Urban Music
Mostrando 1-12 de 40 artigos, teses e dissertações.
-
1. Performance, significado e interação no musicar participativo/apresentacional de uma roda de choro
RESUMO Rodas de choro são espaços destinados ao musicar do choro, uma música fundamentalmente instrumental que surgiu nas camadas populares do meio urbano no Brasil do século XIX. Atualmente, essas rodas articulam elementos de performances participativas e apresentacionais de acordo com os significados construídos e com as experiências adquiridas. O te
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
2. New uses of music: An analysis based on indie music in Buenos Aires
Resumo: Durante a década de 2000, a palavra “indie” era comum e relativamente central para a música juvenil e urbana da zona metropolitana de Buenos Aires. Como entender o fenômeno indie na história de músicas juvenis associadas ao rock na Argentina? Com quais parâmetros compreendê-lo, já que se trata de um fenômeno que escapa à apropriação i
Civitas, Rev. Ciênc. Soc.. Publicado em: 08/04/2019
-
3. ENTRE O PIANO E VIOLÃO: A MODIHA E A CULTURA POPULAR EM FORTALEZA (1888-1920). / Between the piano and the guitar: the Modinha and popular culture in Fortaleza (1888-1920).
The genre little fashion, protoformer urban popular music, grew up in a time when urgently sought a sense of national identity that, with the abolition of slavery and the proclamation of the Republic, won a new direction before the Brazilian intellectuality, translating into ideas such as Sílvio Romero, who advocated the "whitening" of racial and cultural B
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/10/2012
-
4. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
-
5. O circuito-cena e.music de João Pessoa: dinâmicas locais de uma cultura jovem global
A pesquisa busca compreender o modo como a cultura da música eletrônica é significada no espaço urbano de João Pessoa. Essa compreensão passa pela conformação de um circuitocena festivo, que de certa forma reflete apropriações e significações de determinados lugares do espaço urbano pelos jovens que a ela se afiliam. Esta cultura de cunho juveni
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/10/2011
-
6. âSem ordi nÃo hà porgueÃo e nÃis sÃmo desordero!â: humor, parÃdia e vida urbana em Alvarenga e Ranchinho (1930/40) / âSem ordi nÃo hà porgueÃo e nÃis sÃmo desordero!â: humor, parody and urban life in Ranchinho and Alvarenga (1930/40)
The humorous representation of the Brazilian history could always be perceived in several artistic formats: images, movies, literary texts, theatrical pieces and also in the music. In the folk music, beyond the conception the act of telling âjokesâ, it was assumed, sporadically, a character scenic, performative and grotesquely. Thinking on this question, I
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2011
-
7. Do cotidiano urbano à cultura: as canções de Caetano Veloso e de Chico Buarque / From urban daily life to culture: songs by Caetano Veloso and Chico Buarque
Ao constatar a persistência do paralelo entre Caetano Veloso e Chico Buarque, realizado por público, crítica e historiografia da música popular, este estudo parte da identificação e compreensão do processo de elaboração de suas representações artísticas, assim ultrapassando a noção de simples conflito ao apontar também para perspectivas comple
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
-
8. Ginga, Catarina manifestações do samba em Florianópolis na década de 1930
This thesis seeks to identify the manifestations of the samba in Florianopolis, Santa Catarina, from leisure and entertainment available in this city in the 1930s, which is a period when the capital of Santa Catarina has not had effective access to radio and industry music, which, in turn, have established themselves in cities like Rio de Janeiro and Sao Pau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
-
9. Versos violentamente pacíficos : o rap no currículo escolar / Violently peaceful verses : rap in the curriculum
Este trabalho procura justificar a didatização e a inserção curricular do rap nacional na grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, sobretudo no tocante ao ensino de Língua e Literatura. O rap nacional tem ocupado um lugar de destaque na produção cultural urbana do Brasil: enquanto gênero poético-musical, ele é visto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011
-
10. O cavaquinho na obra de Waldir Azevedo
Esse trabalho procura descrever o caminho do instrumento cavaquinho como peça fundamental na formação do choro como gênero musical; além disso, a pesquisa expõe como o compositor e instrumentista Waldir Azevedo conseguiu transformar o cavaquinho de instrumento acompanhador em instrumento solista, através da criação e execução de suas obras. Para i
Publicado em: 2011
-
11. A inteligência da música popular: a autenticidadeno samba e no choro / The intelligence of authenticity in popular music samba and choro
Starting from the intellectual, symbolic and material disputes that intertwine both muscial genres heralded as the Nations identifiers: samba and choro, I analyse the constitution and reproduction of an artistic microcosm possessor of relatively autonomous aesthetic parameters. Covering a long historical period with the intent of showing that the densificati
Publicado em: 2010
-
12. Free, pure and happy: youth cultures and raves in Fortaleza / Livres, Puros e Felizes: Culturas Juvenis e Festas Rave em Fortaleza
This research discusses the relationship between music, youth culture and party in the urban space. Its part of the perception of youth as a socially constructed category, in addition to age and identity principles generally attributed to this stage of the life cycle of the individual. It aims to understand social practices, attitudes, consumption pr
Publicado em: 2010