Violao Estudo E Ensino
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1. Violão e guitarra como ferramentas para o ensino de física
São propostas atividades práticas simples para a caracterização de propriedades do som produzido por violões e guitarras através de uma análise harmônica. Entre elas, propomos uma demonstração que pode ser feita em tempo real em sala de aula. Nas atividades desenvolvidas, amostras de som produzidas por instrumentos de cordas são capturadas e anali
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2013-06
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2. Processos de ensino de violão em escolas livres de música: um estudo de caso das práticas pedagógicas de dois professores / Processes of teaching guitar in schools free music: a case study of teaching practices of two teachers
Este trabalho teve como meta representar os processos de ensino de violão de dois professores em duas escolas livres de música no município de Blumenau, estado de Santa Catarina. Procurou-se, também, investigar como esses professores avaliam a sua própria atuação pedagógica. A bibliografia utilizada esteve embasada em textos que abrangem educação m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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3. Ensino de discriminação de acordes baseado em treino de abstração e formação de classes de equivalência
O presente estudo buscou fazer um treinamento de percepção musical para indivíduos sem experiência nesta área. Quatro estudantes universitários foram solicitados a identificar acordes maiores, menores e maiores com sétima. Diante dos sons, eles foram reforçados por escolherem a imagem correta. Essa imagem variava entre as cifras para violão dos acor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
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4. O violÃo clube do CearÃ: hÃbitus e formaÃÃo musical / The guitar club CearÃ: habitus and musical training
In the period 1945 to 1962 arose in Fortaleza a group of guitarists, the VIOLÃO CLUBE DO CEARÃ (Ceara Guitar Club), with the sole purpose of playing music on guitar. This thesis aims to understand the processes that enabled the emergence of this institution in the music scene, anchored in an approach based on the concepts of habitus, field and capital of P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/12/2010
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5. Explorando master-classes de violão em festivais de música: um estudo multi-casos sobre estratégias de ensino.
The present work studies master-classes in guitar. This musical instrument teaching format is defined and its particularities are delineated with the purpose of mapping the relation between the students performance and the teaching strategies adopted by the instructor-musician. The current study aspires to answer the following question: What are and how are
Publicado em: 2010
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6. Oficina de violão: estrutura de ensino e padrões de interação em um curso coletivo a distância.
Essa investigação teve como objetivo analisar e refletir sobre os padrões de interação mais freqüentes e pertinentes observados durante um curso de violão mediado por computador, a Oficina de Violão a Distância. O método utilizado foi a pesquisa-ação, que também visou a uma experiência de formação reflexiva dos professores envolvidos no proje
Publicado em: 2009
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7. Professores de violão e seus modos de ser e agir na profissão : um estudo sobre culturas profissionais no campo da música
Inserido no campo da formação e das práticas profissionais na área da música, este trabalho tem o objetivo de apreender e compreender os modos de ser e agir na profissão, os valores, atitudes, interesses, destrezas e conhecimentos próprios da cultura profissional dos professores de violão. Para este propósito, é necessária a articulação de um co
Publicado em: 2009
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8. Fatores que influenciam o desenvolvimento musical de alunos da disciplina instrumento suplementar (violão).
Esta pesquisa compreende um estudo de caso cujo objetivo foi investigar como e porque os alunos das disciplinas Instrumento Suplementar (violão) se desenvolvem musicalmente. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a consulta a fontes documentais, a observação direta dos alunos e a entrevista semi-estruturada com auxílio de film
Publicado em: 2008
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9. Tocar violão: um estudo qualitativo sobre os processos de aprendizagem dos participantes do Projeto Arena da Cultura
Esta pesquisa buscou aprofundar os estudos sobre os procedimentos utilizados pelos participantes do Projeto Arena da Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte ao começar a tocar os instrumentos violão e guitarra. Estes alunos, embora admitindo que nunca freqüentaram aulas de instrumento ou qualquer contato com algum professor, já participavam de atividades
Publicado em: 2007
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10. Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro / The psychological benefits of the music class : a scientific study of brazilian public school adolescents of grades 5 and 6
This work had consisted in an empirical research made with the goal of to detect the consequences of an acoustic guitar initiation course in relation to the psychological aspects of low self-esteem adolescents. So that we could define the sample, it was made a previous use of the EMAE psychological test in a population of 225 5th and 6th grade students of a
Publicado em: 2007
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11. Processes of precarious schooling among youngsters in a middle class neighbourhood in São Paulo city / Processos de escolarização precária de jovens em um bairro de classe média na cidade de São Paulo
Muito se fala sobre os problemas do cotidiano escolar, o fracasso escolar e sobre os alunos considerados problemas. Pouco discutimos sobre as práticas pedagógicas cotidianas no interior das escolas. Menor ênfase ainda é dada ao relato dos jovens sobre suas vivências escolares e os modos como as experimentam. Com o intuito de analisar esta temática, abo
Publicado em: 2006
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12. Relações entre os critérios de avaliação do professor de violão e uma teoria de desenvolvimento musical.
Este estudo investiga as relações entre o julgamento intuitivo expresso e observado em uma amostra de professores de violão acerca da performance musical dos seus estudantes e os critérios de avaliação e desenvolvimento musical de Keith Swanwick. Os professores da amostra estudada não explicitaram verbalmente nenhum referencial teórico, embora o prof
Publicado em: 2001