Satira Social
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
-
1. Luiz Gama e a sátira racial como poesia da transgressão: poéticas diaspóricas como contranarrativa à ideia de raça
Resumo Este artigo interpreta e analisa a produção cultural do poeta, jornalista, maçom, abolicionista, advogado (rábula) e líder político Luiz Gama. A cidade de São Paulo foi o espaço de suas realizações, lugar por excelência para o surgimento de sua identidade política diaspórica. Priorizamos, nas análises de suas narrativas poéticas, o modo
Almanack. Publicado em: 2015-12
-
2. "O HOMEM QUE FORA CONSUMIDO" - UM CONTO DA "ALMA EXTERIOR"
Como ver o corpo além de sua materialidade é, obviamente, uma das maiores preocupações da ficção gótica de Edgar Allan Poe: "Metzengerstein", "Morella", "Ligeia", "Uma estória das montanhas Ragged", "Revelação mesmérica" e "Os fatos no caso de monsieurValdemar" são alguns exemplos. Mas em seu grotesquecômico "O homem que fora consumido - Uma his
Ilha Desterro. Publicado em: 2015-08
-
3. Análise do discurso humorístico : condições de produção das piadas de Joãozinho = Analysis of speech humorous : conditions of production of little Johnny jokes / Analysis of speech humorous : conditions of production of little Johnny jokes
O objetivo central deste trabalho é a análise de um corpus constituído por um conjunto de "piadas de Joãozinho". Neste material, queremos avaliar, tendo como base teórica a Análise do Discurso francesa, quais são suas condições de produção, procurando compreender as razões histórico-sociais e a representação masculina estereotipada nesse mater
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2012
-
4. âSem ordi nÃo hà porgueÃo e nÃis sÃmo desordero!â: humor, parÃdia e vida urbana em Alvarenga e Ranchinho (1930/40) / âSem ordi nÃo hà porgueÃo e nÃis sÃmo desordero!â: humor, parody and urban life in Ranchinho and Alvarenga (1930/40)
The humorous representation of the Brazilian history could always be perceived in several artistic formats: images, movies, literary texts, theatrical pieces and also in the music. In the folk music, beyond the conception the act of telling âjokesâ, it was assumed, sporadically, a character scenic, performative and grotesquely. Thinking on this question, I
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2011
-
5. Natsume Sôseki - o olhar felino sobre as múltiplas faces do homem de Meiji / Natsume Sôseki: feline \ slook about the multiple of the man of the Meiji period
O romance Eu sou um Gato, do escritor japonês Natsume Sôseki, publicado entre 1906 e 1907, é marcado basicamente pela critica ao regime em voga, período Meiji (18681912) no Japão e seus costumes sociais. Entretanto, sua construção baseia-se em técnicas pouco utilizadas na época, pois o autor mescla influências dos romances naturalistas ocidentais �
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
-
6. Concepções estéticas em Aníbal Machado : a originalidade criadora em seus contos
Esta tese apresenta a descrição da trajetória de Aníbal Machado. Investiga a recepção de sua obra. Analisa oito contos presentes em A morte da porta-estandarte e Tati, a garota e outras histórias, descrevendo os seguintes aspectos: as etapas de um ritual de passagem na experiência vivida pelo protagonista de ¿O iniciado do vento¿; o percurso da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
7. Ruas imaginárias: o humor linguístico-expressivo nas crônicas de Aldir Blanc / Imaginary streets: the linguistic-expressive humor of Aldir Blanc s chronicles.
O objetivo desta pesquisa é analisar as marcas linguísticas que compõem as relações de sentido no que diz respeito ao humor da crônica de Aldir Blanc. A partir da percepção da estrutura da Língua Portuguesa, verificar quais as ações na produção textual da crônica sejam estas morfológicas, gramaticais, lexicais, sintáticas, fonéticas, estilí
Publicado em: 2010
-
8. Sátira e crítica social no romance Os tambores silenciosos, de Josué Guimarães / Satire and social criticism in the novel Os Tambores Silenciosos, by Josué Guimarães
This dissertation examines the novel Os tambores silenciosos (1977), by Josué Guimarães, and attemps to verify how the elements of the grotesque, the satire and carnivalization are used to construct the characters and the plot with the purpose of a critical representation of two critical historical periods corresponding with each other: the 1930s and the c
Publicado em: 2009
-
9. A sátira política em O Pirralho: Juó Bananére e o Hermismo - 1911 a 1915
This research studies the phenomenon of political satire in the city of São Paulo s Belle Époque, specifically the chronic character of the irreverent comedy Juó Bananére, pseudonym of Alexander R. M. Machado, on the then President of the Republic Marshal Hermes da Fonseca and bureaucracy that tied the body of political support. Our study indicated that
Publicado em: 2009
-
10. A questão da mulher e a ordem social: o humor em Dorothy Parker / Question of the women and social order: the humor in Dorothy Parker
Essa dissertação tem como objetivo analisar os contos da escritora Dorothy Parker em diálogo com seus poemas, tendo em vista a modernidade com a qual construiu suas histórias e o papel do humor em sua criação. Ao analisar as obras dessa autora de grande destaque nos Estados Unidos da América do Norte, nos anos 1930, veremos como o humor se transforma
Publicado em: 2009
-
11. Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi e a leitura crítica do conceito pelas Ciências Sociais. / Caipira yes, no backpack: representations of popular culture in cinema Mazzaropi and critical reading of the concept by the Social Sciences.
O objeto da presente pesquisa é a representação das práticas culturais caipiras no cinema de Amacio Mazzaropi, sendo seus conceitos norteadores os vinculados às noções de cultura, cultura popular e cultura de massa. O corpo teórico possui como fundamento principal a obra A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rab
Publicado em: 2009
-
12. Do quadro aos "quadros": o uso de filmes como recurso didático no ensino de administração
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir duas experiências, na graduação e na pós-graduação (Mestrado), nas quais filmes são usados - respectivamente, como estudo de caso e sátira - no ensino de comportamento organizacional e metodologia de pesquisa. Argumenta-se que os filmes são uma poderosa ferramenta não apenas para ilustrar tópicos
Cadernos EBAPE.BR. Publicado em: 2008-08