Viola Caipira Ou Sertaneja
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
2. Práticas e representações da cultura popular sertaneja: um contador de causos, Geraldinho Nogueira / Practices and representations of popular culture hinterland: a number of "stories, Geraldinho Nogueira
O estudo apresenta a cultura sertaneja em Goiás, suas práticas e representações, a partir do estudo biográfico de Geraldo Nogueira. Para a realização do estudo, analisamos o caipira a partir de suas representações nos discursos realizados por diversos escritores, desde os relatos de Saint-Hilaire em suas viagens pelo interior do Brasil, a concepçã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2010
-
3. Práticas e representações da cultura popular sertaneja: um contador de causos, Geraldinho Nogueira / Practices and representations of popular culture hinterland: a number of "stories, Geraldinho Nogueira
O estudo apresenta a cultura sertaneja em Goiás, suas práticas e representações, a partir do estudo biográfico de Geraldo Nogueira. Para a realização do estudo, analisamos o caipira a partir de suas representações nos discursos realizados por diversos escritores, desde os relatos de Saint-Hilaire em suas viagens pelo interior do Brasil, a concepçã
Publicado em: 2010
-
4. A viola con anima: uma construção simbólica / A viola con anima: uma construção simbólica
The historical researches on the Brazilian violas were limited by textual and iconographical references to the musical instrument and its musical production, particularly from the second half of the 17th century to the beginnings of the 18th, except from a small reference found in Cancioneiro de Músicas Populares by Cesar das Neves, published first in 1893.
Publicado em: 2008