Rosa Joao Guimaraes 1908 1967 Grande Sertao Veredas Critica E Interpretacao
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Mímica, suplemento, carnavalização: uma leitura de Grande Sertão: Veredas
Esta dissertação visa a realizar uma leitura do romance Grande Sertão: Veredas (1956), escrito por João Guimarães Rosa (1908-1967), à luz dos conceitos: mímica (H. K. Bhabha), suplemento (J. Derrida) e carnavalização (M. M. Bakhtin). Nessa discussão, os três conceitos norteiam a lógica argumentativa da análise do romance com o sentido de discuti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/12/2010
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2. Literatura homoerótica: o homoerotismo em seis narrativas brasileiras
Este trabalho discute a relação entre literatura e homoerotismo e propõe um conceito de literatura homoerótica fundamentado a partir da análise crítica de seis narrativas brasileiras que têm como foco o homoerotismo masculino. Procura entender os mecanismos que envolvem a homofobia social e seus reflexos nos estudos literários. E, ao separar o desejo
Publicado em: 2010
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3. O que ajunta espalha: tempo e paradoxo em Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, e Nós, os do Makulusu, de José Luandino Vieira
Esta tese propõe uma leitura crítica do tempo e do paradoxo em dois dos mais importantes romances em língua portuguesa do século XX: Grande sertão: veredas, do brasileiro João Guimarães Rosa; e Nós, os do Makulusu, do angolano José Luandino Vieira. Como base teórica, parte-se de três importantes obras de Paul Ricoeur: A metáfora viva (1975), Temp
Publicado em: 2010
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4. Diadorim, Nhorinhá e Otacília : o feminino em Grande Sertão: Veredas
No sertão criado por Rosa, dominado pelos homens e pelos valores masculinos, parece difícil vislumbrar um lugar para as mulheres e para o desenvolvimento do princípio feminino. O objetivo do presente trabalho é analisar em Grande Sertão: Veredas a relação entre homens e mulheres, focando as personagens femininas, mais precisamente as que compõem a tr
Publicado em: 2009
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5. A roça imigrante e o sertão mineiro : do mítico-sacral ao lógico-racional
Tendo como base dados antropológicos, históricos, literários e biográficos, esta obra coloca em relação a sociedade colonial-imigrante clássica do sul do Brasil, representada paradigmaticamente pela Capela de Três Vendas de Catuípe (RS), com o sertão – o interior agrário – de Minas Gerais, tal como ele aparece no romance Grande sertão: vereda
Publicado em: 2009
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6. Veredas sonoras: música e escritura na narrativa de Grande Sertão
This research analyses the musicality in Riobaldos narrative at João Guimarães Rosas Grande Sertão: Veredas, according to Paul Zumthors concepts of voice, orality and performance. When we notice the music as a constituent element of the writing of the work, we searched in Rosa s own statements arguments that demonstrated his intention to use music as a fa
Publicado em: 2009
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7. Nicas, nonadas, tutameíces: o percurso da letra na obra de Guimarães Rosa
Dialogando com a noção de letra de Jacques Lacan e com proposições sobre a escrita de Barthes e Blanchot, procuramos demonstrar que há em Guimarães Rosa uma "consciência da letra", ou , em outros termos, um programa estético de investimento na letra. O projeto rosiano se confirma nas correspondências do escritor mineiro com seus tradutores, trabalho
Publicado em: 2008
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8. Sincretismo religioso brasileiro: um estudo através das veredas de Grande Sertão
Este trabalho é uma tentativa de compreensão do sincretismo religioso brasileiro via Grande Sertão: Veredas. Ou seja, a dissertação tenta estabelecer um paralelo metafórico entre a pluralidade sincrética e religiosa contida no único romance de João Guimarães Rosa e o sincretismo religioso brasileiro. Esta dissertação é feita na área de Ciência
Publicado em: 2007
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9. O caminho enviesado: a vida re-apresentada em Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa
A proposta deste trabalho é discutir alguns aspectos e questões da Teoria da Literatura tendo como corpus literário o romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Dentro da proposta a que nos dedicamos, discutimos, temas ligados à representação, ou mímesis, conceitos que os filósofos Platão e Aristóteles introduziram nos estudos que h
Publicado em: 2007
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10. Vertentes do viver : a estrutura trágica de "Grande sertão : veredas"
Este trabalho é uma tentativa de análise da estrutura de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, a partir do conceito de tragédia apresentado por Aristóteles em sua Poética. Nesse livro, Aristóteles diz que, na tragédia, a estrutura interna do texto - a "composição dos fatos", o mythos - aponta para a "peripécia", o desenlace, na qual ac
Publicado em: 2007
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11. A poetização do espaço nos Sertões de Euclides e Rosa
O objetivo desta pesquisa é mostrar como se constrói o espaço nas narrativas: Os Sertões, de Euclides da Cunha e Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Intenta-se refletir sobre os seguintes problemas: Que elementos compõem o espaço em Os Sertões e Grande Sertão: Veredas? Como os múltiplos espaços influenciam nos elementos componenciais
Publicado em: 2006
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12. Andanças da donzela guerreira: Bradamante e Diadorim entre o oral e o escrito
Bradamante e Diadorim, donzelas guerreiras que fazem as suas andanças nas obras O cavaleiro inexistente de ítalo Calvino e Grande sertão: veredas João Guimarães Rosa Esse é o objeto de estudo aqui apresentado e em que nos detivemos para analisar a construção de suas formas e peculiaridades a partir de uma abordagem que levou em consideração o diál
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2005