Teatro Popular Historia E Critica
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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2. O bobo da corte : uma perspectiva da bobagem trágica em Shakespeare
A pesquisa objetiva investigar a composição dramática dos Bobos de três peças de Shakespeare, verificando a função do humor no desenrolar da trama. Os Bobos estudados são: Toque de ―Do seu Jeito; Feste de ―Noite de Reis; e o Bobo de ―Rei Lear. A partir da reconstituição dos aspectos cômicos de figuras ancestrais e da cultura côm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2011
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3. Da encenação à publicação : o processo criativo de Bumba, meu quiexada do grupo União olho vivo
No decorrer deste trabalho, discutimos, a partir da relação história/teatro, o processo criativo, o enredo, as músicas, os personagens e as temáticas do texto teatral Bumba, meu queixada (1979) do grupo Teatro União e Olho Vivo. Além do texto, refletimos sobre a materialidade do livro homônimo à peça, publicado em 1980. Evidenciamos nessa publicaç
Publicado em: 2010
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4. Gota dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota dágua, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como c
Publicado em: 2010
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5. O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
Nossa pesquisa sobre A pena e a Lei, de Ariano Suassuna teve como objetivo apreender na peça teatral a representação alegórica da vida, por meio de uma relação invertida com o texto bíblico, articulada aos elementos teatrais (personagens, indicadores de cena, voz do autor-ator-apresentador). Para isso, amparamo-nos, especialmente, na leitura dos autos
Publicado em: 2010
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6. Who was Calabar ? or how much stories builda treason: interpretations provoked by Chico Buarque s imaging / Quem foi Calabar ? ou Com quanta história se faz uma traição? : interpretações provocadas por imagens teatrais buarqueanas
This paper presents a critical approach to the literary works of Chico Buarque, specifically the corpus composed by the play Calabar o elogio da traição (1975). The objective of this research is to find interpretations by the method of reflection and description of the questions suggested by the play, such as: Brazilian popular imagery, male x female gende
Publicado em: 2009
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7. Mediale formen des Faust : von der mündlich tradierten legende zum film
Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações entre os media - a imprensa, a fotografia, o filme, a Internet - e a literatura, focalizando especificamente as diversas formas que a matéria Fausto assumiu durante nos últimos 500 anos e suas inter-relações com as outras áreas sociais. Parte-se da convicção que estes medias exercem um pape
Publicado em: 2009
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8. Arte em tempos de "chirinola" : a proposta de renovação teatral de Coelho Netto (1897-1898) / Art in times of "entrapment" : Coelho Netto´s proposal of theater renewal
In this work, I analyze the theater plays with which Henrique Maximiniano Coelho Netto (1864- 1934) - important Brazilian writer in the turn of the nineteenth century to the twentieth - started his interference in the stage of Rio de Janeiro, specially the "dramatic poem" Pelo Amor! (1897), the "lyric episode" Ártemis and the "ballad in rhythmic prose" Hós
Publicado em: 2009
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9. Diálogos de quatro séculos de autos portugueses : aproximações entre o teatro de Gil Vicente (1465?-1537?) e os autos de António Aleixo (1899-1949)
António Aleixo (1899-1949), poeta popular português, de pouca instrução formal, tornou-se um caso único na literatura portuguesa por conta não apenas de seu singular talento para a versificação, mas por ter sido sua poesia registrada em livro a partir do trabalho de compilação da obra do poeta ainda em vida. De sua pequena, porém significativa, pr
Publicado em: 2008
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10. Fernando Peixoto como crítico teatral na imprensa alternativa : jornais Opinião (1973-1975) e Movimento (1975-1979)
The present work has as objective to analyze the trajectory of the actor and Brazilian director Fernando Peixoto, as teatral critic, in the alternative press, specifically, in two periodic ones: Opinião, between 1973 and 1975, and Movimento, between 1975 and 1979. We search to understand the character differentiated of the alternative press during the perio
Publicado em: 2008
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11. Fashion, theater and nacionalism in Revista Popular´s chronicles (1859-1862) / Moda, teatro e nacionalismo nas cronicas da Revista Popular (1859-1862)
This dissertation aims to analyze the productions by Carlos, possibly Carlos José do Rosário (1824-1855), and by O Velho, pseudonym of Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), published under the section ?Crônica da Quinzena? of Revista Popular (1859-1862), which has been the precursor to Jornal das Famílias (1863-1878). Both periodicals belonged to the Fre
Publicado em: 2008
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12. Ocê quer guiá seus passo lá pras franja do mar?" : de como a literatura oral inspirou o teatro televisivo Hoje é dia de Maria : jornada um
O tema da dissertação é o estudo e análise da adaptação de histórias da literatura oral brasileira para a televisão. Para tal considera-se a microssérie Hoje é dia de Maria - jornada um (2005) e quatro contos da literatura oral que serviram de fonte de inspiração: A menina enterrada viva; Como a noite apareceu; Maria Borralheira e o Papagaio do L
Publicado em: 2007