Sujeito Ludico
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
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1. UM BAÚ MÁGICO: HISTÓRIAS E AVENTURAS PARA CRIANÇAS SURDAS NUMA WEB TV
RESUMO Este artigo analisa a concepção do programa para crianças surdas Baú do Tito, por meio de uma pesquisa etnográfica que acompanhou sua produção. O programa apresenta a língua de sinais por meio de um universo lúdico, que mistura fantasia e realidade. A segmentação por faixa etária, a interatividade e o protagonismo da criança surda foram a
Cad. CEDES. Publicado em: 2021-04
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2. Vivendo o jogo ou jogando a vida? Notas sobre jogos (digitais) e educação em meio à cultura ludificada
Resumo Este artigo discute a ludificação da cultura, evidencia e problematiza suas implicações no que diz respeito às relações entre jogos digitais e educação. Para isso, orienta-se pelo seguinte itinerário reflexivo: 1) a ludificação da cultura como erosão do círculo mágico; 2) a formação do sujeito no contexto do século lúdico.
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2017-09
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3. O Sujeito Lúdico Produzido pela/na Educação Matemática: Interlocuções com o neoliberalismo
Resumo Este artigo tem como objetivo problematizar o uso de atividades lúdicas propostas para o ensino de matemática, entendendo a escola como um espaço de formação de subjetividades. O foco de nossa análise volta-se para o sujeito produzido pelo discurso lúdico e suas interlocuções com o neoliberalismo, com base nos estudos de Michel Foucault e de
Bolema. Publicado em: 2017-04
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4. A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer
RESUMO O estudo permitiu identificar questões essenciais ligadas aos processos inerentes ao ato de conhecer, especialmente, ligados às aprendizagens informacionais, na perspectiva das relações entre dispositivos e apropriação da informação. Abordamos os conceitos de pesquisa escolar, reconhecida prática pedagógica que confere aos alunos participaç
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2016-09
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5. Efeito do tratamento do desvio fonológico pelo modelo de estratos por estimulabilidade e complexidade dos segmentos com software de intervenção para fala (SIFALA)
RESUMO O tema desse artigo aborda o efeito que o Modelo de Estrato por Estimulabilidade e Complexidade e o uso do Software de Intervenção para Fala resulta no tratamento do desvio fonológico. Realizou-se estudo de caso de quatro sujeitos com idade entre 4:10 a 6:7, de ambos os gêneros, com desvio fonológico. Todos os sujeitos foram submetidos a avaliaç
Rev. CEFAC. Publicado em: 2016-02
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6. UM GAME PARA A PSICOLOGIA ESCOLAR: PROPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ARTEFATO LÚDICO-EDUCATIVO
Este artigo apresenta proposições teórico-metodológicas para o desenvolvimento e o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar, como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelece
Educ. rev.. Publicado em: 2015-03
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7. O cotidiano, o lúdico e as redes relacionais: a artesania do cuidar em terapia ocupacional no hospital
O objetivo deste trabalho é refletir sobre os modos de fazer, sentir e conduzir as ações de contar histórias em uma enfermaria pediátrica. Essas ações decorrem de atividades de extensão universitária, no âmbito da terapia ocupacional. A reflexão, realizada a partir da revisão de literatura e discussão sobre anotações de campo do projeto, pauta
Interface (Botucatu). Publicado em: 19/04/2012
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8. MÍDIAS ALTERNATIVAS NO CAMINHO DO SUJEITO: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA / ALTERNATIVE MEDIA ON THE WAY OF SUBJECT: A SEMIOTIC APPROACH
Este estudo discute a presença cada vez mais marcante de iniciativas publicitárias fora de suportes midiáticos massivos. A origem deste fenômeno está ligada a diferentes aspectos que fazem do cenário comunicacional contemporâneo um espaço de convergência de mídias, de interação direta entre consumidores e de individualização como novo paradigma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2011
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9. Brincando de ser vários : Autonomia, presença, liberdade
Este trabalho tem a intenção de apontar o desenvolvimento da noção de Presença. Aqui, ela precisa ser entendida num sentido amplo, que ultrapassa a noção de presença cênica, ou seja, a presença do corpo físico. Tentarei, através da limitação natural de um trabalho escrito e da minha própria, desenvolver a noção de Presença no mundo, em noss
Publicado em: 2011
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10. Assimetria, não-reversibilidade, controle dos sentidos : propriedades de um discurso autoritário
O objetivo deste trabalho é discutir de que forma a tipologia de discurso (ORLANDI, 1983) - lúdico, polêmico e autoritário - se mostra no discurso do Governo do Estado para/sobre a escola. Para isso, analisamos uma entrevista da então Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, para verificar se ocorre reversibilidade entre entrevistador e
Publicado em: 2010
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11. Saindo dos armários? - a análise das políticas de identidade na formação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo: um contraponto pela psicanálise
A Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas. Bissexuais, Travestis e Transexuais de São Paulo, em pouco mais de 10 anos de existência, mostra-se ser atualmente a maior expressão do Movimento Homossexual Brasileiro. A imagem social da Parada Gay é expressa entre o discurso reivindicatório e o modelo lúdico da celebração, o que tem dividido a opinião públ
Publicado em: 2010
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12. Brincadeira e amizade : um estudo com alemães, brasileiros e libaneses
O brincar é universal e possui caráter específico, de modo que o ritmo da brincadeira, sua dinâmica e suas regras ajustam-se às condições onde ocorre, facilitando as interações sociais. O objetivo da presente pesquisa foi descrever, comparar e analisar a brincadeira e sua ligação com a formação de amizades, a partir das recordações dos partici
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/03/2008