Sistemas Operacionais Computacao Hardware
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1. Um simulador compilado dinâmico para o ArchC / Dynamic compiled simulator for ArchC
O simulador é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de uma nova arquitetura computacional. Entre as vantagens que ele apresenta destacam-se a flexibilidade e o baixo custo. Os primeiros simuladores eram criados manualmente, uma prática muito propensa a erros. Atualmente, Linguagens de Descrição de Arquiteturas (ADLs) facilitam a ger
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/11/2011
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2. Técnica de detecção de falhas de escalonamento de tarefas em sistemas embarcados baseados em sistemas operacionais de tempo real
A alta complexidade dos sistemas de tempo real aumentou significativamente a necessidade da utilização de Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS - Real Time Operating System) com o objetivo de simplificar o projeto dos mesmos. Neste contexto, sistemas embarcados baseados em RTOS exploram uma série de funcionalidades e facilidades inerentes ao mesmo, ta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
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3. Emulador e montador para o micro PCIR
Este trabalho descreve o projeto e implementação de um emulador desenvolvido em firmware no minicomputador ED 311 para o microprocessador de 16 bits, denominado PCIR (Processador de Conjunto de Instruções Reduzido) projetado e construído no Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFRGS. O presente volume contém ainda a especificação
Publicado em: 2010
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4. Projeto do núcleo de um sistema operacional distribuído / Project of the kernel of a distributed operating system
Uma das tendências para o aumento do desempenho dos sistemas de computação atuais tem sido a distribuição do processamento em uma rede de computadores. Já foram pesquisados diversos modelos para obter essa distribuição, e um dos que tem se mostrado mais promissor é aquele no qual o controle da distribuição é efetuado diretamente pelo sistema oper
Publicado em: 2010
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5. Realocação de recursos em ambientes virtualizados
A constante evolução das tecnologias computacionais tem possibilitado um aumento no poder de processamento dos computadores, sendo que em determinadas situações esse poder computacional não é plenamente utilizado. Para utilizar efetivamente a capacidade de processamento dos computadores, cada vez mais as empresas de processamento de dados (data center)
Publicado em: 2009
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6. Modelagem abstrata para o Hardware de MPSOCS
A grande quantidade de funcionalidades integradas aos equipamentos digitais atuais, como telefones celulares, handhelds, consoles de jogos e smart phones, vem criando diversos desafios a serem superados pelos projetistas destes sistemas. Entre estes desafios pode-se citar o aumento do desempenho e a flexibilidade, a diminuição da potência consumida e a re
Publicado em: 2009
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7. Uma abordagem na camada de middleware para troca dinâmica de componentes em sistemas multimídia distribuídos baseados no framework Cosmos
Para tratar a complexidade associada ao gerenciamento dos sistemas multimídia distribuídos, uma solução deve incorporar conceitos de middleware de forma a abstrair especificidades de hardware e sistemas operacionais. Aplicações nesses sistemas podem ser executadas em diferentes tipos de plataformas, e os componentes destes sistemas precisam interagir u
Publicado em: 2009
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8. DevC: uma linguagem de suporte ao desenvolvimento concorrente de device drives e modelos de controladores de entrada e saÃda
Modern electronic products incorporate several features, combining mobility, computational power, a great capacity for communication and facility for interfacing. Nevertheless, integrating such functionalities increases the complexity of the design. The design of such products includes an embedded system that implements their functionalities in a combined so
Publicado em: 2009
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9. Alocação dinâmica de recursos no Xen
A demanda por poder computacional é cada vez maior, e conseqüentemente leva ao desenvolvimento de equipamentos com capacidades de processamento cada vez maiores para suprí-la. Hoje em dia temos acesso a computadores com poder computacional cada vez maior, porém em sua grande maioria, esse poder computacional é apenas parcialmente utilizado, causando uma
Publicado em: 2008
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10. Um modelo de interconexão de componentes para ambientes mulitmídia distribuídos
Sistemas multimídia devem incorporar conceitos de middleware de forma a abstrair especificidades de hardware e sistemas operacionais. Aplicações nestes sistemas podem ser executadas em diferentes tipos de plataformas, e os componentes destes sistemas precisam interagir uns com os outros. Neste contexto, faz-se necessário a definição de mecanismos de co
Publicado em: 2007
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11. Sistema de controle de consumo para redes de computadores
Este trabalho define e implementa um sistema de controle de consumo para redes de computadores, objetivando aumentar o tempo de operação da rede em caso de operação com recursos limitados e redução de consumo de energia em situações de fornecimento normal. Na definição do sistema, denominado NetPower, foi estabelecida uma estrutura através da qual
Publicado em: 2007
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12. CMF: um framework multi-plataforma para desenvolvimento de aplicaÃÃes para dispositivos mÃveis
Com o crescimento da tecnologia de telefonia celular, estes dispositivos passaram cada vez mais a focar seus objetivos em processamento e transmissÃo de dados. Devido ao seu grande poder de conectividade e a sua mobilidade, os celulares tambÃm se tornaram uma potencial plataforma para o desenvolvimento de aplicaÃÃes. Desta forma, os fabricantes de aparel
Publicado em: 2007