Rosa Joao Guimaraes Rosa 1908 1967 Primeiras Estorias Critica E Interpretacao
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. O silêncio das epígrafes : a construção das Primeiras estórias
O presente trabalho apresenta a hipótese de que Primeiras estórias (1962) é o ponto de chegada a uma expressão estética arduamente conquistada por Guimarães Rosa. Parte dessa conquista estaria alicerçada na experiência epigráfica e em personagens que, de um segundo plano, assomam à frente do palco como protagonistas. Aparentes sucedâneos dos poema
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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2. Nicas, nonadas, tutameíces: o percurso da letra na obra de Guimarães Rosa
Dialogando com a noção de letra de Jacques Lacan e com proposições sobre a escrita de Barthes e Blanchot, procuramos demonstrar que há em Guimarães Rosa uma "consciência da letra", ou , em outros termos, um programa estético de investimento na letra. O projeto rosiano se confirma nas correspondências do escritor mineiro com seus tradutores, trabalho
Publicado em: 2008
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3. O jogo verbal vs. não-verbal: (re)formulação de esteriotipias nas estampilustradas Primeiras estórias
A partir do quadro teórico da AD Francesa, considerando algumas noções da psicanálise freudo-lacaniana e algumas questões da Teoria da Enunciação, analisei aspectos do jogo verbal (V) vs. não-verbal (NV) que constitui, funciona e produz efeitos de sentido e de interpretação nas estampilustradas Primeiras estórias (PE) de Guimarães Rosa. Especific
Publicado em: 2008
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4. Os bichos de muita antigüidade : anticonvenções do contar em Guimarães Rosa
Ao longo do processo de evolução por que passou a forma literária que conhecemos por Conto, fica evidente que cada vez mais este se distanciou de suas origens: a oralidade, a essência popular, que agrega o maravilhoso. Este estudo discute algumas questões relativas à gênese do Conto, aspectos relacionados à nomenclatura; conceito; origem e suas front
Publicado em: 2007
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5. O olhar da personagem-criança na obra de João Guimarães Rosa em "Campo geral"
Esta dissertação apresenta o estudo de aspectos analisados em três contos de Guimarães Rosa protagonizados por crianças, são eles: Campo Geral (da Obra Manuelzão e Miguilim), As margens da alegria e A menina de lá (contidos em Primeiras Estórias). A investigação toma como ponto de partida a construção da personagem-criança na obra rosiana a par
Publicado em: 2005
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6. A mitopoiesis rosiana em Primeiras Estórias
A proposta desta Dissertação é detectar a camada simbólica, mítica, mais precisamente, as estruturas míticas subjacentes a quatro contos de "Primeiras Estórias", de Guimarães Rosa: "A menina de lá", "Um moço muito branco", "A benfazeja" e "Nada e a nossa condição", e o que decorre disso. Para tanto, primeiramente estudamos a estrutura e função
Publicado em: 1990