Sculptures
Mostrando 1-12 de 37 artigos, teses e dissertações.
-
1. Entre o céu e a terra: as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950
As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que ca
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
-
2. Aplicações das tecnologias Laser Scan e aerofotogrametria por drone para museus
RESUMO O presente trabalho apresenta alguns conceitos e diversas aplicações da tecnologia Laser Scan 3D (LS3D) para o levantamento de monumentos, peças de museu e esculturas, visando a obtenção de modelos, maquetes virtuais, filmes, exposições virtuais e maquetes em resina. Complementa-se, em alguns casos, com os levantamentos aerofotogramétricos com
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
-
3. Cinderelas, bailarinas e a vida longa das galanterias
RESUMO O artigo discute a constituição da identidade feminina associada à exibição do corpo. A sexualização da questão deixou esquecida uma matriz de longa tradição, a etiqueta aristocrática francesa do século XVIII. Uma das estratégias sociais de conservação desse repertório cenográfico se deu com a produção de esculturas representando ce
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
-
4. A AMÉRICA COMO CONSAGRAÇÃO: ESCULTURAS DE ETTORE XIMENES EM NOVA YORK (1909-1921)
Resumo Ettore Ximenes (Palermo, 1855/Roma, 1926) foi um escultor italiano de grande notoriedade internacional nas primeiras décadas do século XX. Autor do Monumento à Independência do Brasil, situado em São Paulo, sua maior obra escultórica, Ximenes construiu uma trajetória de grande relevo na América, desde que ganhou o concurso para o Monumento ao
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 05/08/2019
-
5. Pollen morphology and its taxonomic significance in the genus Bomarea Mirb. (Alstroemeriaceae) - II. Subgenus Bomarea
Pollen morphology of 52 species (out of c. 79) of the Bomarea subgenus Bomarea was examined using light microscopy and scanning electron microscopy (SEM), or using SEM alone. The studied species of Bomarea were stenopalynous, characterized by large, oblate, monosulcate monads with reticulate exine sculpture in most species. Wide variation was observed in qua
Acta Bot. Bras.. Publicado em: 2015-12
-
6. Body movement implied by static images modulates eye movements and subjective time estimation
The present study investigated the influence of body movement implied by artwork on time estimation and its relationship with eye movement. In Experiment 1, the participants were presented with static photographic images of Edgar Degas sculptures that implied different movements. The participants were asked to estimate their exposure times. Overestimation wa
Psychol. Neurosci.. Publicado em: 2013-12
-
7. Theodor Fontane's representation of monuments in the Wanderungen durch die Mark Brandenburg
Theodor Fontane was a passionate visitor of historical monuments, and his text Wanderungen durch die Mark Brandenburg entail many references to sculptures, obelisks, churches, and museums. Fontane's description of monuments represents a specific view on history, which undermines a teleological perspective on the past. The article shows that Fontane's monumen
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
-
8. Metal corrosion in polychrome baroque lead sculptures: a case study
Esculturas policromadas de Pb do Museu do Oratório em Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil), expostas em um mostruário de vidro foram severamente degradadas. Os produtos de corrosão foram analisados por difratometria de raios X (XRD), espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (SEM), fluorescência
J. Braz. Chem. Soc.. Publicado em: 2013-08
-
9. Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca
Making use of several analytical techniques, four erudite and four popular Portuguese baroque wooden sculptures were studied. The materials and techniques employed were identified and the relationship between their artistic quality and the materials used was investigated. In general, the pigments were common at the time, but one pigment discovered in the beg
Quím. Nova. Publicado em: 2013
-
10. Os bonecões no carnaval de Atibaia : uma experiência em arte-educação / Atibaia s giant dummies carnival : an art-education experience
The intention of this work can be justified in its essence: it is an experiment in art education. It highlights proposals of activities with realistic goals, closer to the student s universe and that can be undertaken within the classroom. In this sense, sensitive education - stimulated by the experience and close observation of our everyday life, the contem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/10/2011
-
11. Um sistema de ensino de projeto baseado no conhecimento : sistemas generativos e ontologias aplicados no ensino de arquitetura paisagística / Developing a knowledge based design education method : using generative systems and onthology to teach landscape design
The purpose of this research is to present a case based system to support students during the search for a solution to a landscape design problem. The system model is based on computational theories applied to design, such as Alexander s pattern language, shape grammar and parametric modeling. In the system, a design concept, also called pattern, can be repr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2011
-
12. O sepulcro de Julio II, de Michelangelo : o movimento reformador italiano e a definição iconográfica do monumento em San Pietro in Vincoli / The Tomb of Jules II, by Michelangelo : the Italian reformation movement and the iconographic definition of the monument in San Pietro in Vincoli
The sepulcher of the pope Jules II was finished by Michelangelo in 1545 at the Church of Saint Peter in Chains, in Rome. The final project counted on 7 sculptures: 4 of them by Michelangelo?s own hands and 3 sculptures made by his assistents. Some Scholars have considered that him assembled sculptures made in different moments of his life to be free of an or
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/09/2011