Teatro Nelson Rodrigues
Mostrando 1-12 de 38 artigos, teses e dissertações.
-
1. “Toda nudez, sem amor, será castigada”: o sentido proposto por Nelson Rodrigues a uma de suas peças mais controversas
Resumo: Desde a década em 1940, em suas crônicas jornalísticas, Nelson Rodrigues monta uma consistente arquitetura discursiva que atribui um sentido específico para o teatro, de maneira geral, e para suas peças, em particular. Em diálogo com referências intelectuais do mundo católico de seu tempo (como Jacques Maritain, Gilbert Chesterton, Gilberto
Tempo. Publicado em: 2021-08
-
2. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues
RESUMO Nas fronteiras entre teatrologia e dialogismo, o presente artigo propõe reflexões sobre o processo de encenação do texto A serpente, de Nelson Rodrigues, nos anos de 2017 e 2018 pelo Carmen Group - Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação. A partir de uma perspectiva que relata e, ao mesmo tempo, analisa etapas de criação c�
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
-
3. Modernidade dramática em dois tempos: Carlos Alberto Soffredini e uma homenagem a Nelson Rodrigues
resumo Este artigo tem como proposta aproximar De onde vem o verão (1989-90), de Carlos Alberto Soffredini, de Vestido de noiva (1943), de Nelson Rodrigues, compreendendo as múltiplas referências textuais e intertextuais existentes na peça de Soffredini. Para isso, consideram-se na obra desses autores dois momentos de modernidade dramática, tendo em vis
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
-
4. Nelson Rodrigues, leitor e escritor: "diálogos", criatividade e erudição explícita nas crônicas futebolísticas
O objetivo da presente pesquisa é desvendar as interferências de outros gêneros trabalhados por Nelson Rodrigues, que teriam um vínculo menor com a verdade - especificamente o teatro -, nas construções sobre o futebol, edificadas na crônica esportiva do escritor. Atrelado a isso, intenta-se, ainda, expor o sentido com que Nelson utilizou tais recursos
Rev. bras. educ. fís. esporte. Publicado em: 2014-09
-
5. O ato da sociedade paulista - Opinião pública e censura ao teatro de 1957 a 1968: manifestações populares presentes nos processos do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da ECA/USP / The act of paulista society The public opinion and theater censorship between 1957/1968: popular manifestations in the processes of Arquivo Miroel Silveira, Library of ECA/USP. 2012
Na sociedade de massas, os processos de comunicação dos grupos estão, de modo imediato, sob a influência dos meios de comunicação de massa ou intermediados por líderes de opinião. Partindo de questões como a opinião pública, a identidade cultural e a contextualização histórica e social, esta pesquisa focou-se nos processos de censura ao teatro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2012
-
6. A santa absolvição do crime: violência, revolta e religiosidade nas dramaturgias de Jean Genet e Plínio Marcos / The saint absolution of crime: violence, revolt and religiosity in Jean Genet and Plínio Marco s dramaturgies
A presente tese de doutorado analisa, em perspectiva comparada, as convergências e divergências entre as dramaturgias do francês Jean Genet e do brasileiro Plínio Marcos, sob o prisma de três tópicos inegavelmente presentes, nelas: a violência, a revolta e a religiosidade. As questões de margem, borda, periferia, ex-centricidade, dissenso etc são ab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
-
7. O teatro de Nelson Rodrigues: traduções e encenação em língua inglesa / Nelson Rodrigues\ theater: translations and performances in English Language
The purpose of this dissertation is to analyse some translations and performances of Nelson Rodrigues´s theater presented in English recently. Theater Translation is not a very explored area within Translation Studies. The relationship between text and performance must be taken into consideration when translating for the stage. Theater texts can not be trea
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
-
8. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
-
9. O teatro de Nelson Rodrigues : moderno e nacional
Este trabalho tem o objetivo de analisar duas peças de Nelson Rodrigues, Álbum de família e Os sete gatinhos, à luz das teorias sobre o drama expostas por Peter Szondi em Teoria do drama burguês e Teoria do drama moderno. Verifica-se a relação dessas obras de Nelson Rodrigues com o gênero literário ¿drama¿. As alterações que tal gênero sofreu a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
10. Os (Des)Caminhos das Mulheres no Teatro de Nelson Rodrigues: Uma ArticulaÃÃo Entre o Teatro e a PsicanÃlise / Womens un-ways in the theatre of Nelson Rodrigues: an articulation between theatre and psychoanalysis
Esta dissertaÃÃo se debruÃa sobre algumas das personagens mulheres emblemÃticas do teatro de Nelson Rodrigues, visando investigar os possÃveis caminhos ou descaminhos dessas personagens, a fim de compreender as diversas expressÃes da sexualidade feminina, bem como as fantasias e posiÃÃes subjetivas que as mulheres rodriguianas ocupam no exercÃcio de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
-
11. Teatro de uma saudade. Experiências de memória brasileira em \"Assombrações do Recife Velho\" &\"Memória da Cana\" / Teatro de uma Saudade Experiências de memória brasileira em Assombrações do Recife Velho &Memória da Cana
This work aims to develop a study of the concept of creative memory following the creative pattern used in the play \"Memoria da Cana\" (Sugar Cane Memory), a revisit of the text \"Album de Família (Family Album) by playwright Nelson Rodrigues, and based on the studies of the patriarchal family and family memories of the artists/researchers involved in the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/06/2011
-
12. Contorções do trágico na peça Dorotéia, de Nelson Rodrigues
Este trabalho busca vislumbrar o trágico na peça Dorotéia (1949), de Nelson Rodrigues, partindo da explanação sobre como tal aspecto se configura como recorrência no teatro rodrigueano. Objetivou-se verificar como se processa essa tragicidade, em relação a uma tradição dramática a qual a peça acolhe e repele, teatralizando as contorções do trá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011