Rousseau Homem Natural
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
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1. Da natureza à cultura: o problema da proibição do incesto na antropologia de Rousseau
Resumo: A dicotomia mundo físico/mundo moral é característica do século XVIII francês. Refere-se às dimensões biológicas naturais e às dimensões morais do homem. Muitos autores do Iluminismo desejaram retraçar a história conjectural ou as metamorfoses sucessivas que levaram à passagem do homem físico para o homem moral. Essa temática se faz ta
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2021-03
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2. Comentário ao artigo Escândalo e corrupção: da recriação do invisível nos Mass media
Resumo: A dicotomia mundo físico/mundo moral é característica do século XVIII francês. Refere-se às dimensões biológicas naturais e às dimensões morais do homem. Muitos autores do Iluminismo desejaram retraçar a história conjectural ou as metamorfoses sucessivas que levaram à passagem do homem físico para o homem moral. Essa temática se faz ta
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2021-03
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3. Entre laboriosos e contemplativos: o papel das noções de trabalho e preguiça no Ensaio sobre a origem das línguas, de Rousseau1
Resumo: No Ensaio sobre a origem das línguas, texto publicado postumamente, em 1781, Rousseau reflete sobre certos aspectos da conformação antropológica e social, tendo em vista as diferentes configurações climáticas e geográficas nas quais os homens se encontram. O objetivo do artigo será examinar a importância das noções de trabalho e preguiça
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2018-03
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4. PROGRESSO E DEPRAVAÇÃO: A CULTURA COMO REMÉDIO
RESUMO O pensamento iluminista defendia que a ciência e as artes proporcionaram o desenvolvimento da razão e a melhoria dos costumes. A posição contrária, tomada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), rendeu-lhe o prêmio da Academia de Dijon e o fez, depois da publicação de outras obras, um defensor da natureza e do homem natural. Diante d
Kriterion. Publicado em: 2016-08
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5. DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
RESUMO: Embora a obra de Rousseau tenha sido objeto de uma farta produção intelectual ao l1ongo dos quase dois séculos e meio de sua existência, continuamente sofre por interpretações distorcidas e leituras parciais. Com o objetivo de contribuir com essa discussão, sobretudo no que diz respeito à formação do homem, este trabalho procura discutir o
Educ. Soc.. Publicado em: 2016-03
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6. A CARTA MUNDUS NOVUS DE VESPUCCI E A LENDA DO HOMEM NATURAL DE ROUSSEAU
O artigo procura mostrar que, na carta
Mundus Novus , de Vespucci, delineia-se um perfil de tipo humano no qual a variabilidade individual e de estágio civilizatório pode ser reduzida, por meio de abstração, à forma geral do "selvagem" voltado para a exploração hedonista do seu meio e como tal imune a todo e qualquer freio que lhe iRev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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7. Da Representação no Processo Educacional: Entre a Festa e o Espetáculo
RESUMO:No intercurso das relações sociais, o homem passa da representação dos objetos para a representação de si mesmo. Pelo relato do Segundo discurso, a ordem social fez dos acontecimentos um espetáculo enganoso porque, em vez de unir as pessoas, acabou por separá-las, interpondo o fenômeno, o parecer. Se o mundo se tornou, dessa forma, pura repre
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2015
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8. Homem ou cidadão: Dificuldades da proposta pedagógico-política de Rousseau
Para desenvolver a presente dissertação escolhemos seguir o pensamento de Rousseau, posto que reúne o tema educacional e o tema político dispostos de maneira a investigar a construção de uma proposta possível de formação do homem para a vida em sociedade. De início, nos deparamos com a disjuntiva apresentada por Rousseau no Emílio que dá o tom do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/08/2012
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9. A mentira-verdade do ator: o ofício do ator na Lettre à dAlembert sur les spectacles, de Jean-Jacques Rousseau
No Iluminismo Francês, o teatro era um dos principais temas discutidos entre seus pensadores os chamados philosophes, que expressavam de forma acirrada suas ideias sobre o fenômeno da representação teatral e sua possível eficácia pedagógica, bem como acerca de suas implicações sociais e políticas na França do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2011
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10. Os fundamentos de legitimidade do direito polÃtico em Rousseau / The legitimacy foundation in RousseauÂs political law
O presente trabalho tem como objetivo investigar quais sÃo os fundamentos de legitimidade do direito polÃtico no pensamento de Jean Jacques Rousseau. Para o filÃsofo genebrino, o homem nÃo à um ser polÃtico por natureza, tendo em vista que a polÃtica està diretamente relacionada com a vida social. Somente no estado social se pode falar em tal direito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2011
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11. A FORMAÇÃO DO HOMEM PARA A SOBERANIA POPULAR COMO PRINCÍPIO DE DIREITO POLÍTICO EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Como exórdio da antropologia política de Rousseau, apontamos na sua obra, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, um problema geral e grave que o homem adquiriu para si, através do processo civilizatório, que foi tornar-se um ser corrompido. Com a proposta educacional de Rousseau, através da sua obra o Emílio, ou Da Ed
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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12. Aspiração por reconhecimento e educação do amor-próprio em Jean-Jacques Rousseau
O artigo procura mostrar a existência de uma filosofia social no Segundo discurso de Rousseau, tomando a aspiração humana por reconhecimento como seu núcleo constitutivo. A investigação sobre a origem da desigualdade conduz o genebrino à interrogação acerca do próprio homem, descobrindo a liberdade e a perfectibilidade como forças (faculdades) ori
Educação e Pesquisa. Publicado em: 2011-12