Sinais Musicais
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
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1. Música para estudantes de engenharia: Síntese sonora de tema de jazz
A produção de som por instrumentos musicais acústicos é provocada pela vibração de uma estrutura ressonante que pode ser descrita por um sinal correspondente à evolução temporal da vibração associada com a pressão do som. O fato de que o som pode ser caracterizado por um conjunto de sinais, sugere que um dispositivo possa gerar som e, portanto
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2015-06
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2. Razão de chance de ocorrência de dor, variáveis posturais e disfunção em violinistas na cidade de São Paulo / Odds ratio of occurrence of pain, postural changes, and disabilities of violinists in São Paulo
A relação entre músicos e dores musculoesqueléticas é cada vez mais comum em centro de estudos musicais, tais como, universidades e orquestras. O objetivo desta dissertação foi analisar a razão de chance de ocorrência de dor, variáveis posturais e disfunção em violinistas na cidade de São Paulo. Foram avaliados 38 violinistas com idade de 21.5 �
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2012
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3. A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as estratégias que crianças alfabetizadas (6 a 9 anos), desenvolvem, estando numa situação de ambiência nas múltiplas leituras, para elaborar uma representação gráfica para os sons. Consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de entrevi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2011
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4. Síntese por modelagem física da clarineta : modelo por guia de ondas com escoamento / Synthesis by physical modeling of the clarinet : model using waveguides with flow
Este trabalho aplica a técnica do guia de ondas digital ("Digital Waveguide") na síntese de instrumentos de sopro da família das madeiras, em particular, da clarineta. Esta técnica foi desenvolvida na década de 1980 e, desde então, tem sido utilizada em síntese de instrumentosmusicais por modelagem física. A técnica consiste, grosso modo, no process
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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5. Avaliação do vocabulário expressivo em crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais
OBJETIVO: investigar o desempenho de crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais em teste de vocabulário expressivo. MÉTODO: a amostra foi composta por 64 sujeitos (32 crianças no grupo estudo e 32 no grupo controle) que foram divididos em 4 grupos por idade (5, 6 , 7 e 8 anos). Todas as crianças foram submetidas ao Teste de Linguagem Infa
Revista CEFAC. Publicado em: 24/06/2011
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6. Controle da diretividade sonora no espaço tridimensional por um arranjo esférico compacto de alto-falantes / Sound directivity control in a 3-D space by a compact spherical loudspeaker array
O controle angular da radiação sonora pode ser obtido utilizando um arranjo compacto de alto-falantes independentemente programáveis operando na mesma faixa de frequência. Geralmente, os alto-falantes são dispostos sobre uma estrutura de formato esférico seguindo a geometria de um sólido de Platão a fim de se obter uma configuração altamente simét
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/02/2010
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7. Ensinando música ao aluno surdo : perspectivas para ação pedagógica inclusiva
A presente tese propõe-se a investigar, a partir de uma abordagem qualitativa, como se dá o processo de aprendizagem musical de alunos surdos no contexto inclusivo, com vistas a sistematizar uma base para educação musical com esses alunos junto à escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases principais. A primeira fase, do tipo exploratória
Publicado em: 2010
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8. Avaliação experimental de um tampo harmônico de violão clássico reforçado com materiais compostos / Experimental evaluation of a classical guitar top reinforced with composite materials
O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de trabalhos já realizados no campo de estudo das vibrações aplicadas a instrumentos musicais, com ênfase sobre o Violão Clássico, seguida de uma comparação experimental das Transmissibilidades entre um ponto próximo à região de excitação do sistema e outros três pontos ao longo do tampo
Publicado em: 2010
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9. Ocorrência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em músicos
OBJETIVO: Verificar a prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em grupos de músicos profissionais, intérpretes de instrumentos de sopro e de cordas. MÉTODOS: Participaram 92 músicos, com idades entre 18 e 58 anos. Foram entrevistados 70 músicos intérpretes de instrumentos de sopro (76,08%) e 22 músicos intérpretes de instrum
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2009
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10. Girolamo Fantini : Modo Per Imparare A Sonare Di Trompa (1638) : tradução, comentarios e aplicação a pratica do trompete natural / Girolamo Fatnini : Modo per Imparare A Sonare Di Trompa (1638) : translation, comments and application to the practice of natural trumpet
Ao nos depararmos, inicialmente, com um método de instrumento, podemos fazer algumas perguntas para nos auxiliar na forma de estudá-lo: O que este método quer nos ensinar? Qual é a sua essência? No que ele mais focaliza? Quais são os tipos de exercícios e que repertório ele contém? Até o início do século XVI, o trompete não era considerado um in
Publicado em: 2009
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11. NAM JUNE PAIK: DE LA MUSIQUE PHYSIQUE À L`ART COMMUNICATION / NAM JUNE PAIK: DA MÚSICA FÍSICA À ARTE DA COMUNICAÇÃO
Nam June Paik é considerado como artista pioneiro da vídeoarte, forma de arte que surgiu na década de 1960 e que explora a imagem eletrônica e suas propriedades enquanto material expressivo ontologicamente diferente das outras formas de imagem, assim como seu uso em instalações, ambientes com circuito fechado e em redes de comunicação. Tendo iniciado
Publicado em: 2009
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12. A abordagem AME Apreciação Musical Expressiva como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música.
Esta pesquisa investiga a influência de uma proposta de orientação docente no desenvolvimento de articulações entre teoria e prática durante o estágio de uma estudante do curso de Licenciatura em Música da UFBA. Usando um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou uma abordagem de formação de professores com ênfase em apreciação musical, i
Publicado em: 2009