Tragedia Teses
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. Harmonia e música dionisíaca: do Drama musical grego ao Nascimento da tragédia
O presente artigo tenta mostrar que as teses estéticas que aparecem em O nascimento da tragédia não são resultado de uma mera projeção subjetiva de Nietzsche sobre a arte grega. Isso porque, subjacente à argumentação de O nascimento da tragédia, haveria uma vasta fundamentação historiográfica cujos traços podem ser encontrados nos textos filol�
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2014-06
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2. A tragédia entre a política e a juricidade: passado e futuro nas narrativas trágicas
Partindo da concepção da História como construção narrativa orientadora de sentido ao agir humano, na qual convergem diversos extratos temporais em que se sobrepõem experiências constituídas e expectativas em relação ao futuro, o presente trabalho intenta demonstrar, a partir de uma análise da polis ateniense na passagem ao século V a.C., o alvor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2012
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3. Música como aia da vontade: ensaio sobre a leitura wagneriana de Schopenhauer
O ano de 1851 marca o primeiro contato de Richard Wagner com a filosofia de Schopenhauer, logo seguido por sua proclamada e algo surpreendente "conversão" ao schopenhauerianismo. Vinte anos depois, essa adesão é reafirmada em "Beethoven", escrito festivo que contém um esboço de uma filosofia da música, apresentada pelo compositor como fundamentada na e
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2012-06
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4. Hércules possuído: produto poético de uma leitura crítica ou uma tradução possível do Hercules Furens de Sêneca
Este trabalho tem como foco principal a tradução completa da peça Hercules Furens, de Sêneca, acompanhada de prefácio, mapa e glossário dos termos referentes à mitologia que aparecem na peça. A tradução, que tem por título Hércules Possuído, apropria-se dos aspectos poéticos e dramáticos da peça latina, para recriá-los em língua portuguesa,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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5. "Essa obscura claridade que tomba das estrelas" = Cette obscure clarté qui tombe des étoiles: a mistura de paixões em Le Cid, de Pierre Corneille
Esse trabalho tem como objetivo analisar os aspectos cômicos e trágicos da obra Le Cid, de Pierre Corneille, bem como apontar, nesse texto, a presença de paixões de caráter antagônico em paralelo como uma concepção de tragédia da antiguidade clássica grega. Propõe-se, como definição para o trágico, assim como para a sua forma artística por exc
Publicado em: 2010
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6. Entre história e ficção: Heródoto um mensageiro trágico
Sem querer negar a Heródoto o estatuto de pioneiro em um gênero novo a História buscamos aproximá-lo, tanto no que é relativo ao estilo, quanto ao que é relativo ao conteúdo, ao mensageiro trágico. Nosso historiador ainda possui uma relação estreita com a produção teatral de seu tempo, partilhando de profundas afinidades com as filosofias de vida
Publicado em: 2010
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7. A falta trágica ( Hamartía ) de Édipo em "Édipo Rei", de Sófocles
A presente pesquisa visou apontar algumas reflexões sobre a hamartía de Édipo em Édipo Rei de Sófocles, concatenada à ação de outras personagens, revendo a interpretação tradicional que prevê como faltas trágicas: o parricídio e o incesto. O principal objetivo deste estudo se norteou, em primeiro lugar, pelo resgate de uma definição sistematiz
Publicado em: 2008
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8. Encenação em Wagner na contemporaneidade
Esse trabalho visa a um estudo da influência na recepção recente das encenações de obras de Richard Wagner, mais especificamente aqueles quatro dramas que compõem a tetralogia Der Ring des Nibelungen. Para tanto, será feita também uma análise dos fatores históricos e culturais relacionados à obra Wagneriana e ao pensamento de Wagner e sua formaç�
Publicado em: 2008
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9. A ausência do trágico: a crítica da cultura em Nietzsche e Adorno
O texto que segue versa sobre a crítica de Nietzsche e Adorno à cultura e à produção artística contemporâneas, principalmente a partir de O Nascimento da Tragédia e Dialética do Esclarecimento, para poder tecer as concordâncias e divergências entre ambos. Um dos primeiros aspectos de concordância a serem destacados, então, é a respeito da incon
Publicado em: 2008
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10. Perì Herakléous Thymoléontos, acerca de Héracles ânimo de leão
Esta tese aborda o mito de Héracles, tendo como ponto de partida um epíteto homérico que nos pareceu oportuno para um herói que apresenta uma estreita relação com o mundo selvagem. Tivemos como objetivo uma formulação da representação imagética de Héracles a partir da análise dos textos em que o herói é predicado como aquele que tem um thymós
Publicado em: 2008
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11. A teoria nietzscheana da tragédia
Tendo como referência O Nascimento da Tragédia de Friedrich Wilhelm Nietzsche, busca-se explicitar a particularidade da concepção nietzscheana de tragédia a partir de um duplo movimento: 1) Reconstrução das principais teses dos primeiros parágrafos da obra; 2) Demonstração da vinculação daquelas teses à tradição estética alemã do final do s�
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2007
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12. Palingenias rodrigueanas :: a Falecida sob a ótica de Alceste
A presente dissertação tem como corpus as tragédias Alceste, de Eurípedes e A Falecida de Nelson Rodrigues. Dois autores que viveram há vários séculos de distância um do outro; e que oferecem para a posteridade obras que apresentam semelhanças e analogias dignas de um estudo cuidadoso. Buscamos demonstrar como Nelson Rodrigues, em A Falecida apropri
Publicado em: 2007