José de Alencar
Resumo Este artigo explora duas linhas contrastivas e complementares de representação da natureza em O guarani (1857), de José de Alencar, que são a paisagem e a natureza-morta, em especial esta última. Gênero que atinge seu clímax no século 17 nos Países Baixos, a natureza-morta passa ao primeiro plano da pintura ao valorizar características como
Alea. Publicado em: 11/11/2019
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5. Retratos em movimento.
resumo O artigo aborda aspectos da relação do cinema com a arte do retrato. Buscamos, em primeiro lugar, uma definição estética do que seria um retrato cinematográfico, sempre em tensão com os critérios formais e padrões estilísticos que historicamente constituíram o retrato pictórico. Em seguida, relacionamos essa questão com a importância que
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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6. Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura
Resumo O desenvolvimento do edifício teatral moderno, iniciado no Renascimento, respondia não só às necessidades técnicas das artes cênicas, mas, e sobretudo, às prerrogativas da vida cortesã e posteriormente burguesa como ambiente primordial de sociabilidade. Desse modo, o teatro lírico, enquanto espaço, seria tema para a pintura a partir do sécu
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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7. A pulsão: da encarnação à transferência
Resumo: A pulsão pode ser entendida como articulação de uma pressão contínua a uma forma descontínua (representante-representativo), paradoxo que constitui um impossível da representação. Três versões deste impossível são explorados: 1) o mistério cristão da Encarnação e a narrativa da Anunciação podem ser interpretados como invenções cu
Ágora (Rio J.). Publicado em: 2016-08
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8. "A IMAGEM É UMA COISA QUE NÃO É A COISA": o artista entre as camadas do espelho
RESUMO Em um passado distante, poucos tinham as ferramentas para a representação de si através dos (auto)retratos. Somente os artistas eram capazes de dizer ao mundo como era a percepção que tinham de si mesmos. A explosão da produção de imagens no mundo contemporâneo tem deflagrado novas formas de experiência da vida, em situações que parecem de
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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9. Imagem e espaço em pinturas de vaso e escultura arquitetônica: sobre a (ir)relevância do suporte
Resumo Este artigo explora a relevância do suporte no estudo da arte da Grécia Antiga, através de uma análise paralela da relação entre imagem e espaço na pintura de vasos áticos e escultura arquitetônica. Enquanto produções acadêmicas recentes e inovadoras sobre arte grega tentam focar na incomensurabilidade de diferentes suportes da representa�
Tempo. Publicado em: 2015-12
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10. Estirâncio: imagem e representação do litoral e a arte contemporânea
Resumo O artigo apresenta uma reflexão sobre a prática sistemática (pesquisa?) desenvolvida na ECA/USP em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP nos últimos anos, com foco na representação ou imaginação da paisagem litorânea em Cananéia (litoral sul do Estado de São Paulo), e sugere um levantamento de estudos e/ou práticas artísticas que
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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11. O corpo feminino e seus enigmas: a esfinge na pintura de Franz Stuck
ResumoNeste ensaio, discutirei o problema da representação do feminino nas artes do final do século XIX. Para tanto, partirei da leitura de Bram Dijkstra em Idols of Perversity (1986). Na sequência, refletirei sobre o modo como o imaginário do corpo feminino está associado ao encontro de Édipo e a Esfinge, monstro feminino que oferta enigmas e apresen
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-12
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12. "Tratado" e Exercício de ser criança: a infância entre versos, rimas e tintas
A obra de arte, de modo geral, consiste em um evento significativo, visto que o leitor pode vivenciar diferentes mundos ficcionais, como também recuperar e articular as redes intertextuais, no ato da leitura. Assim, há a possibilidade de repensar a sua própria experiência e as condições sociais em que a criança está inserida. Nesse sentido, o nosso o
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-12