Visualidades
Mostrando 1-12 de 55 artigos, teses e dissertações.
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1. PROVOQUE - Problematizando Visualidades e Questionando Estereótipos: leitura de imagens fundamentada nos Estudos da Cultura Visual
RESUMO Nas práticas escolares de ensino de Arte, é comum identificar exercícios de leitura de imagem fundamentados em abordagens a partir das quais priorizam-se os elementos formais e plásticos de uma composição. Apesar das contribuições que tais abordagens têm conferido às maneiras como os sujeitos aprendem a se relacionar com as imagens à sua vo
Educ. rev.. Publicado em: 31/10/2019
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2. O corpo e a imagem no discurso: gêneros híbridos
O interesse pelo corpo e pela imagem como objetos de análise e teorização no âmbito dos estudos sobre o discurso surge como uma demanda quando filmes, reportagens, campanhas publicitárias, espaços digitais e salas de aula de línguas começam a ser discutidos para além daquilo que a língua constrói e faz legível e quando os efeitos de sentido se dão porque há também visualidades em jogo. No âmbito dos estudos e das análises desenvolvidos no Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso, algumas questões que dizem respeito a essa ordem visual de constituição dos sentidos e que têm orientado as discussões são: como produzimos sentidos por intermédio de imagens? Como a língua e a imagem funcionam em conjunto? Como podem ser feitos visíveis, fragmentados, ressignificados os corpos nas artes pelas ferramentas digitais e nos diferentes espaços virtuais? Quais políticas incidem na organização dos corpos no espaço? Como o dizível atravessa e/ou é atravessado pelo visível?
Autor(es):
EDUFU. Publicado em: 2019
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3. POLITICS AND AESTHETICS IN RANCIÈRE AND LÉVINAS: SCENE OF DISSENSUS, FACE AND CONSTITUTION OF THE POLITICAL SUBJECT
RESUMO Neste artigo pretendemos refletir acerca da constituição do sujeito político a partir de dois conceitos específicos: rosto (Lévinas, Butler, Deleuze e Guattari) e cena de dissenso (Rancière, Habermas). Nosso argumento pretende evidenciar como, ao “aparecerem”, os indivíduos produzem uma cena polêmica de enunciação na qual se desencadeia
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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4. O que pode o corpo? Corpografias de resistência
Neste texto são apresentados os resultados de um projeto de criação fotográfica, desenvolvido pela primeira autora do trabalho, inspirado pela pergunta de Espinosa “O que pode o corpo?”, fotografando acontecimentos cotidianos relacionados ao corpo e às suas relações com os espaços públicos do centro da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Após a
Interface (Botucatu). Publicado em: 2017-09
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5. Conversas com Jovens e Escolas que Passam pelos Filmes e por Nossas Vidas
Resumo: Este artigo é fruto de pesquisas distintas que se articulam no Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte e são desenvolvidas em espaços de ensino público popular e visam à produção de recursos investigativos que favoreçam a atualização das práticas educacionais recorrendo aos recentes avanços dos estudos das visualidades co
Educ. Real.. Publicado em: 2017-06
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6. A GRAFIA DOS CORPOS NO ESPAÇO URBANO: OS ESCOLARES NO ÁLBUM BIOGRAFIA DUMA CIDADE, PORTO ALEGRE, 1940
ResumoUma das formas de circulação das imagens fotográficas de temática educacional foi a edição dos álbuns comemorativos. No álbum Porto Alegre:biografia duma cidade, editado em 1940, a educação é mostrada pelas imagens de edificações e dos sujeitos fotografados. As complexas relações entre visível e invisível podem ser chaves para a compre
Hist. Educ.. Publicado em: 2015-12
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7. Uma-coisa: corpo-bicho, corpo-dispositivo, corpo-coisa
Resumo Este texto apresenta o objeto vestível uma-coisa (2013), que problematiza as singularidades do corpo ao monitorar e ampliar a visceralidade, representando os ruídos corporais em visualidades no espaço. O artefato vestível é apresentado em três situações de uso e contextos de significação denominados: "corpo-bicho", que organiza as materialid
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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8. Translesbianizando o olhar: representações na margem da arte
Reivindicando o fracasso, a inadequação, a marginalidade e a negatividade como prerrogativas distintivas dos projetos e das subjetividades dissidentes, o presente ensaio sugere que nas proposições contra-artísticas brasileiras "Pegadinha Les-Bi-Trans", "Sapatoons Queerdrinhos" e "Eu vejo lésbicas em todos os lugares" está sendo formulado um imaginári
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-04
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9. Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores
Através da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o o
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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10. Uma história visual da nudez e sensualidade feminina na revista O Cruzeiro (1966-1970)
Como é que a nudez e sensualidade feminina se tornaram visualidades comuns na Cultura Visual brasileira? Partindo desta problemática, a presente pesquisa analisa a forma como as mulheres foram representadas em fotorreportagens na revista O Cruzeiro em um momento chave, o fim dos anos 1960. Período em que o corpo nu e sensual feminino vai ganhando espaço
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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11. Engordurando o Mundo: o corpo de Fernanda Magalhães e as poéticas da transgressão / Fattening the world: Fernanda Magalhãesbodies and the Poetics of Transgression
Esta pesquisa visa analisar as obras da artista visual paranaense Fernanda Magalhães (1962-) que tencionam os limites e potencialidades de representações do corpo na arte, em especial corpos volumosos. A série de trabalhos A representação da mulher gorda nua na fotografia é enfatizada com o objetivo de discutir e problematizar as visualidades e os pad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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12. Cenas em cartaz: intersecções de uma comunicação visual urbana da Paris oitocentista e da São Paulo contemporânea
A pesquisa pretende traçar um panorama histórico, crítico e analítico a respeito dos cartazes oitocentistas parisienses e sua importância para o desenvolvimento da comunicação visual, assim como da mesma maneira estudar o pôster-arte em São Paulo neste início do século XXI, localizando-os dentro da chamada Arte Urbana, e refletindo sobre seus efei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/12/2011