Samba Historia E Critica
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950)
RESUMO: Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte hist
Educ. rev.. Publicado em: 22/10/2018
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2. A linhagem samba-bossa-MPB: sobre a construção de um discurso de tradição da música popular brasileira
Este artigo apresenta um estudo acerca da construção dos discursos sobre música popular urbana no Brasil, desde o momento formativo dos primeiros textos historiográficos sobre o objeto, até a proposição da "linha evolutiva" e a institucionalização da MPB. Neste período, que vai da década de 1930 até o final dos anos 1960, constituiu-se uma linhag
Per musi. Publicado em: 2014-06
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3. Samba sem mim : por um elogio do excesso
The essay aims to evoke an allegorical discussion regarding contemporary Brazilian literature. By means of two varieties of style situated at opposite ends of the literary spectrum the excessive and the concise , it presents an analysis that postulates a range of Portuguese writers as an indirect way of investigating the disappearance of an epic feeling with
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/01/2013
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4. História e filosofia da ciência no ensino de ciências naturais: o consenso e as pespectivas a partir de documentos oficiais, pesquisas e visões dos formadores / History and philosophy of science in teaching of natural sciences: the consensus and the perspectives from official documents, research and teachers viewpoints
A análise do distanciamento entre as orientações teóricas das instâncias decisórias (ID) sobre a inclusão da abordagem dos aspectos da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais (HFCECN) constitui o nosso objetivo de investigação, cujo problema foi identificar as ID e saber em que elas se distanciavam entre si em relação à
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/06/2011
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5. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
As possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que
Publicado em: 2008
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6. Re-quebros da subjetividade e o poder transformador do samba
This thesis aims at problematizing the contemporaneous subjectivity. In order to achieve this goal, I propose an alliance with the samba, a Brazilian musical gender. I hypothesize that such an alliance can make the subjectivity create strategies of existence, which oppose to hegemonic ways produced by the market of this so called mainstream capitalist regime
Publicado em: 2006
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7. The criticism and the artist: samba, repression and poetry in Chico Buarque / A crítica e o artista: samba, repressão e poesia em Chico Buarque
The aim of this work is to analyze a body of critical reviews and other journalistic writings produced at two different moments of Chico Buarques career: early 1970s and early 1990s. For this purpose, we have chosen three specific works to be studied: Sinal fechado (1974), Francisco (1987), and Paratodos (1993). In the analyses of reviews published on major
Publicado em: 2005
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8. Batucada de bamba, cadencia do samba : a formação de uma brasilidade critica-conservadora
Nâo informado
Publicado em: 1999