Sonatas
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1. As texturas do estilo concertante no primeiro movimento da sonata K.284 de W.A. Mozart
Este trabalho apresenta a comparação entre excertos do primeiro movimento da Sonata K. 284 com trechos de obras de compostas no estilo concertante, com o objetivo de identificar texturas que sejam compartilhadas em ambos, e assim fornecer subsídios para uma interpretação. Para o reconhecimento da equivalência entre essas as texturas, foi utilizada a ob
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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2. Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório / Três sonatas contemporâneas brasileiras para piano: estudo analítico-interpretativo das sonatas de Marlos Nobre, João Guilherme Ripper e Roberto Victório
A presente dissertação tem o objetivo de demonstrar o uso da forma sonata por compositores brasileiros vivos. Inicialmente, será feita uma breve revisão bibliográfica do histórico de transformações pelo qual a forma sonata e também dos principais acontecimentos musicais do século XX no Brasil. Em seguida, serão analisadas sonatas de três composit
Publicado em: 2010
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3. Reflexões sobre estratégias de estudo em música de câmara a partir do reconhecimento dos guias de execução musical
The present research, is a semi-experimental participant observation, presenting the processes of study in the Sonatas n1 and n4 I movement for Violin and Piano of Claudio Santoro, based on Performance Cues suggested on the research made by Dr. Roger Chaffin. It was necessary to identify and evaluate the strategies used in the violin and piano duo made by th
Publicado em: 2010
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4. Música e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieri
Esta dissertação trata da relação entre discurso nacionalista e prática composicional no contexto do nacionalismo musical brasileiro ocorrido no século XX e tem como objeto de estudo as Sonatinas para piano do compositor Camargo Guarnieri. Através de pesquisa bibliográfica a respeito da temática do nacionalismo, utilizando escritos de autores das Ci
Publicado em: 2010
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5. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição / The sonata form in three works: dialogs of the new music of Berg, Schoenberg and Santoro with the musical tradition.
Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a Sonata 1942 de Cláudio Santoro. Em comum estas obras apresentam seu plano estrutural de forma sonata resultante de procedimentos composic
Publicado em: 2010
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6. Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições / The taste of "IL foribundo" : an analytical study of the six Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani, according to his treatises and transcriptions
Esta tese foi elaborada com o objetivo de proporcionar subsídios aos violoncelistas para a interpretação das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue Op. V (1746), de Francesco Geminiani (1687-1762), no que concerne especificamente ao seu estilo. Para alcançar este objetivo, foram utilizados do mesmo autor A Treatise of the Good Taste in the Ar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2009
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7. The tree sonatas for piano by José Peralva: a analytic and interpretative aproach / As três sonatas para piano de José Penalva: uma abordagem analítico-interpretativa
This work aims to shed an analytical-interpretative look on the 3 Sonatas for Piano by José Penalva (1924-2002), wh re the analytical processes serve as a complement to instrumental performance. It was a historical and bibliographical survey on the composer, placing him within Brazilian and world music scene. This survey helped to highlight compositional ch
Publicado em: 2009
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8. Estudo comparativo entre edições práticas e edições urtext de sonatas para piano de Joseph Haydn
This study investigated practical and Urtext editions of the piano sonatas by Joseph Haydn (1732-1809), departing from differences in the notation and interpretation of articulations and ornaments. Chapter I presents the review of literature on notation and instrument interpretation in the eighteenth century; Chapter II presents the piano sonatas by Haydn an
Publicado em: 2009
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9. Marlos Nobre - sonata para piano sobre tema de Bartók Op. 45 : uma abordagem analítica do fenômeno intertextual
Este trabalho apresenta uma análise da Sonata para piano sobre tema de Bartók op.45 (2003) do compositor Marlos Nobre (1939) com o objetivo de identificar os elementos apropriados do primeiro movimento do Concerto para Orquestra (1943) do compositor húngaro Béla Bartók (1881-1945) e investigar como esses elementos são inseridos e metamorfoseados na lin
Publicado em: 2009
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10. Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven / Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven
Especialmente a partir do século XX, o interesse em entender como de fato se executava a música do período clássico cresceu consideravelmente. Isso porque, intérpretes e estudiosos em geral, ao se darem conta do distanciamento histórico entre executante e compositor, assim como da multiplicidade dos procedimentos instrumentais que agregaram tradições
Publicado em: 2009
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11. Reason and Emotion,The talented Fritz Jank: and the way Syntax and Semantics integrate in his work / Razão e emoção, o talento de Fritz Jank: de como sintaxe e semântica integram-se na obra do virtuose
Esta Tese estuda o papel da Razão e da Emoção no virtuosismo, como se integram aí sintaxe e semântica. Procuramos entender como a obra de arte é vivida, intuída, tanto no momento da sua concepção quanto no momento da sua execução. Nosso objetivo específico foi o de estudar como as composições de Ludwig van Beethoven encontram resplendor artíst
Publicado em: 2008
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12. O primeiro movimento da Sonata II para piano solo de Bruno Kiefer : uma análise interpretativa
Este estudo do primeiro movimento da Sonata II para piano de Bruno Kiefer parte do ponto de vista do executante. Reunindo cartas, documentos e outras evidências do arquivo do compositor, apresenta uma análise que expõe uma concepção pessoal dos significados referenciais transmitidos pela obra. O entendimento da linguagem musical do compositor, obtido at
Publicado em: 2007