Samba Historia
Mostrando 1-12 de 57 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre a praça e o largo: artistas e intelectuais na formação de dois “berços” do samba
RESUMO Comparando a Praça Onze e o Largo da Banana, este artigo analisa as negociações assimétricas entre sambistas negros e intelectuais brancos na consolidação desses espaços como “berços” do samba, conduzidas nos Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e de São Paulo. Projetos de história oral realizados entre os anos 1960 e 1980 ambicion
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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2. No rastro do Museu do Carnaval Tia Dodô da Portela: por uma proposta decolonial
Resumo: Através da preservação da cultura material produzida pelos sujeitos negros no universo do samba e carnaval, abordaremos a trajetória de Tia Dodô da Portela, refletindo os regimes de visibilidade, protagonismo e emancipação desenvolvidos por mulheres negras na dimensão política, cultural e de organização dos espaços da memória em países
Tempo. Publicado em: 2022
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3. Sou eu que dou as ordens: a autorrepresentação de Heitor dos Prazeres
Resumo Este artigo investiga os elementos combinados por Heitor dos Prazeres para constituir seu autorretrato, a pintura denominada O artista, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Fugindo das representações redutoras e esquemáticas, recorrentes na abordagem de indivíduos negros na história da arte brasileira, Heitor soma atributos para compor uma f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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4. A escravidão como mal de arquivo: apagamento e acontecimento na história do Brasil
Resumo: O presente texto propõe discutir a complexidade do arquivo da escravidão no Brasil em suas dimensões de apagamento e acontecimento na história do país. Para tanto, tomará como eixo o cotejo entre duas produções discursivas postas no laço social brasileiro, sendo estas o Hino da República de 1890 e o samba enredo produzido pela escola carnav
Alea. Publicado em: 2020-12
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5. EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950)
RESUMO: Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte hist
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
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6. A "Saga do Cavalo Pantaneiro" e a pecuária na região de Corumbá, MS, como tema da Escola de Samba Mocidade Independente de Nova Corumbá
Resumo: Este artigo articula aspectos da História e sua representação em manifestações culturais populares, com foco na história de Corumbá, região de Mato Grosso do Sul. Para tanto, traz um breve histórico da ocupação, colonização, desenvolvimento e da região, à luz de contribuições de Proença (1992a; 1992b), Alves (2004), Fernandes (2009)
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2016-06
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7. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira
Este artigo apresenta um estudo acerca da construção dos discursos sobre música popular urbana no Brasil, desde o momento formativo dos primeiros textos historiográficos sobre o objeto, até a proposição da "linha evolutiva" e a institucionalização da MPB. Neste período, que vai da década de 1930 até o final dos anos 1960, constituiu-se uma linhag
Per musi. Publicado em: 2014-06
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8. O ENLAÇAMENTO ENUNCIATIVO DE UM RITUAL CARNAVALIZADO: CENOGRAFIA E ETHOS DISCURSIVO EM SAMBA-ENREDO DE ESCOLA CARNAVALESCA DO MEIO-OESTE CATARINENSE
O objetivo deste trabalho é analisar a cenografia e o ethos discursivo da linguagem carnavalizada inscrita no gênero samba-enredo intitulado "Uma História. Um Memorial. A Unidos Canta a Paz Universal", mediante as concepções de Bakhtin, sobre carnavalização, e de Maingueneau, em relação à cenografia e ao ethos discursivo. Um estudo dessa natureza s
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2014-05
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9. Samba sem mim : por um elogio do excesso
The essay aims to evoke an allegorical discussion regarding contemporary Brazilian literature. By means of two varieties of style situated at opposite ends of the literary spectrum the excessive and the concise , it presents an analysis that postulates a range of Portuguese writers as an indirect way of investigating the disappearance of an epic feeling with
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/01/2013
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10. "Pelo telefone mandaram avisar que se questione essa tal história onde mulher não tá": a atuação de mulheres musicistas na constituição do samba da Pequena África do Rio de Janeiro no início do século XX
Esta investigação lança-se sobre o samba da Pequena África do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX de modo a analisar a atuação das mulheres na região que ficou conhecida como o berço do samba. A partir disso, identifiquei que as Tias Baianas da Pequena África foram mulheres atuantes e influentes no meio musical de sua época, composi
Per musi. Publicado em: 2013-12
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11. Cartografia imaginada da Mangueira
Propomos nesse artigo percorrer os meandros da pesquisa de campo que realizamos, na cidade do Rio de Janeiro, com crianças moradoras do morro da Mangueira e integrantes de sua Escola de Samba. Focamos os desdobramentos teóricos forjados na elaboração coletiva de uma metodologia de pesquisa na qual, tendo a imagem como suporte e objeto de reflexão, deixa
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2013-08
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12. O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano / The samba for solo piano by Cesar Camargo Mariano
Esta dissertação trata de relações entre o piano instrumento musical associado à cultura européia e de difícil mobilidade e o samba gênero musical associado às classes populares e a uma certa imagem da cultura afro-brasileira. Ao longo do século XX, através da atuação dos pianeiros, a prática do piano no samba se consolida como uma tradição d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012