Teatro De Mascaras
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. Entre espelhos, máscaras, palcos e memórias: o jogo da representação em As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles
Resumo Este artigo busca analisar uma das facetas do jogo de representação no romance As horas nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, a partir da construção da protagonista Rosa Ambrósio. Na recuperação do passado pelo exercício da memória, os papéis femininos por Rosa outrora desempenhados no teatro como atriz misturam-se ao seu repertório pessoa
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 25/02/2019
-
2. Reinventando práticas de enfermagem na educação em saúde: teatro com idosos
O estudo apresenta como objetivo elaborar uma intervenção de enfermagem em educação em saúde, com enfoque na promoção à saúde de um grupo de idosos, utilizando como ferramenta as artes cênicas. Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada a partir de encontros semanais, definidos previamente, em espaço reservado. Nos encontros, foram trabalhadas as
Esc. Anna Nery. Publicado em: 2012-09
-
3. Figurino : um objeto sensível na produção do personagem
Compreendendo o figurino teatral como objeto sensível capaz de produzir subjetividade, o presente estudo examina a força de contágio que ele dispõe ao provocar no ator acesso a um novo nível de existência, além de caracterizar o personagem. Neste sentido, a reflexão se desdobra por meio das noções da máscara, da imagem, da aparência e do travesti
Publicado em: 2011
-
4. O ator títere de si e de suas máscaras : treinamento das máscaras, exercício da autonomia
O presente trabalho propõe-se a investigar o processo de montagem do texto Romeu e Julieta, realizado pela turma do curso de aprendiz técnico de instalação residencial a gás do grupo SESI FIERGS do município de Esteio, procurando responder a questão: o que levou uma turma do curso de aprendiz técnico a se apaixonar pela montagem teatral Romeu e Julie
Publicado em: 2011
-
5. Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca / Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca
Nascido em 1898 no interior de uma Espanha rural excessivamente católica e aristocrática, Federico García Lorca tornou-se um dos expoentes máximos da literatura espanhola e mundial. Sua obra teatral, impossível de ser separada de sua poesia, tornou-se bastante conhecida por sua envergadura trágica e por sua universal e recorrente temática de amor, mor
Publicado em: 2011
-
6. O animal humano e o corpo cênico / The human animal and the body scenic
Essa pesquisa é uma reflexão sobre o trabalho de ator. Baseia-se na prática teatral desenvolvida no grupo Boa Companhia, a partir da corporeidade animal. Os estudos realizados buscam compreender a experiência e as idéias elaboradas na construção do corpo cênico, em especial para a montagem dos espetáculos "PRIMUS" e "GALERIA 17". O trabalho baseado
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
7. A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação
Nesta dissertação resgata-se a experiência acumulada no trabalho com a máscara teatral, ao longo de mais de duas décadas, através da prática e da pesquisa pessoal, do contato com artistas e pesquisadores do uso da máscara teatral e do ensino dedicado à formação de profissionais do teatro; ressalta-se a contribuição de artistas-pedagogos para o t
Publicado em: 2010
-
8. Entre espelhos e máscaras: o jogo da representação em As horas nuas / Between mirrors and masks: the game of representation in As horas nuas
Este trabalho busca investigar o jogo de representação no romance As Horas Nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, a partir da construção da protagonista Rosa Ambrósio. Na recuperação do passado pelo exercício da memória, os papéis femininos por ela outrora desempenhados no teatro como atriz misturam-se ao seu próprio repertório e descortinam a en
Publicado em: 2010
-
9. Palhaçar : máscaras em uma patética-poética por rir / Clowner: les masques d´une poétique-pathétique pour rire
Esta dissertação é composta por cenas de escritura, onde atravessam séries heterogêneas de máscaras que compõem uma tipologia e uma topologia da arte do palhaço. Tais máscaras dramatizam o conhecimento e a própria historiografia da arte do palhaço e atuam como potências intempestivas, traçando um plano de composição e de pensamento que procede
Publicado em: 2009
-
10. Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência / Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência
It investigate the role of the body in the animation theater, a theatrical gender that uses masks, puppets and objects as its main way of expression. The actor of this theater, known as actor-entertainer, actormanipulator or actor-puppeteer, has as his main characteristic the expression through the material elements mentioned above. Aim: to propose a basic b
Publicado em: 2007
-
11. Teatro corporativo e estratégias espetaculares: em busca de uma abordagem dramatúrgica
Além de elevar a importância das organizações e da academia da administração, a globalização tornou evidente o teatro corporativo e as estratégias espetaculares. O quadro resultante é contraditório e ajuda a explicar as críticas mais recentes sobre a relevância do conhecimento acadêmico em estratégia. Por um lado, grandes corporações exigem
Organ. Soc.. Publicado em: 2006-09
-
12. Atores são herois : um processo de construção da mascara a partir de objetos cotidianos : Companhia Teatral Nosconosco / Actors are heros : creative process though the mask developed with actors from Companhia Teatral Nosconosco
O texto que constitui este trabalho é uma reflexão teórica sobre processo criativo através da máscara desenvolvida com os atores da Companhia Teatral Nosconosco do Rio de Janeiro. Este trabalho parte de uma experiência prática na construção de um espetáculo teatral e seu desenvolvimento criativo com objetos de uso cotidiano que levam o ator ao esta
Publicado em: 2005