Tragedia Grega Historia E Critica
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. A pandemia de COVID-19 no Brasil: em busca de sentidos em meio à tragédia
Resumo A hipótese desse artigo é que a concepção de mito em W. Benjamin não se opõe em primeiro lugar à razão como na tradição grega, mas sim à história, como atuação livre e responsável dos homens. A crítica ao mito não é, então, somente uma crítica de certo momento vivido pela humanidade, mas significa a crítica de uma concepção de v
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2020-09
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2. Antônio José da Silva, o judeu: um leitor de Eurípides
O presente trabalho possui como corpus a obra Encantos de Medeia de Antônio José da Silva, o Judeu, escrita em 1739, no século XVIII em Portugal, época em que a perseguição religiosa, através dos Tribunais da Inquisição, não poupou judeus, intelectuais ou artistas que se opunham aos dogmas eclesiais. A obra em questão é um resgate paródico e car
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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3. As Bacantes de Eurípides: um olhar mítico-social de barbárie e civilização / Euripides Bacchae: a mythic-social look of barbarism and civilization
A tragédia grega As bacantes, de Eurípides, considerada de grande relevância, não apenas literária e teatral, mas, sobretudo, histórica e política, é analisada, nesta dissertação, sob o viés mítico-social, observando-se os diálogos que o poeta estabelece entre um aspecto do passado mítico de sua cultura e seu próprio tempo. Para tal, apresenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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4. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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5. "Essa obscura claridade que tomba das estrelas" = Cette obscure clarté qui tombe des étoiles: a mistura de paixões em Le Cid, de Pierre Corneille
Esse trabalho tem como objetivo analisar os aspectos cômicos e trágicos da obra Le Cid, de Pierre Corneille, bem como apontar, nesse texto, a presença de paixões de caráter antagônico em paralelo como uma concepção de tragédia da antiguidade clássica grega. Propõe-se, como definição para o trágico, assim como para a sua forma artística por exc
Publicado em: 2010
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6. Entre história e ficção: Heródoto um mensageiro trágico
Sem querer negar a Heródoto o estatuto de pioneiro em um gênero novo a História buscamos aproximá-lo, tanto no que é relativo ao estilo, quanto ao que é relativo ao conteúdo, ao mensageiro trágico. Nosso historiador ainda possui uma relação estreita com a produção teatral de seu tempo, partilhando de profundas afinidades com as filosofias de vida
Publicado em: 2010
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7. The Nietzsche s Socrates : a analysis about The birth of tragedy / O(s) Socrates de Nietzsche : uma leitura d O nascimento da tragedia
A pesquisa pretende apresentar as diferentes facetas de Sócrates no Nascimento da Tragédia, de Friedrich Nietzsche. Analisaremos, para isso, a interpretação nietzschiana da morte da tragédia pelo efeito da ação combinada de Sócrates e Eurípides e, principalmente, quais as conseqüências geradas por essa destruição, que vão muito além do campo d
Publicado em: 2009
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8. Pode ser a Gota Dágua: em cena a tragédia brasileira da década de 1970
A PESQUISA buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade, partindo da reflexão dos textos dramáticos Medéia de Eurípides (431 a. C.), Medéia de Oduvaldo Vianna Filho (1972), e Gota Dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes (de 1975), compreendendo de que forma a idéia de tragédia se resignifica com o movimento de dois tempos históricos diferentes:
Publicado em: 2009
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9. Under the mask of Dionysos: the philosophy of Camus in LÉtranger and La mort heureuse. / Sob a máscara de Dioniso: a filosofia de Camus em O Estrangeiro e A Morte feliz.
Just as Socrates represents the philosophy of Plato in his dialogues and Zarathustra embodies the concepts of the nietzschian philosophy, the Meursault of Albert Camus is an avatar for his philosophy. In the eternal present of Meursault, in the tendre indifférence of his love and opening towards the world and towards his destiny, the main concepts of the ca
Publicado em: 2009
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10. A falta trágica ( Hamartía ) de Édipo em "Édipo Rei", de Sófocles
A presente pesquisa visou apontar algumas reflexões sobre a hamartía de Édipo em Édipo Rei de Sófocles, concatenada à ação de outras personagens, revendo a interpretação tradicional que prevê como faltas trágicas: o parricídio e o incesto. O principal objetivo deste estudo se norteou, em primeiro lugar, pelo resgate de uma definição sistematiz
Publicado em: 2008
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11. Perì Herakléous Thymoléontos, acerca de Héracles ânimo de leão
Esta tese aborda o mito de Héracles, tendo como ponto de partida um epíteto homérico que nos pareceu oportuno para um herói que apresenta uma estreita relação com o mundo selvagem. Tivemos como objetivo uma formulação da representação imagética de Héracles a partir da análise dos textos em que o herói é predicado como aquele que tem um thymós
Publicado em: 2008
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12. Formação (Bildung), educação e experimental : sobre as tipologias pedagogicas em Nietzsche / Formation (Buildung), education and experimentation : about Nietzsche s pedagogical tipologies
Esta tese busca explicitar a especificidade dos temas da Bildung (formação, cultivo), da educação (Erziehung) e da experimentação [Experimentieren - Erlebnis (vivência)] no pensamento de Nietzsche. Para tanto, sustenta que o movimento de abandono do conceito de formação em favor da noção de educação, e a posterior substituição da educação pe
Publicado em: 2008