Verissimo Erico 1905 1975 Critica E Interpretacao
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1. Passado a limpo : a caracterização do protagonista e a representação da história em " O sobrado", de Erico Verissimo, e "Netto perde sua alma", de Tabajara Ruas, e em suas adaptações cinematográficas
The first part of this study analyzes, using a comparative approach, "O Sobrado", a chapter from the historical novel from the State of Rio Grande do Sul entitled O Continente (1949), itself part of the trilogy O tempo e o vento, and its film adaptation, O Sobrado (1956), aiming at establishing relations between the characterization of the main character, Li
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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2. "O tempo e o vento" e "Cem anos de solidão" : sagas em contato
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise comparada das obras O Tempo e o Vento de Erico Verissimo e Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez, levando em consideração os aspectos históricos, sociológicos e literários com vistas a uma interpretação do contato de ambas, suas semelhanças e diferenças, bem como aspectos da construç
Publicado em: 2010
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3. Filho de tigre sai pintado : medicina, hereditariedade e identidade nacional em textos de Erico Verríssimo
Busquei compreender de que forma textos de Erico Verissimo (década de 1930) dialogaram com temas correntes das medicinas higienista e eugenista, das quais tradicionalmente se enfatizam aspectos autoritários e vinculação ao Estado Novo. O autor utilizou premissas médicas para apontar soluções a desequilíbrios sociais em seus textos, assim como uma pro
Publicado em: 2009
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4. A sombra e a chama : (uma interpretação da personagem feminina n'O tempo e o vento de Érico Veríssimo
Este trabalho analisa a personagem Maria Valéria em O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo como urna personagem transgressora das normas do território proposto no texto. A açao de Maria Valéria provoca o questionarnento sobre a identidade feminina e as funções sociais que foram historicamente delegadas às mulheres.
Publicado em: 2007
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5. Tratado das gentes d'O Continente por uma definição da identidade gaúcha
Este trabalho tem por objetivo verificar em que medida a representação da identidade gaúcha na obra O Continente (1a parte da Trilogia O Tempo e o Vento), de Erico Verissimo, contribui para a implantação, a continuidade ou a desconstrução do mito do gaúcho heróico, uma vez que as obras de muitos intelectuais, historiadores, críticos e escritores co
Publicado em: 2007
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6. A representação do imigrante alemão no romance sul-rio-grandense : "A divina pastora", "Frida Meyer", "Um rio imita o Reno", "O tempo e o vento" e "A ferro e fogo"
Este é um estudo da representação do imigrante alemão no romance sul-rio-grandense. Analisa cinco romances que tratam do tema: A divina pastora, de Caldre e Fião (1847), Frida Meyer, de Vivaldo Coaracy (1924), Um rio imita o Reno, de Clodomir Vianna Moog (1939), O tempo e o vento (sete volumes/trilogia), de Erico Verissimo (1949-1962), e A ferro e fogo
Publicado em: 2007
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7. Vento em tempo de solidão: a saga dos Buendía e dos Terra-cambará: um estudo comparativo entre Veríssimo e Garcia Marquez
O objeto do presente trabalho é proceder à análise de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo e Cem Anos de Solidão de García Márquez para isolar os elementos responsáveis pela semelhança entre as duas narrativas Configurando-se como Saga os dois romances apresentam um tempo circular comprovado pelas constantes repetições de acontecimentos vividos
Publicado em: 2005
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8. O discurso religioso em Olhai os lirios do campo
Esta dissertação estuda o discurso religioso e sua relação com outros discursos no romance Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo. Também é estudado o papel desempenhado pelo discurso religioso na constituição dos personagens, particularmente do personagem central do romance. O estudo das relações entre discursos é feito a partir de um tr
Publicado em: 2000