Stephane Mallarme
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. O sujeito reconstruído: sobre algumas imagens mallarmaicas na obra de Alejandra Pizarnik
Resumo A leitura da obra poética da argentina Alejandra Pizarnik revela ao leitor atento um emaranhado de imagens que remetem a um dos ícones da poesia moderna, o francês Stéphane Mallarmé. Entretanto, nota-se, ao mesmo tempo, uma radical mudança de comportamento do sujeito poético da autora, que em vez de desaparecer no teatro autorreferente do signi
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-12
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2. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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3. Se não me falha a memória, del otro lado de Rivadávia, eu conheci este cantor... : a narrativa estilhaçada em 'Assim na terra', de Luiz Sérgio Metz
A intertextualidade é uma das características mais marcantes da produção literária contemporânea e, como procedimento, revela-se indispensável para a investigação das relações dialógicas entre textos. Este estudo analisa como se dá a relação entre textos, o jogo intertextual em Assim na terra, de Luiz Sérgio Metz, e como as relações que se
Publicado em: 2010
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4. De Babel à Web: o mito da língua perfeita na era da cibercultura
Esta pesquisa teve como principal objetivo verificar a relação entre a cibercultura e o mito da língua perfeita e universal. Partiu-se da hipótese de que a cibercultura, principalmente seu fenômeno de maior visibilidade, a Web, inclui-se em um movimento denominado por Gérard Genette como cratilismo ou mimologismo secundário. Uma tradição percorrida
Publicado em: 2009
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5. O co-relato Mallarmé / Haroldo de Campos: o mito moderno em "Um lance de dados" / The correlation Mallarmé / Haroldo de Campos: the modern myth in A throw of the dice
Em seu conceito moderno, o mito é um paradigma comportamental, um sistema semiológico de algum referente externo. Baseado nisto, este trabalho sustenta que o poema Um lance de dados, de Stéphane Mallarmé, adquire status mítico, quer pelo seu caráter cosmogônico comumente ignorado pela crítica quer pela sua inovação formal fato que o consagrou, e so
Publicado em: 2008
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6. OS IMPASSES DA INTERPRETAÇÃO: O PAPEL DO SILÊNCIO NA RECEPÇÃO DA OBRA POÉTICA DE MALLARMÉ E DA PINTURA DE CÉZANNE / LES IMPASSES DE L`INTERPRÉTATION: LE RÔLE DU SILENCE DANS LA RÉCEPTION DE L`OEUVRE POÉTIQUE DE MALLARMÉ ET DE LA PEINTURE DE CÉZANNE
A noção de silêncio na linguagem da arte está geralmente associada a uma certa crise dessa linguagem. De fato, tal é o que ocorre na obra poética de Stéphane Mallarmé e na pintura de Paul Cézanne que, desde há mais de um século, colocam perante seus leitores e seus espectadores o problema de sua insistente dificuldade. Essa tese propõe deslocar o
Publicado em: 2008
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7. Un coup de dés : o testamento do espaço mallarmeano
Tendo como base a idéia de que a Modernidade configura a própria tradição da ruptura, extraída de Octavio Paz, este estudo propõe-se a examinar o poema Un coup de dés, de Stéphane Mallarmé, aproximado-o de alguns poetas e músicos. Realizado no auge da Modernidade, esse poema foi retomado, na segunda metade do século XX, pelo movimento da poesia co
Publicado em: 2007