Roda De Choro
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. Performance, significado e interação no musicar participativo/apresentacional de uma roda de choro
RESUMO Rodas de choro são espaços destinados ao musicar do choro, uma música fundamentalmente instrumental que surgiu nas camadas populares do meio urbano no Brasil do século XIX. Atualmente, essas rodas articulam elementos de performances participativas e apresentacionais de acordo com os significados construídos e com as experiências adquiridas. O te
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
2. Roda de choro : processos educativos na convivência entre músicos
The objective of this research is to describe and understand the educational processes arising from the interaction between musicians in a roda de choro. Based on the experiences of the researcher, from the interaction with musicians and other musical friends in social musical practices and musical education environments, and the studies done in the research
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/03/2012
-
3. Análise do contexto da Roda de Choro com base no conceito de ordem musical de John Blacking
A Roda de Choro oferece um rico ambiente para análise tanto do contexto musical da performance quanto do contexto social que nutre as relações musicais. No presente artigo, essa especificidade é analisada a partir do conceito de ordem musical estabelecido por John Blacking (1995). A coleta de dados da pesquisa foi realizada a partir de observações etno
Per musi. Publicado em: 2011-06
-
4. O choro dos chorões de Brasília
O Choro é gênero instrumental brasileiro, surgido no Rio de Janeiro no final do século XIX. Desde a criação de Brasília, a cidade abriga chorões. Neste trabalho, músicos chorões de Brasília foram entrevistados, com vistas a identificar e analisar conhecimentos e percepções acerca de sua prática musical. Também foram analisados, por meio de obse
Publicado em: 2009
-
5. Módulo experimental para o ensino de choro: um estudo descritivo.
Esta dissertação desenvolveu e aplicou um programa de ensino de Choro para os alunos dos cursos de graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Através da análise dos seus resultados, o estudo propõe uma expansão nas metodologias tradicionais e apresenta sugestões para articular a inserção do Choro no ensino superior
Publicado em: 2002